Ferramentas de acessibilidade

Patos de Minas pode ser contemplada com Curso Técnico de Administração do Sebrae

O Sebrae Minas tem interesse e autoridades locais estiveram em Belo Horizonte a fim de conhecerem detalhes do projeto.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Francisco Carlos Frechiani, e o Promotor de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude, Paulo Henrique Delicole, foram a Belo Horizonte, a convite do Sebrae Minas, no dia 16 do corrente mês, para conhecerem um projeto desenvolvido pela entidade, inicialmente na Capital Mineira, mas que deverá se estender para o interior de Minas Gerais e até para outros estados.

Trata-se de um curso técnico de Administração destinado aos estudantes que estejam cursando ou que já concluíram o 3º ano do ensino médio em escolas públicas, com idade entre 16 e 24 anos, em Belo Horizonte. No caso de Patos de Minas, os coordenadores locais é que irão definir a idade, caso o curso seja implantado aqui. A duração é de um ano, englobando aulas de Direito, Administração, Contabilidade, Sociologia, Metodologia, preparando e capacitando o jovem para o mercado de trabalho. É um curso de empreendedorismo, conhecido como Núcleo de Empreendedorismo Jovem do Sebrae. O referido curso de administração é inteiramente gratuito, com previsão de disponibilizar até 200 vagas aos interessados.

Na opinião do Vereador Francisco Fechiani, “esse curso não só capacita o jovem para buscar o mercado de trabalho, como também proporciona a ele uma nova perspectiva, na medida em que é preciso preparar os jovens bacharéis, de qualquer curso, para serem empreendedores, pois, tendo oportunidade no mercado de trabalho, eles também serão empregadores no futuro, ou mesmo para o jovem que já trabalha e que, por meio do curso, poderá crescer, contribuir com o crescimento da empresa onde atua, com sugestões, criatividade etc”.

Na visão de Frechiani, por uma questão lógica, o mercado não suporta o grande número de pessoas que saem das universidades hoje, muito menos num futuro próximo. “Então, precisamos capacitar esses jovens com cursos técnicos já a partir do término do ensino médio, bem como os bacharéis de qualquer área. Essa é a realidade para a qual precisamos estar preparados”.

O Presidente do Legislativo lembra também que tudo passa necessariamente pela questão de recursos, e acrescenta que “o Sebrae Minas é uma entidade que quer e pode ajudar. Nesse sentido, aconselho a todos que querem empreender, crescer de alguma forma com seu próprio negócio, que procurem o Sebrae. Já conversei com o Prefeito José Eustáquio e com o Dr. Paulo Henrique Delicole, que está também muito empenhado e é o administrador do Fundo da Infância e Adolescência (Fia), cujos recursos poderão ajudar na manutenção desses cursos em nossa cidade. Poderemos, assim, ter uma parceria público privada, as coisas estão caminhando”.

Frechiani, a partir da reunião em Belo Horizonte, ressalta ainda que o Sebrae oferece toda a estrutura pedagógica, os programas de ensino, as metodologias, o treinamento de pessoal, de professores, mas lembra que é preciso uma estrutura física, e, dentro dela, a estrutura administrativa, biblioteca, bibliotecários, secretários, pessoal de limpeza e conservação, enfim, o que é necessário para manter o funcionamento, que, segundo ele, não é muito. “É aí que pode haver uma parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)”, acrescenta. “O Unipam, a princípio, seria o primeiro alvo, mas ainda não conversamos sobre essa possibilidade. Assim, vamos contar também com as entidades de classe, como CDL, Acipatos, SindComércio, Fiemg e outras. Fato é que, quanto mais entidades e empresas estiverem envolvidas, mais fácil será para conseguirmos atingir nosso objetivo. Tem tudo para evoluir”, enfatiza o Presidente do Legislativo.

Nesse sentido, “outro suporte que a cidade também precisa oferecer, além da estrutura, é a verba para remuneração dos professores, que poderá ser repassada ao Sebrae pelos apoiadores. Seria uma escola do Sebrae mantida pela comunidade. Posso afirmar que o custo-benefício não é alto e, portanto, vale a pena”, salienta o Vereador-Presidente Francisco Frechiani.

Por fim, Frechiani reforça o interesse do Sebrae Minas em implantar esse projeto em Patos de Minas, e destaca o apoio dos patenses William Brito, Gerente Regional, e Rosânia Lima, Analista de Negócios. “Se conseguirmos colocar esses jovens, inclusive aqueles que terminaram o ensino médio e estão desempregados, num curso no período da tarde, numa escola organizada, séria, são 200 vagas como já informamos, estaríamos dando a nossa contribuição àqueles que precisam e merecem uma oportunidade para evoluir na vida”, finaliza Frechiani.

Outras reuniões serão realizadas proximamente e, assim, os envolvidos esperam trazer boas notícias para a população em breve.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa