Ferramentas de acessibilidade

SÍNTESE DA 2ª REUNIÃO DO 5º PERÍODO ORDINÁRIO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA – DIA 18 DE MAIO DE 2017

1ª PARTE – EXPEDIENTE – Duração: 1 hora – Art. 72, § 1º – REGIMENTO INTERNO

* Chamada inicial: Presentes 16 Vereadores. Ausência justificada do Vereador Lásaro Borges de Oliveira.

* Oração: Vereadora Maria Dalva da Mota Azavedo (Dalva Mota), acompanhada pelos presentes.

* Tribuna Livre;

* Oradores Inscritos;

*Apresentação, sem discussão, de proposições;

 

2ª PARTE – ORDEM DO DIA – Duração: 2 horas – Art. 72, § 2º -  REGIMENTO INTERNO

* Discussão e votação de projetos e demais proposições em pauta, com duração de 1 (uma) hora;

* Comunicações dos Vereadores;

* Leitura e despacho de correspondências;

* Leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior (obs.: a leitura da ata da reunião anterior poderá ser dispensada pelo Plenário, caso o seu conteúdo tenha sido disponibilizado aos parlamentares, conforme art. 75, § 4º do Regimento Interno).

* Ordem do dia da reunião seguinte;

* Chamada final.                           

 

TRIBUNA LIVRE I:

 

REGINA FARIA DE CARVALHO: Apresentação do Projeto do Balaio de Arte e Cultura 2017.

 

A curadora do Balaio de Arte e Cultura, Regina Faria de Carvalho, utilizou a tribuna da Câmara Municipal para divulgar a programação do Balaio, a ser cumprida em 2017, abordando, nesta edição, o tema “Avenida, meu amor” e o mote “Mais amor, por favor”. Enquanto falava, os dados iam sendo mostrados no telão. Assim, explicou as imagens alusivas ao tema e informou que, neste ano, o Balaio será realizado no período compreendido entre os dias 6 e 10 de setembro.

 

Para ilustrar a grandiosidade do projeto, Regina Faria apresentou dados do Balaio 2016: 50 espetáculos, 3.000 artistas envolvidos, mais de 1.000 fornecedores diretos e público de mais de 60 mil pessoas; e as diversas atrações realizadas: artes visuais, literatura, tradições, gastronomia, artesanato, danças, teatro e música. Em seguida, a curadora evidenciou os objetivos do Balaio: oferecer a milhares de pessoas o acesso à cultura de várias formas, entre elas estão as artes visuais (fotografia e artes plásticas), arquitetura, artesanato, gastronomia, artes cênicas, literatura, música, dança, cinema, história e tradições (Congados, Moçambique e Folias), grafitagem, corais e teatro de rua; incentivar e motivar centenas de artistas que sonham em ser reconhecidos por sua arte e talento; contribuir para o desenvolvimento e fomento da cultura em nossa cidade e região; e estimular o desenvolvimento de trabalhos e projetos artísticos autorais.

 

Na ocasião, Regina Faria fez um apelo aos presentes, para que se olhe com mais carinho para a arte e cultura de Patos de Minas, destacando, na oportunidade, que, segundo dados da Polícia Militar, em 2015, durante o período de realização do Balaio, foram registradas 34% menos ocorrências comparando com o ano anterior em que o evento não ocorreu. “Temos grandes e renomados escritores de Patos de Minas, que, muitas vezes, não são reconhecidos aqui, como também há compositores com imensa qualidade musical em Patos de Minas”, acrescentou. Regina apresentou, também, o mapa do Balaio, ou seja, a distribuição das atrações nos espaços da Avenida Getúlio Vargas incluindo o Teatro Municipal Leão de Formosa.

 

Na sequência, a curadora explicou que, neste ano, 13 grandiosos espetáculos de Patos de Minas foram selecionados para apresentação em palco na Praça do Coreto ou no Teatro Municipal: Tríade Teatral - Os Saltimbancos; Nos4Nós - Amor em Nós; Invictus Dance Teen - Vivo Efeito; Filarmonie – Partilha; Piêit - Piêit e os Demasiados; APAE - Corpo e Movimento - Seres; Academia Lucia Queiroz - Trechos do Ballet de Repertório “O Quebra Nozes”; Juliano Martins - Manifesto Urbano; Emergentes Cia. de Dança – Memórias; Grupo Danza - O Tango da Vida; AKZU e Trupe Retalhos e Remendos - Piramo e Tisbe, e 4 grandes espetáculos de notoriedade nacional: Cia de Dança do Palácio das Artes - Nuvens de Barro e Messias; Grupo Ponto de Partida - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá; Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - Concerto em Patos de Minas e UDI Cello - UDI Cello Ensemblet.

