Última reunião de 2019 do Parlamento Jovem é marcada pela luta contra o racismo

Jovens enviarão 12 propostas à Comissão de Participação Popular (CPP). Analisadas pela Comissão, caso aprovadas, vão impactar diretamente nas questões étnico-raciais do Município.

Nessa quinta-feira (28/11), os integrantes do Parlamento Jovem reuniram-se na Câmara Municipal de Patos de Minas para o último compromisso com o Projeto, que esse ano abordou a temática étnico-racial, baseada em três pilares: desigualdade socioeconômica, violência por motivo étnico-racial e direito às identidades e à diversidade cultural. O tema foi proposto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para ser desenvolvido nos parlamentos jovens do Estado.

Esses pilares, e o que os alunos argumentaram em reunião, foram a base para as sugestões”, diz o presidente da Escola do Legislativo, Guilherme Moura, em referência às 12 indicações propostas pelo Parlamento à Comissão de Participação Popular (CPP). Uma delas propõe a promoção de projetos educacionais voltados para a população de baixa renda, com ênfase nas pessoas étnico-racialmente discriminadas.

Entende-se por discriminação étnico-racial qualquer discriminação, exclusão ou preferência baseada na raça, ascendência, cor, origem nacional ou étnica. Assim, as propostas justificam-se pela importância do tema proposto e pelas carências sociais com que é tratado, com o objetivo de amenizarem e/ou combaterem essa forma de violência.

King (Martin Luther King), ativista norte-americano, pregava para que o branco compreendesse a situação do negro”, assim, “evitava o atrito e contribuía para uma militância pacifista; é muito do que aprendemos aqui”, disse em tom de despedida, Rhayan Pereira Braga, integrante do Parlamento e aluno da Escola Estadual Professor Zama Maciel.

Voz ativa e feminina, a integrante e aluna do Colégio Marista, Isabella Fonseca de Oliveira Alves, diz ter apurado o olhar para a causa: “a gente entra com uma perspectiva de compreensão de algo, mas aqui, vemos que vai muito além do que achamos saber”. Os demais participantes também teceram comentários sobre o ano de atividades juntos.

Na próxima terça-feira (03/12), cada participante receberá a diplomação do Parlamento Jovem em uma solenidade pública, às 18h30, na Câmara Municipal, oportunidade em que também serão entregues os Diplomas de Mérito Estudantil. Sendo assim, Guilherme Moura, em nome da Escola do Legislativo, convida a população para acompanhar o evento, presencialmente ou por meio da transmissão ao vivo no Facebook oficial.