Historiadores apresentam olhares sobre a emancipação de Patos de Minas

Aula” de história foi ministrada por três historiadores e um ex-prefeito, em comemoração do aniversário de 152 anos de emancipação política do Município.

Diversas perspectivas históricas do Município de Patos de Minas foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (28/02), no plenário da Câmara Municipal. Essa é mais uma atividade da programação preparada em homenagem ao 152º aniversário de emancipação político-administrativa do Município de Patos de Minas (instituída pela Lei nº 945, de 5 de dezembro de 1967 [LINK: https://sapl.patosdeminas.mg.leg.br/norma/1426 ]).

A mesa-redonda com o tema “Patos de Minas na história: o processo de emancipação política e seus desdobramentos” contou com a fala dos historiadores: Geenes Alves (como mediador), João Otávio Coelho (curiosidades do cotidiano na Vila de Santo Antônio dos Patos) e Arthur Willian (as minorias na sociedade patense do século XIX); além do ex-prefeito e ex-professor de história Dácio Pereira da Fonseca, que expôs os panoramas políticos enfrentados durante o período de conquista da emancipação.

Na plateia, além da presença dos vereadores Otaviano Marques e das parlamentares integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Turismo Esporte e Lazer – CECTEL, Edimê Erlinda de Lima Avelar (presidente) e Maria Beatriz de Castro A. Savassi - Béia Savassi, participaram da discussão os alunos das turmas do 2º e 3º anos da Escola Estadual Antônio Dias Maciel.

Para quem não teve a oportunidade de comparecer ao evento, o vídeo, na íntegra, da transmissão ao vivo está disponível no Facebook da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto 1-100
foto 1-100 foto 1-100