Saúde Mental é tema de live promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas

O encontro virtual teve como foco a Campanha Janeiro Branco, voltada para a conscientização sobre questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, em parceria com os idealizadores da Campanha Janeiro Branco, promoveu uma live no Instragram da Casa Legislativa sobre saúde mental e políticas públicas. O encontro virtual aconteceu às 18h30 dessa segunda-feira (25/01) e contou com a participação do coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, servidor de carreira Guilherme Moura, e do idealizador da Campanha Janeiro Branco, o psicólogo, palestrante e escritor Leonardo Abrahão.

Criada em Uberlândia e atualmente em sua 8ª edição, a Campanha Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. Segundo Leonardo, a campanha é realizada em janeiro, pois o primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, remete à reflexão sobre a vida e novos rumos: “Ano Novo, Vida Nova”, exemplificou.

O Coordenador da Escola do Legislativo, Guilherme Moura, abriu o encontro falando da importância de discutir o tema e promover políticas públicas que contribuam para uma saúde mental essencial. Durante a live, Leonardo Abrahão abordou sobre a carência e o vazio nas relações sociais atuais, que, muitas vezes, são preenchidas com consumos excessivos, fundamentalismos de várias naturezas, vícios e outros males que acabam prejudicando a saúde mental. “São excessos ao nosso redor que não trazem nada de positivo, não oferecem respostas, e sim desequilíbrio, frustrações”, citou. Para Leonardo, é preciso que as pessoas invistam no autoconhecimento, na autoavaliação e na reflexão sobre a origem de seus pensamentos e ideologias para encontrar todas as respostas que procuram. “É preciso que todos olhem para dentro de si e busquem conhecer suas origens, pois muitos problemas podem ser repetições de comportamentos familiares e heranças de ideologias sociais, culturais, televisivas”, explicou Leonardo.

De acordo com o psicólogo, o mote da Campanha Janeiro Branco de 2021 é “Por uma cultura da Saúde Mental – Todo cuidado conta!”, com o significado de que os indivíduos podem fazer o que está ao alcance de cada um para alcançar uma boa saúde mental. Nesse sentido, Leonardo elencou alguns comportamentos que podem melhorar a saúde mental, como investir em autoconhecimento; possuir um sentido para a vida; cultivar uma espiritualidade saudável e harmônica; procurar técnicas terapêuticas, como meditação; manter relacionamentos ecológicos, visitar parques e ambientes naturais, conviver com animais e respirar ar puro; praticar atividades físicas; respeitar sentimentos e emoções; ter um hobby; buscar novos caminhos e horizontes.

O idealizador do movimento Janeiro Branco também falou da importância de o Poder Público investir em políticas públicas em prol do bem-estar da população. “Investir em locais de lazer, em boas escolas para estímulo cognitivo das crianças, na justiça social, na distribuição de renda, para que as pessoas possam ter segurança, educação, saúde, moradia, enfim, a saúde mental depende de tudo isso também”.

Por fim, Leonardo Abrahão agradeceu a presença de todos na live e, em nome da Campanha Janeiro Branco, propôs a realização de um pacto pela Saúde Mental, “com atuação conjunta de indivíduos até o poder público, de particulares até instituições, desde ações pessoais a ações públicas, sempre visando ao bem de cada um e a um mundo melhor para todos”, finalizou.

Para aqueles que desejam conferir, na íntegra, o que foi abordado, o vídeo da live está disponível no IGTV do perfil oficial da Câmara Municipal - @camarapatosdeminas.

Escola do Legislativo

De acordo com o Coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, Guilherme Moura, a Escola tem o importante papel social de gerar conscientização, combater tabus, orientar e inspirar cidadãos e instituições a respeito de temas de relevante interesse público, atuando como instrumento de cidadania e agente de transformação. Sendo assim, a Câmara Municipal convida a todos para participarem das atividades promovidas pela Escola do Legislativo, que são sempre gratuitas e amplamente divulgadas nas redes sociais e site institucional camarapatos.mg.gov.br.