 

Por fim, Regina Carvalho abordou a Lei Federal de Incentivo à Cultura, também chamada de Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91), segundo a qual os contribuintes que fazem a declaração de renda completa tem o valor investido em projetos culturais ressarcido no ano fiscal seguinte ao ano do incentivo, na forma de abatimento ou restituição no Imposto de Renda, observando o limite máximo de 6% do total do imposto devido.  Ela destacou que, este ano, os que já apoiam financeiramente o Balaio se manifestaram pedindo aos demais empresários que também o apoiem. Nesse sentido,a curadora informou que quatro empresários se manifestaram dizendo da importância de investir na cultura de Patos de Minas; e salientou que, por outro lado, a organização do Balaio está encontrando dificuldade para conseguir todo o recurso financeiro necessário. Segundo Regina Faria, a luta é cada vez mais árdua, por isso fez um pedido à Câmara Municipal “que continue olhando com carinho para o Balaio Arte e Cultura, pois os Vereadores sempre foram companheiros e apoiadores do Balaio”. Finalizando, Regina divulgou o site: www.balaioartecultura.com.br

 

Em seguida, o Presidente do Legislativo, Vereador Francisco Carlos Frechiani reforçou o teor da Lei Rouanet, destacando que, mesmo diante dessa lei, as doações para a cultura são insignifcantes; frisou que os organizadores podem contar com a Câmara Municipal e com os Vereadores individualmente; e parabenizou à Regina por desenvolver esse importante trabalho, de forma voluntariosa, sem pretensão financeira. O Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior também agradeceu a visita, e disse ter um sonho: “Gostaria de ver o Balaio como circuito local, regional e nacional, de forma que as pessoas, de todos os lugares, se pudessem programar para participar todos os anos, pois vejo o Balaio como forma de oportunizar a cultura e de valorizar os artistas patenses, investimento que contrapõe ao que estamos vendo na atual política brasileira”. A Vereadora Maria Beatriz de Castro AlvesSavassi (Béia Savassi), aproveitou para parabenizar à curadora Regina pelo nobre e valoroso trabalho em prol no Balaio e por resgatar a cultura de Patos de Minas. E, para concluir, a Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar também parabenizou a divulgadora Regina e desejou sucesso ao Balaio de Arte e Cultura de 2017.

 

 

TRIBUNA LIVRE II:

 

MARINA LIMA: Jovem estudante patense que representará o Brasil no Concurso Miss Teen Internacional, na Bulgária.

 

Durante a Reunião Ordinária, a Câmara Municipal recebeu a visita da jovem Marina Lima – Miss Teem Brasil –, sendo apresentada pela Vereadora Edimê Avelar aos demais Vereadores. A garota patense se prepara para uma viagem ao exterior, para representar o país, de 19 a 26 de junho, na Bulgaria, no concurso de beleza Miss Teen Internacional. Na ocasião, solicitou apoio financeiro dos Vereadores para levar a cabo tal empreendimento. O Vereador Isaías Martins de Oliveira pediu a palavra para dizer que Marina, juntamente com Vitor Faria, ambos estudantes, são os jovens mais belos do Brasil e que ambos irão representar o país. Por fim, o Presidente Frechiani disse do grande orgulho e da grande honra pelo fato de os dois – Miss Teen e Mister Teen do Brasil – serem patenses.

 

PROJETOS DE LEI PAUTADOS PARA DISCUSSÃO EM 1º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DA CONSTITUCIONALIDADE, LEGALIDADE E REGIMENTALIDADE DAS PROPOSIÇÕES).

 

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR:

 

712/2017         Acrescenta o § 7º ao art. 236, da Lei Complementar nº 379, de 24 de janeiro de 2012, que “Institui o Código de Posturas do Município de Patos de Minas”.

AUTORES     JOÃO BATISTA GONÇALVES/EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR – Aprovado por 15 votos.

RELATORA  do Parecer da CLJRásobre o Projeto: Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

“São inúmeras as reclamações dos moradores quanto aos problemas ocasionados pela falta de limpeza de terrenos vagos no perímetro urbano do município.

Dessa forma, o presente projeto de lei visa a preservar o bem-estar da população, já que os cidadãos se sentem prejudicados pela inércia de alguns proprietários que permitem que seus terrenos fiquem sujos e acumulando entulhos e lixo, propiciando o aparecimento de animais peçonhentos, além de facilitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti.

Nesse sentido, a legislação estipula que a limpeza e conservação de terrenos são de responsabilidade do proprietário, conforme o artigo 236 da Lei Complementar nº 379, de 24 de janeiro de 2012.

Conforme se extrai da lei supracitada, o proprietário dispõe de 8 (oito) dias, contados a partir do recebimento da notificação, para efetuar a limpeza do terreno ou, já estando limpo, mantê-lo nessas condições. Decorrido o prazo estabelecido e constatado o descumprimento da notificação, será aplicada a multa nos termos previstos no § 6º do artigo 236.

Assim, se o proprietário não cumprir o disposto no caput do artigo 236, poderá o Município realizar a limpeza, cujo custo será ressarcido pelo proprietário, cobrando-se a despesa juntamente com o imposto predial ou territorial respectivo”.

 

713/2017       Institui a Taxa de Inspeção Municipal no âmbito do Município de Patos de Minas e estabelece os seus valores.

AUTOR         EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado, em dois turnbos, por 15 votos.

 

714/2017      Dispõe sobre procedimentos administrativos das infrações e sanções aplicáveis pelo Serviço de Inspeção Municipal - SIM - de produtos de origem animal.

AUTOR        EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado, em dois turnos, por 15 votos.

 

 

PROJETOS DE LEI:

 

4342/2016       Denomina Vereador José Augusto Ferreira a Creche-Escola localizada na Avenida Ronaldo Fernandes de Sousa, Bairro Coração Eucarístico.

AUTOR          VICENTE DE PAULA SOUSA – Aprovado, em turno único, por 15 votos.

