Comenda reverencia a memória de Antônio Secundino de São José
Oradores destacam o grande significado da homenagem e o merecimento dos homenageados.
A solenidade de entrega da Comenda Antônio Secundino de São José, realizada no Buffet Decor Fest no dia 25 de maio, pela primeira vez no horário de 15 horas, homenageou, este ano, 13 personalidades.
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que havia confirmado presença, não compareceu, justificou a ausência e foi representado pelo Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Cláudio Coutinho Leitão, que também recebeu a outorga.
Antônio Secundino de São José, que dá nome à Comenda criada em 1991 pelo então Deputado Estadual Elmiro Alves do Nascimento, nasceu em 1910 na Fazenda da Onça, que hoje pertence ao Município de Presidente Olegário. Formou-se Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa, se especializou no exterior e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil. Faleceu em 19 de maio de 1986.
Coube ao conselho da Comenda, formado por representantes do Governo Estadual, Prefeitura Municipal de Presidente Olegário, Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Minas Gerais, Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Escola de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Escola de Agronomia da Universidade Federal de Lavras, Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento e Prefeitura Municipal de Patos de Minas, a indicação, no início do mês de maio, das 13 personalidades mineiras que contribuem para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no Estado.
Os novos comendadores são:
Edison Soares Fernandes, Pecuarista e Empresário;
Geraldo Eleno Silveira Alves, Professor Titular da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Glênio Martins, Presidente da Emater-MG;
João Paulo Mello Rodrigues Sarmento, Diretor-Geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF);
Marcílio de Sousa Magalhães, Diretor-Geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA);
Marília Carvalho de Melo, Subsecretária de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
Moacil Alves de Souza, Professor, Pesquisador e Coordenador do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa;
Myriam Aparecida Guimarães Leal Alvisi, Auditora Fiscal Federal de Agropecuária (aposentada), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Laboratório Oficial de Análise de Sementes;
Natal José Fernandes, Produtor Rural e ex-prefeito de Presidente Olegário;
Pedro Cláudio Coutinho Leitão, Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
Ricardo Quadros Laughton, Presidente do Sindicato Rural de Montes Claros;
Tamio Sekita, Produtor Rural da Sekita Agronegócios;
Valder Steffen Júnior, Reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O prefeito José Eustáquio, em seu pronunciamento em nome do Município, destacou a história do patrono da Comenda, Antônio Secundino de São José, ressaltando a importância do trabalho do patense em relação ao melhoramento genético e ao milho híbrido. “Seu legado foi reconhecido com a instituição da comenda”, enfatizou. José Eustáquio, também lembrou o objetivo da criação da homenagem: “Visando a eternizar a memória de Antônio Secundino, o então Deputado Estadual Elmiro Alves do Nascimento apresentou um projeto de lei na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em 1991, criando a Comenda Antônio Secundino de São José, prontamente aprovado pelos seus pares e sancionado pelo governador, transformando-se na lei nº 10.573 de 30 de dezembro de 1991”, ressaltou o chefe do Executivo patense.
Vereadores patenses prestigiaram a solenidade, sendo que a Presidência da Casa esteve representada pela Vereadora Maria Beatriz de Castro Alves Savassi (Béia Savassi).
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.