Escola do Legislativo promove encontro sobre violência contra a mulher

Durante duas horas, a violência contra a mulher em seus diversos aspectos foi o tema central das três palestras apresentadas por advogadas militantes em Patos de Minas, como forma de encerrar o mês dedicado às mulheres.

Na tarde da última sexta-feira (29/03), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu um importante evento de conscientização sobre a violência contra a mulher, que teve por finalidade desmistificar o assunto e orientar sobre as providências a serem tomadas nas ocorrências das diversas formas de violência.

O Encontro, intitulado “Precisamos conversar”, contou com a parceria da 45ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Patos de Minas e foi prestigiado por mulheres integrantes de entidades ligadas no assunto, além de outras pessoas interessadas.

A primeira a falar foi a advogada Dra. Carina Augusta Vieira Pires, que abordou os “Aspectos gerais da violência contra a Mulher no Brasil”, detalhando várias formas de violência, muitas delas pouco difundidas na sociedade, tais como violência intrafamiliar ou doméstica, sexual, psicológica e moral, patrimonial, institucional e a violência no trabalho.

Logo após, foi a vez da advogada Dra. Kátia Mendes de Andrade discorrer sobre os direitos das mulheres, explicando que alguns deles são conquistados geralmente depois de algum fato de comoção nacional. A advogada rememorou, ainda, a história da mulher desde a revolução industrial até os dias de hoje, destacando a sua evolução e o seu papel na sociedade.

Em seguida, a advogada Dra. Mariana Pires de Mendonça fez uso da palavra para demonstrar a importância de uma orientação profissional em casos de violência, exemplificando as fases de todo o processo que necessita do auxílio e acompanhamento de um advogado.

O ciclo de palestras foi encerrado com o depoimento real e emocionante da maquiadora Juliana D’Lizandro, que relatou o caso de violência praticada pelo ex-marido durante muitos anos, bem como as formas utilizadas para superar o trauma vivido, especialmente por meio da parceria incessante da família, dos amigos e da advogada, bem como da informação, divulgação e alerta para outras mulheres sobre o assunto.

Ao final, os cidadãos presentes esclareceram dúvidas com as profissionais e acrescentaram alguns conhecimentos sobre o tema. O coordenador da Escola do Legislativo, servidor de carreira Guilherme Moura Teixeira, agradeceu a participação de todos e reforçou a importância da discussão de assuntos de relevante interesse público e social.

A Escola do Legislativo também realizou, durante toda a semana, em parceria com a União dos Artistas Plásticos de Patos de Minas – Unart, uma mostra de artes plásticas em homenagem às mulheres, denominada “Mulher de Faces”, que culminou com a realização do encontro sobre violência contra a mulher. Dezenas de pessoas que passaram pela Câmara Municipal puderam apreciar as belas obras de artistas patenses, relacionadas aos sentimentos, à diversidade feminina e à beleza da mulher.

O Coordenador da Escola, Guilherme Moura, destacou, ainda, que uma das prioridades da atual Mesa Diretora é expandir e otimizar os trabalhos da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, buscando as mais variadas parcerias para palestras, eventos e projetos de cunho social, cultural, político, educativo, de capacitação, entre outros, voltados à sociedade de Patos de Minas e região.

Autor: Assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01 foto01
foto02 foto02