RELATOR    do Parecer da CLJRásobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

 

4560/2017                  Dispõe sobre o atendimento prioritário para portadores de diabetes usuários de  hipoglicemiantes orais e/ou insulinas na rede municipal de saúde.

AUTOR          LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – Aprovado por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CLJRásobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

Observação: O autor do projeto assim o justifica:

“Os exames laboratoriais possuem, tradicionalmente, períodos definidos de jejum para a coleta que variam de 8 a 12 horas. Na população pediátrica e de idosos, o tempo de jejum deve guardar relação com os intervalos de alimentação. No caso de pacientes diabéticos, o jejum prolongado pode ser muito danoso em razão da hipoglicemia, sobretudo com a espera excessiva nos atendimentos laboratoriais. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, considera-se hipoglicemia quando os níveis de glicose no sangue ficam abaixo de 60 mg/dL.

A hipoglicemia é a complicação mais frequente para pacientes com diabetes que utilizam medicamentos, sejam eles comprimidos ou insulinas. A aparição dos sintomas em geral é rápida, mas pode, eventualmente, ocorrer a hipoglicemia sem a apresentação de sintomas (hipoglicemia assintomática), inclusive, em alguns casos, esses sintomas não são percebidos.

O jejum prolongado e a ação da insulina são as principais causas da diminuição do açúcar no sangue, podendo causar diversos efeitos como mal-estar, visão turva, sudorese, fome intensa, taquicardia e alteração do nível de consciência, por hipoglicemia,  conforme parecer médico da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, em anexo.

Por isso, é essencial que o paciente portador de diabetes tenha atendimento preferencial no atendimento, minimizando os riscos advindos do jejum. Destarte, peço o apoio e o voto de meus pares neste importante projeto de lei, pelo largo alcance social que se apresenta”.

 

4567/2017       Denomina Valter Reis a atual Rua 11, localizada no Bairro Alto da Serra.

AUTORA       MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savassi. – Aprovado, em turno único, por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CLJRásobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

 

4568/2017       Denomina Adelaide Guimarães Reis a atual Rua 13, localizada no Bairro Alto da Serra.

AUTORA       MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savassi. – Aprovado, em turno único, por 15 votos.

RELATORA  do Parecer da CLJRásobre o Projeto: Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo

 

4569/2017        Denomina Almerino José da Silva a atual Rua 20, localizada no Bairro Afonso Queiroz.

AUTOR          LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – Aprovado, em turno único, por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CLJRásobre o Projeto: Vereador Isaias Martins de Oliveira

 

4570/2017       Dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação de faixas elevadas de segurança para travessia de pedestres em frente às escolas, no Município de Patos de Minas.

AUTOR          LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – Projeto retido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR).

RELATOR     do Parecer da CLJRásobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

Observação: O autor do projeto justifica o seguinte:

“As constantes e grandes movimentações de veículos em frente às escolas comprometem a segurança dos pedestres e colocam em risco a vida das crianças, adolescentes, jovens e demais usuários. Diante disso, a implantação das referidas faixas tendem a reduzir significativamente os riscos, além de dar maior proteção aos pedestres.

O art. 30 da Constituição Federal traz, em seu inciso I, a competência dos Municípios para legislar sobre assuntos de interesse local. E, no inciso II, a competência para suplementar a legislação federal e estadual no que couber.

Outrossim, o art. 21, caput e incisos do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503/1997, disciplina a competência conconrrente aos órgãos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municipios, para executar sobre as normas de trânsito no âmbito de suas atribuições.

Nesse sentido, este projeto de lei cria a obrigatoriedade para o Municipio, não somente na atual gestão, mas para todos os administradores vindouros. Busca-se com essa obrigatoriedade a certeza de que todas as escolas do município terão em frente as suas vias de acesso a implantação dessas faixas de segurança.

Logo, a sociedade patense, por meio de seus representantes, terá assegurado o direito de cobrar do Poder Executivo a implantação das faixas elevadas de segurança em frente às escolas e creches”.

 

4571/2017       Estabelece critérios para concessão de transporte gratuito de que trata o parágrafo único do artigo 133, da Lei Orgânica do Município para os profissionas da educação básica, pessoal administrativo e auxiliares de serviço que trabalham em escolas situadas

fora da sede do município.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado, em dois turnos, por 15 votos.

RELATORA  do Parecer da CLJRásobre o Projeto: Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

“O parágrafo único do art. 133 da Lei Orgânica do Município, com redação dada pela Emenda à LOM nº 006/1996, estabelece que:

“Art. 133.........

Parágrafo único. O Poder Público assegurará o direito ao transporte gratuito para os profissionais da educação básica, ao pessoal administrativo e aos auxiliares de serviço que trabalharem em escolas situadas fora da sede do município.”

O presente Projeto de Lei visa a estabelecer critérios para a concessão de transporte gratuito aos profissionais da educação básica, ao pessoal administrativo e aos auxiliares de serviço que trabalharem em escolas situadas fora da sede do município.

Embora o dispositivo acima produza efeitos concretos e imediatos desde a sua promulgação, a Administração Municipal entende ser necessária a regulamentação da matéria a fim de garantir a aplicação dos princípios da legalidade (CF, caput do art. 37), da isonomia (CF, art. 5º, I), da dignidade da pessoa humana (CF, art. 1º, III) e da segurança jurídica, dando-se um tratamento justo aos profissionais da educação básica, pessoal administrativo e auxiliares de serviço da área.

Nesse contexto, como regra geral, os profissionais deverão utilizar para deslocamento até as escolas situadas fora da sede do município o transporte disponibilizado pela rede municipal de ensino (art. 2º) e, na ausência o serviço de que trata o caput deste artigo, deverá ser utilizado o sistema de transporte municipal rodoviário de passageiros operado através de concessão ou permissão em linhas regulares.

De acordo com o art. 3º, em situações excepcionais, nas quais não haja linha regular ou compatibilidade entre o horário do transporte municipal rodoviário de passageiros e não havendo oferta pelo sistema municipal de ensino de transporte, o servidor municipal poderá utilizar meio de transporte próprio.

O parâmetro objetivo utilizado pelo Projeto de Lei para o pagamento do auxílio transporte é o valor das passagens das linhas regulares de transporte municipal rodoviário de passageiros, obedecendo-se a proporcionalidade em relação à quantidade de quilômetros percorridos.

O auxílio transporte estende-se aos profissionais que residirem em distritos e localidades rurais (art. 5º).

O Executivo poderá regulamentar, através de Decreto Municipal, as situações que entender necessárias (art. 6º)”.

 

VETO PARCIAL À PROPOSIÇÃO DE LEI  Nº 284/17

AUTORIA DO PROJETO: VICENTE DE PAULA SOUSA – Veto mantido por 15 votos.

“Dispõe sobre o funcionamento de escritórios virtuais no Município de Patos de Minas e dá outras providências”.

Observação: O Executivo Municipal apresenta a seguinte justificativa às Razões do Veto:

Analisando a Proposição de Lei Complementar nº 284, de 7 de abril de 2017, que “dispõe sobre o funcionamento de escritórios virtuais no Município de Patos de Minas e dá outras providências”, vejo-me por razões de ilegalidade, inconstitucionalidade e por contrariar o interesse público, no dever de apor-lhe o veto parcial, com fulcro no art. 66, § 1º e art. 84, V, da CR/88 e art. 77, § 1º e art. 95, VI, da Lei Orgânica do Município.

O processo legislativo compreende o conjunto de atos realizados pelos órgãos legislativos para a criação de emendas à Constituição; leis complementares; leis ordinárias; decretos legislativos; resoluções.

Os atos do processo legislativo são: a) iniciativa legislativa para propor projetos de lei; b) emenda às proposições dos projetos de lei; c) votação pelo legislativo; d) sanção e veto do projeto de lei, que é ato de competência exclusiva do chefe do executivo; e) promulgação e publicação de lei.

A presente proposição é de iniciativa do Legislativo municipal.

Não obstante, ouvida a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, manifestou-se pelo veto parcial da Proposição de Lei Complementar nº 284/17, destacadamente aos arts. 7º e 10, pelas seguintes motivações de fato e de direito a seguir expostas:

A aposição de veto ao art. 7º faz-se necessária devido ao dispositivo impor que “o prazo de validade do Alvará de Localização e Funcionamento será igual o inferior ao prazo estabelecido no contrato, podendo ser renovado de acordo com a prorrogação do contrato”.

Vincular o prazo de validade do referido alvará (ato vinculado) ao termo previsto em contrato contraria o § 1º do art. 6º da Lei Complementar Municipal nº 180, de 18 de novembro de 2012, que “altera os critérios de cobrança da Taxa de Licença de Localização e Funcionamento e dá outras providências” e o § 2º do art. 257 da Lei Complementar Municipal nº 379, de 24 de janeiro de 2012, que “institui o Código de Posturas do Município de Patos de Minas”, visto que esses dispositivos fixam expressamente o prazo de validade do ato vinculado de no máximo 1 (um) ano, in verbis:

“Art. 6º A Taxa de Licença de Localização e Funcionamento será devida:

I - integralmente para os estabelecimentos em funcionamento;

II - .......;

III - proporcionalmente, quando do encerramento da atividade observado o início do exercício até o encerramento.”

§ 1º  Nos casos dos incs. I a III,o vencimento será fixado anualmente por Decreto do Executivo.”

“Art. 257 O exercício de atividade não residencial depende de prévio licenciamento.

§ 2º  O documento de licenciamento terá validade máxima de 1 (um) ano.”

Acrescente que o art. 204 da Lei nº 2.550/89 - Código Tributário Municipal – estabelece que a licença e funcionamento será concedida mediante a expedição de alvará, por ocasião da abertura ou instalação do estabelecimento, ou, anualmente, em virtude da atividade fiscalizadora sobre os estabelecimentos antigos (leia-se, já autorizados e em efetivo funcionamento), pelas autoridades de polícia administrativa municipal.

Demais disso, possibilitar a fixação do prazo de validade do Alvará de Licença e Funcionamento com base em cláusula de contratos privados – confeccionados entre particulares – além de violar o princípio da supremacia do interesse público.

Portanto, o art. 7º da presente Proposição de Lei Complementar contraria o já disposto em lei municipal vigente sobre a matéria, inobservando-se princípio constitucional da legalidade (CF, caput do art. 37), cuja vontade e atuação da Administração Pública está definida pelos dispositivos das leis complementares acima mencionadas e delas devem decorrer.

A aposição de veto ao art. 10 também faz-se necessária devido ao dispositivo retirar a responsabilidade legal do contribuinte de apresentar a “documentação prevista na legislação para emissão do Alvará de Localização e Funcionamento” e transferir o ônus ao órgão fazendário municipal de solicitá-la.

