Escola do Legislativo e curso de Psicologia do Unipam promovem projeto com público interno da Câmara Municipal

A parceria entre as duas instituições visa desenvolver um projeto com os servidores da Casa, com foco na solução de problemas interpessoais.

Na tarde desta quarta-feira (08/05), foi realizada, no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, mais uma ação da Escola do Legislativo, coordenada pelo servidor de carreira Guilherme Moura Teixeira. O projeto foi realizado em parceria com o curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e consiste em uma intervenção psicológica com os servidores da Casa Legislativa, com foco na resolução de problemas internos.

O título da pesquisa foi “Análise Institucional na Câmara Municipal de Patos de Minas: desenvolvendo a habilidade de resolução de problemas”. Na primeira parte de execução desse projeto, estiveram presentes os vereadores Vicente de Paula Sousa – presidente da Casa Legislativa, Nivaldo Tavares dos Santos, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi (Béia Savassi), João Batista Gonçalves (Cabo Batista) e vários outros servidores e assessores parlamentares do Legislativo Municipal.

Durante o encontro, as alunas do curso de Psicologia e também organizadoras do projeto, Nayara Cristina de Faria Cunha, Mara Lívia de Araújo, Bruna Silva Alves, Émille Jullian Souza Oliveira, Lana Patrícia de Souza, Luciana de Arimatéa Araújo, Lorenna Perreira Veiga e Yully Ribeiro de Magalhães conduziram, inicialmente, um questionário que tinha como tema o assunto da pesquisa e, posteriormente, conduziram várias dinâmicas para frisar efetivamente o conteúdo ministrado.

As dinâmicas representaram uma oportunidade para os servidores da Câmara Municipal interagirem entre si e conhecerem melhor uns aos outros, com o intuito de destacar e ensinar sobre a cooperatividade, o trabalho e o espírito de equipe. Segundo as organizadoras, esses itens são essenciais para um ambiente saudável e agradável de se trabalhar. O projeto contará, ainda, com um segundo encontro, oportunidade em que as alunas do curso de Psicologia apresentarão os resultados da pesquisa e finalizarão a intervenção com os servidores da Casa.

O momento foi caracterizado por uma grande descontração e interação entre o público interno da Câmara, que demonstrou bastante empolgação e entusiasmo. Atividades como essa são uma das incumbências da Escola do Legislativo de Patos de Minas, que tem como premissa o desenvolvimento de ações de cunho social, educativo, cultural, político, entre outros, direcionadas tanto aos servidores da Casa como também à sociedade em geral.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas