Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social realiza primeira reunião do ano
Vereadores ouviram explicações do Secretário Municipal de Saúde, José Henrique Nunes, sobre o atendimento à população pela rede pública no Município de Patos de Minas.
A primeira reunião da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES) da Câmara Municipal em 2018, aconteceu no plenário, na última quinta-feira (01/02), às 14 horas. O objetivo do encontro foi ouvir explicações do Secretário Municipal de Saúde, José Henrique Nunes, sobre o quadro atual da saúde pública no Município de Patos de Minas. O titular da Secretaria de Saúde esteve acompanhado pelo Diretor de Atenção Básica, Marcelo Marques.
Além dos integrantes da comissão, Isaías Martins de Oliveira – Presidente, Mauri Sérgio Rodrigues (Mauri da JL) e Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota), também participaram os Vereadores Francisco Carlos Frechiani – Presidente da Câmara Municipal, Edimê Erlinda de Lima Avelar, João Batista Gonçalves (Cabo Batista), Maria Beatriz de Castro Alves Savassi (Béia Savassi), Otaviano Marques de Amorim, Vicente de Paula Sousa e Walter Geraldo de Araújo (Waltinho da Polícia Civil).
No início da sua fala, José Henrique Nunes fez um balanço geral relativo ao ano de 2017. Dentre os assuntos tratados, mereceram destaque a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) e a antiga unidade de saúde que funcionava na avenida Marabá.
A autoridade municipal informou, ainda, que a UPA mudou a classificação de Porte III para Porte VIII, de acordo com a portaria n° 10 do Ministério da Saúde, publicada no dia 3 de janeiro de 2017. Ou seja, com a nova portaria, a UPA de Patos de Minas teve que se adaptar e redefinir seu atendimento para casos que envolvam pequenas cirurgias (cortes mais profundos que necessitem de suturas) e casos específicos da área de ortopedia.
Outro fato discutido foi o problema ocorrido em janeiro entre a UPA e o HRAD, referente ao não atendimento de pacientes encaminhados pela UPA ao hospital da Fhemig. Depois de algumas reuniões, a Prefeitura e a direção do hospital chegaram a um acordo. De acordo com o Secretário de Saúde, o HRAD contratou um médico triagista e também está aceitando a triagem feita pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Entretanto, lembrou que os encaminhamentos são aqueles relacionados aos casos de fraturas expostas e quadros cirúrgicos.
Por solicitação dos Vereadores, José Henrique esclareceu que a antiga unidade de saúde da Avenida Marabá, denominada erradamente de UPA e composta de três blocos, atualmente tem um bloco destinado ao Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), e dois outros doados ao SAMU Regional.
“É relevante destacar que, por lei, um município não pode ter mais de uma UPA, assim, buscando solucionar a questão, apresentei um projeto de parceria, idealizado por mim, à direção da Fepam/Unipam, com a finalidade de criar um Centro Clínico Escola, para melhorar e ampliar o atendimento oferecido à população”.
Ao final, os Vereadores presentes se deram por satisfeitos quanto às respostas aos questionamentos. O Vereador Isaías Martins de Oliveira, Presidente da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social, finalizou agradecendo ao Secretário José Henrique Nunes, mas ressaltou que outras reuniões deverão ser programadas.
Autor: Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Patos de Minas.