A exigência de apresentação de documentação para a emissão de Alvará é obrigação tributária acessória e deverá ser apresentada no ato do requerimento do contribuinte.

A obrigação é acessória quando, por força de lei, a prestação a ser cumprida é a de fazer ou não fazer alguma coisa, ou permitir que ela seja feita pelo Fisco, tudo no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos (artigo 113, § 2, do CTN c/c art. 12 do CTM).

Em outras palavras, consideram-se obrigações acessórias a escrituração de livros contábeis, emissão de notas fiscais e recolhimento de imposto de renda, escrituração das operações de circulação de mercadoria (notas fiscais), sujeitas ao ICMS, e apuração do respectivo saldo devedor (ou credor) nos livros fiscais, apresentação de documentação, dentre outras.

Registre-se que, independentemente de ser exigido ou não o cumprimento de obrigação principal, o contribuinte é sempre obrigado a cumprir a obrigação acessória.

E mais, o art. 10 transmuda em faculdade a obrigação do contribuinte de comparecer perante o Fisco municipal para promover a sua inscrição no Cadastro Imobiliário, ficando silente sobre a possibilidade de Fisco atuar de ofício nessa questão, o que trará prejuízos irreparáveis ao Município no tocante ao controle e fiscalização das atividades afins.

O art. 10 contraria também o disposto nos itens 3 e 16 do Anexo I da Lei Complementar nº 197, de 15 de julho de 2003 que estabelece as atribuições do cargo de Fiscal de Posturas, retirando-se deste as funções de “proceder à verificação de condições de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais, institucionais e prestadores de serviços” bem como de “levantar e conferir área edificada utilizada para fins do lançamento da taxa de licença de Localização e Funcionamento e elaborar croqui quando necessário”.

Note que o veto ao art. 10 não trará nenhum prejuízo à norma vindoura, uma vez que o art. 6º da presente Proposição preconiza que a documentação apresentada para inscrição deverá ser regulamentada por Decreto do Executivo, podendo, assim, dispor também sobre a tramitação dos mesmos perante aos órgãos de fiscalização do Município.

Os dois artigos, ora vetados, em oposição ao interesse público, propõem a introdução de normas específicas – relativas aos sujeitos passivos de que tratam a proposição -, em detrimento de norma de cunho geral – a todos os sujeitos passivos -, em prejuízo à administração do Sistema Tributário Municipal.

Assim, por razões intransponíveis de ilegalidade, inconstitucionalidade e por contrariar o interesse público, cumpre-me a obrigação de apor veto parcial constante dos arts. 7º e 10 da Proposição de Lei Complementar nº 284, de 7 de abril de 2017, deixando de sancioná-los, devolvendo-a à egrégia Câmara Municipal para a apreciação dos Senhores Vereadores”.

 

 

PROJETOS DE LEI PAUTADOS PARA VOTAÇÃO EM 2º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉRITO DAS PROPOSIÇÕES).

 

4562/2017       Altera o inciso VI do artigo 1º da Lei nº 6.375, de 8 de Agosto de 2010, que “Altera a denominação dos Centros de Educação Infantil que indica e dá outras providências”.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CECTELásobre o Projeto: Vereador Paulo Augusto Correa

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

“O presente Projeto de Lei tem  por objetivo atender a pedidos  dos familiares que têm grande apreço pela denominação e querem  preservar e não deixar que ele se perca, vez que  já é tradição.

Esclarecemos que tal  solicitação justifica-se  considerando que o Posto de Saúde “Programa Saúde da Família – PSF, - Sebastião Manoel Luiz” localizado no Bairro Nossa Senhora de Fátima, foi transferido para o Bairro Jardim Itamarati o qual recebeu  denominação de Dr. Alírio Martins da Silva, conforme Lei nº 7.437, de 22 de fevereiro de 2017.

Diante dessas justificativas, e considerando o interesse público envolvido, estou enviando o presente Projeto de Lei a esta Casa Legislativa para apreciação dos nobres vereadores, solicitando-lhes a aprovação”.

 

4563/2017       Autoriza a celebrar Acordo de Confissão e Pagamento dos Débitos devidos à Empresa Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima S/A.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CFOTásobre o Projeto: Vereador  Vicente de Paula Sousa

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

“A empresa Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima S/A é prestadora de serviços de médico-hospitalares aos servidores públicos municipais de Patos de Minas e seus respectivos dependentes junto ao FASERV, conforme relatório de Notas Fiscais constantes do Anexo Único.

O Município encontra-se em atraso quanto aos pagamentos pela prestação dos referidos serviços relativos aos meses de setembro e outubro de 2016.

Como é de conhecimento público, o Município se vê numa situação de déficit financeiro.

Diante da inadimplência e dificuldade financeira da Administração Municipal, as partes entabularam acordo para pagamento parcelado da dívida apurada no montante de  R$ 1.060.596,72 (um milhão, sessenta mil, quinhentos e noventa e seis reais e setenta e dois centavos), a ser pago em 18 (dezoito) parcelas mensais e consecutivas, conforme descrito no Anexo Único.

Explicita-se que o débito será pago seu valor nominal apurado pela Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, sem correção e/ou juros, iniciando-se o primeiro pagamento em maio de 2017 e o último em outubro de 2018.

Com efeito, o parcelamento possibilitará o cumprimento da obrigação por parte do Município de forma menos gravosa para o erário, em contrapartida a empresa assegurará a continuidade da prestação dos serviços médicos hospitalares aos servidores públicos municipais usuários do FASERV”.

 

4564/2017       Autoriza a celebrar Acordo de Confissão e Pagamento dos Débitos devidos à empresa Casa de Saúde Imaculada Conceição Ltda.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CFOTásobre o Projeto: Vereador João Bosco de Castro Borges

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

“A empresa Casa de Saúde Imaculada Conceição Ltda. é prestadora de serviços de médico-hospitalares aos servidores públicos municipais de Patos de Minas e seus respectivos dependentes junto ao FASERV, conforme relatório de Notas Fiscais constantes do Anexo Único.

O Município encontra-se em atraso quanto aos pagamentos pela prestação dos referidos serviços relativos aos meses de setembro, outubro e novembro de 2016.

Como é de conhecimento público, o Município se vê numa situação de déficit financeiro.

Diante da inadimplência e dificuldade financeira da Administração Municipal, as partes entabularam acordo para pagamento parcelado da  dívida apurada no   montante de       R$ 417.414,18 (quatrocentos e dezessete mil, quatrocentos e quatorze reais, dezoito centavos), a ser pago em 18 (dezoito) parcelas mensais e consecutivas, conforme descrito no Anexo Único.

Explicita-se que o débito será pago seu valor nominal apurado pela Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, sem correção e/ou juros, iniciando-se o primeiro pagamento em maio de 2017 e o último em outubro de 2018.

Com efeito, o parcelamento possibilitará o cumprimento da obrigação por parte do Município de forma menos gravosa para o erário, em contrapartida a empresa assegurará a continuidade da prestação dos serviços médicos hospitalares aos servidores públicos municipais usuários do FASERV”.

 

4565/2017       Autoriza a celebrar Acordo de Confissão e Pagamento dos Débitos devidos à empresa Clínica Vera Cruz Ltda.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CFOTásobre o Projeto: Vereador Vicente de Paula Sousa

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

“A empresa Clinica Vera Cruz Ltda. é prestadora de serviços de médico-hospitalares aos servidores públicos municipais de Patos de Minas e seus respectivos dependentes junto ao FASERV, conforme relatório de Notas Fiscais constantes do Anexo Único.

O Município encontra-se em atraso quanto aos pagamentos pela prestação dos referidos serviços relativos aos meses de setembro e outubro de 2016.

Como é de conhecimento público, o Município se vê numa situação de déficit financeiro.

Diante da inadimplência e dificuldade financeira da Administração Municipal, as partes entabularam acordo para pagamento parcelado da dívida apurada no montante de  R$ 327.099,16 (trezentos e vinte sete mil, noventa e nove reais e dezesseis centavos), a ser pago em 18 (dezoito) parcelas mensais e consecutivas, conforme descrito no Anexo Único.

 

Explicita-se que o débito será pago seu valor nominal apurado pela Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, sem correção e/ou juros, iniciando-se o primeiro pagamento em maio de 2017 e o último em outubro de 2018.

Com efeito, o parcelamento possibilitará o cumprimento da obrigação por parte do Município de forma menos gravosa para o erário, em contrapartida a empresa assegurará a continuidade da prestação dos serviços médicos hospitalares aos servidores públicos municipais usuários do FASERV”.

 

4566/2017       Autoriza a celebrar Acordo de Confissão e Pagamento dos Débitos devidos à empresa Trivale Administração Ltda.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CFOTásobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

Observação: O autor do projeto apresenta a seguinte justificativa:

     “A empresa Trivale Administração Ltda. é responsável pela prestação de serviços de gerenciamento do abastecimento de combustíveis automotivos e administração, gerenciamento e controle da manutenção da frota municipal de veículos.

O Município encontra-se em atraso quanto aos pagamentos relativos ao fornecimento de combustíveis e prestação de serviços mencionados correspondentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016, conforme Anexo Único.

Como é de conhecimento público, o Município se vê numa situação de déficit financeiro.

Diante da inadimplência e dificuldade financeira da Administração Municipal, as partes entabularam acordo para pagamento parcelado da dívida apurada no montante de R$ 660.218,28 (seiscentos e sessenta mil, duzentos e dezoito reais, vinte e oito centavos), a ser pago em 13 (treze) parcelas mensais e consecutivas, conforme descrito no Anexo Único.

Explicita-se que o débito será pago seu valor nominal apurado pela Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, sem correção e/ou juros, iniciando-se o primeiro pagamento em maio de 2017 e o último em maio de 2018.

Com efeito, o parcelamento possibilitará o cumprimento da obrigação por parte do Município de forma menos gravosa para o erário, em contrapartida a empresa assegurará a continuidade da prestação dos serviços de fornecimento da combustível e manutenção da frota de veículos do Município”.

 

4546/2017      Institui o Programa Cidade com Grama e dá outras providências.

AUTOR         NIVALDO TAVARES DOS SANTOS – Retirado pelo Autor

 

 

PAUTA DE INDICAÇÕES, MOÇÕES E REQUERIMENTOS: - Todos aprovados por 15 votos.

 

De acordo com o Regimento Interno (Resolução 289/2015):

 

Art. 118.  Indicação é a proposição por meio da qual o Vereador sugere às autoridades competentes medidas de interesse público, respeitadas, em qualquer hipótese, as funções e competências constitucionais e legais.

 

Art. 119.  Moção é a proposição em que é sugerida a manifestação política da Câmara sobre determinado assunto, reivindicando providências, aplaudindo, congratulando, hipotecando solidariedade ou apoio, manifestando pesar, apelando, protestando ou repudiando.

 

Art. 120.  Requerimento é a proposição dirigida por qualquer Vereador, Comissão, Bancada Partidária ou Bloco Parlamentar, ao Presidente ou à Mesa, sobre matéria de competência da Câmara.

 

INDICAÇÕES

 

Nº/AUTOR    ASSUNTO

 

0474/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de limpeza, capina e retirada de lixo da unidade básica de saúde do Bairro Jardim Paraíso.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0475/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de limpeza da entrada e fundos da Biblioteca Municipal João XXIII.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0476/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de ações, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura e ao Gerente da Copasa, para a disponibilização de uma ligação da água na Praça do Cruzeiro, localizada no Bairro

Nossa Senhora das Graças.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0477/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de limpeza da calçada da Rua Vicente Gonçalves Primo, no Bairro Coração Eucarístico.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0478/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a retirada de um poste de iluminação pública na confluência da Rua Vicente Gonçalves Primo, com a Rua Sebastião da Lota, no Bairro Coração Eucarístico.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0479/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a instalação de sala de costura ou Programa de Geração de Renda no Distrito de Chumbo - Areado.

AUTORA       Vereadora MARIA DALVA DA MOTA AZEVEDO – Dalva Mota

 

0480/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a construção de quebra-molas na comunidade de Arraial dos Afonsos.

AUTOR          Vereador ISAÍAS MARTINS DE OLIVEIRA

 

0481/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a reforma do banheiro localizado no entorno da Lagoinha.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0482/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a cobertura dos pontos de ônibus na Rota 02 Alvorada/Industrial, nas ruas Zeca Mota, Caetés, Guaranis, Sargento Deolino, Gabriel Pereira, Atualpa Dias Maciel, Padre Caldeira, General Osório, Manoel Dias, João da Rocha Filgueira, Major Jerônimo, Agenor Maciel, Dr. Marcolino e Prefeito Camundinho e nas avenidas Deputado Binga, Tomaz de Aquino, João Cirino, Paracatu; Getúlio Vargas, Jk e Paranaíba.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0483/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para o envio de Projeto de Lei à Câmara Municipal visando à doação de um imóvel à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Sudeste Brasileira (ADRA).

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0484/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de gestões para o retorno do atendimento médico psiquiátrico, Dr. Geraldo Teixeira Cortes, no posto de saúde da comunidade de Pilar

AUTORA       Vereadora MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savass

 

0485/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na estrutura física do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Nicinha, localizado no Bairro Belvedere, em especial a cobertura do parquinho utilizado pelas

crianças.

AUTORA       Vereadora MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savassi

 

0486/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de operação tapa-buracos na Rua José Furtado de Araújo, no Bairro Jardim Califórnia.

AUTORA       Vereadora EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0487/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a doação de terreno para construção da sede própria da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos de Minas - Associação Esperança Azul.

AUTORES     Vereadores JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0488/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a instalação de braço no poste de iluminação pública, localizado na Rua José de Souza, em frente ao número 120, no Distrito de Major Porto.

AUTOR          Vereador JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista

 

0489/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a transformação do cargo público efetivo de Educador Infantil em cargo público efetivo de Professor de Educação Infantil.

AUTOR          Vereador JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista

 

0490/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de licitação para abertura de um novo ponto de mototáxi para atender a região Norte de Patos de Minas (Rosário, Nossa Senhora das Graças, Caramuru, Alvorada, Itamarati, 

Barreiro, Nossa Senhora de Fátima, Coração Eucarístico e Jardins Quebec.)

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0491/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a construção de quebra-molas na Avenida Vereador Dr. Joseph Borges de Queiroz; em frente ao Centro de Internação Provisória de Patos de Minas; e em frente aos números 989 e 995, Bairro Residencial Gramado.

AUTOR          Vereador JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista

 

0492/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a instalação de semáforos, com urgência, na Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, esquina com as ruas Barão do Rio Branco, General Osório e João Messias Marques.

AUTORA       Vereadora EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0493/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a disponibilização de área para estacionamento na Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, próximo ao novo Fórum.

AUTORA       Vereadora EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0494/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na estrada que dá acesso à comunidade de Brejo Alegre, próxima ao Distrito de Pilar, bem como colocação de manilhas no córrego existente no local.

AUTORA       Vereadora MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savassi

 

0495/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a varrição das ruas Coronel Augusto Ferreira e Pará, próximas ao Hospital Vera Cruz.

AUTORA       Vereadora MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savassi

 

0496/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a instalação de faixa de pedestres na Rua Olavo Amorim, próximo ao nº. 105, em frente à escola de línguas English Studio Raquel Carvalho, no Bairro Sobradinho.

AUTORA       Vereadora MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savassi

 

0497/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a construção de redutor de velocidade na Rua Elza Carneiro Franco, entre as ruas Olavo Amorim e Rio Grande, no Bairro Sobradinho.

AUTORA       Vereadora MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savassi

 

0498/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na estrada que dá acesso à comunidade de Baixadinha dos Gonçalves.

