Marias Artesãs comemoram 15 anos em meio a homenagens
O grupo de artesãs se tornou uma referência artística e cultural da Capital Nacional do Milho.
A Associação das Marias Artesãs de Patos de Minas comemorou os 15 anos da entidade em solenidade realizada, na terça-feira (16/05), no Memorial Romero Queiroz Pereira – Memorial do Milho, que também inaugurou uma exposição das obras criadas pelas artistas.
A Senhora Maria Moreira, uma das escolhidas para falar pela associação, lembrou o início do trabalho, com apenas seis integrantes, usando apenas a fibra de algodão. Ela ressaltou que, posteriormente, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, por meio da Casa da Cultura do Milho, passaram a usar também a palha de milho, o sabugo, o próprio milho e, ainda, a fibra de bananeira, dentre outros produtos.
Na Capital Nacional do Milho, a palha passou a ser trabalhada e com criatividade deu origem a verdadeiras obras de arte. Flores, arranjos variados e muitos personagens da nossa história passaram a ser retratados nos arranjos em palha das Marias Artesãs. A exposição retrata, por exemplo, as folias de reis, as congadas e os desfiles cívicos que ocorrem em Patos de Minas.
A artista plástica Marialda Coury, que também é artesã, foi homenageada pelas colegas por ter incentivado a criação do grupo que deu origem à associação. Outra importante homenagem foi prestada à Senhora Irene Maria, de 86 anos, ainda na ativa como artesã.
A iniciativa partiu da Fundação Casa da Cultura do Milho e contou com a participação especial dos alunos do Projeto Palharte, da Oficina de fibras de palha e bananeira, do Centro de Assistência Social – álcool e drogas (CAPS) e do Centro Sócio Educativo (CEIP).
Na oportunidade, foram prestadas homenagens, com entrega do Troféu Maria Mercedes Caixeta, a personalidades e amigos que ajudaram na formação e apoio ao grupo nesses 15 anos. As Marias Artesãs também foram homenageadas com uma Moção de Aplausos, de autoria da Vereadora Maria Beatriz de Castro Alves Savassi (Béia Savassi), que, naquele momento, representava a Câmara Municipal de Patos de Minas.
Os patenses e os visitantes poderão visitar a Exposição das Marias Artesãs no Memorial do Milho do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento durante todo o período da Fenamilho 2017.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.