AUTORA       Vereadora MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savassi

 

0499/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a adoção de medidas, junto à Viação Pássaro Branco Ltda, para o retorno do itinerário da Rota 8 do transporte coletivo urbano municipal ao trajeto anterior, principalmente nos bairros Alto

da Colina, Jardim Esperança e Morada do Sol.

AUTOR          Vereador JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista

 

0500/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias da iluminação pública na esquina da Avenida Edson Nunes de Paula, com a Rua Marieta de Barros, do Bairro Nossa Senhora de Fátima.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0501/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de limpeza, capina e operação tapa-buracos na Rua Ataliba Dias Maciel, no Bairro Coração Eucarístico.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0502/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de gestões, junto à Viação Pássaro Branco Ltda, para que o itinerário da Rota 5 do transporte coletivo urbano municipal inclua a Rua Zeca Mota e adentre no Bairro Residencial Sorriso, atendendo, assim, à população daquele bairro.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0503/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a instalação de placas proibindo estacionar, no horário de 6h às 18h30min, de segunda à sexta-feira, em um dos lados da Rua Teófilo Otoni, entre a Rua José de Santana e a Avenida Fátima Porto.

AUTOR          Vereador NIVALDO TAVARES DOS SANTOS

 

0504/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a instalação de placas proibindo estacionar, entre os horários de 6h às 18h30min, de segunda à sexta-feira, na Avenida Fátima Porto, a partir do número 3500 até a esquina com Avenida Piauí, sentido Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

AUTOR          Vereador NIVALDO TAVARES DOS SANTOS

 

0505/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a reforma da ponte principal da comunidade de Barreirinho.

AUTOR          Vereador NIVALDO TAVARES DOS SANTOS

 

0506/2017       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a instalação de dois postes de iluminação pública na Avenida Altino Fernandes Caixeta, nº 10, em frente à Vila Olímpica da URT, no Bairro Cidade Nova.

AUTOR          Vereador NIVALDO TAVARES DOS SANTOS

 

REQUERIMENTOS – SOLICITAÇÕES

 

019/2017         Ao Prefeito Municipal, solicitando o envio à Câmara Municipal de informações sobre o andamento das ações para a inauguração dos centros municipais de educação infantil dos bairros Alto Limoeiro, Nova Floresta e Jardim Peluzzo.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

020/2017         Ao Prefeito Municipal, solicitando o envio à Câmara Municipal de informações sobre o andamento das ações para o término da construção e inauguração da unidade básica de saúde localizada na Rua Francisco de Assis Sabino, esquina com a Rua Caiapós, no Bairro Alvorada.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

021/2017         Ao Prefeito Municipal, solicitando o envio à Câmara Municipal de informações sobre o andamento das ações para a contratação de médico para a unidade básica de saúde do Bairro Alvorada, especificamente para lotação na Equipe 02.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

MOÇÕES DE APLAUSOS

 

039/2017         Ao jovem Hermano Caixeta Ibraim pela conquista de vaga, em seleção de doutorandos do nosso país, para estudos na CEPAL, órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

AUTOR          Vereador JOÃO BOSCO DE CASTRO BORGES – Bosquinho

 

040/2017         À educadora Vânia Aparecida Mendes Martins e demais profissionais do Instituto de Recreação Ciranda do Saber pelo empenho e dedicação na excelência do trabalho desenvolvido com as crianças na educação infantil.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

 

MOÇÕES DE PESAR

 

145/2017         Vanderlei Geraldo de Melo – Sargento Melo

AUTOR          LEGISLATIVO PATENSE

 

146/2017         Lazaro Lopes da Silva

AUTOR          LEGISLATIVO PATENSE

 

147/2017         Umbelina Sousa de Almeida

AUTOR          LEGISLATIVO PATENSE

 

148/2017         Sandra Aparecida Pereira da Cruz

AUTORES     Vereadores MARIA DALVA DA MOTA AZEVEDO – Dalva Mota, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

149/2017         Virmondes Rodrigues da Silva

AUTORES     Vereadores MARIA BEATRIZ DE CASTRO ALVES SAVASSI – Béia Savassi, MARIA DALVA DA MOTA AZEVEDO – Dalva Mota, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

150/2017         Antônio Maria Neto

AUTORES     Veradores  WALTER GERALDO DE ARAÚJO – Waltinho da Polícia Civil, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

151/2017         Luiz Ferreira dos Santos

AUTORES     Vereadores EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVLAR, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

152/2017         Deivid Liberato Rodrigues da Silva

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

153/2017         Adair José dos Santos

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

154/2017         Dorinato Gonçalves da Fonseca

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

155/2017         Argemiro Manoel de Andrade

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

156/2017         Vanderlei Antônio de Brito

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

157/2017         Terezinha Maria da Costa

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

158/2017         Lucilene Marques da Silva

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

159/2017         Maria de Fátima Rosa

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

160/2017         Maria de Lourdes Sousa

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

161/2017         Maria Linhares da Silva

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

162/2017         Efigenia Regina dos Reis Eloi

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

163/2017         Maria do Carmo Silva

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

167/2017          Feliciana Correa de Magalhães

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

168/2017          Raimundo Edmundo Freitas 

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

 

Próxima Reunião Ordinária:

Dia 1º de junho de 2017, às 14 horas.

 

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09


 

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa