Prefeitura mostra esforço para equilibrar as contas do Município de Patos de Minas
Audiência Pública apresenta as principais medidas adotadas para conter o déficit financeiro.
A Câmara Municipal de Patos de Minas realizou Audiência Pública nesta terça-feira (27/02), às 9 horas, ocasião em que os técnicos da Prefeitura Municipal apresentaram o Relatório de Gestão Fiscal e Resumido da Execução Orçamentária, relativo ao 3º quadrimestre de 2017, conforme prevê a Lei Complementar nº 101/2000, no seu artigo 9º, § 4º.
A apresentação das contas fiscais da Administração Municipal coube à Contadora Edna Rodrigues Pereira, com a participação da Secretária Municipal de Finanças e Orçamento, Marisa da Silva Peres, e da Controladora-Geral do Município, Gisele Cristina Pereira. Por sua vez, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, que também se fez presente na reunião, respondeu a perguntas e, ainda, explicou detalhes do relatório.
Os dados foram analisados pelos membros da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos (CFOT), Vereadores Otaviano Marques de Amorim (Presidente), João Bosco de Castro Borges - Bosquinho e Lásaro Borges de Oliveira. Igualmente participaram os Vereadores Francisco Carlos Frechiani - Presidente do Legislativo, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi, Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL, Sebastião Sousa de Almeida - Tião Mariano, Vicente de Paula Sousa e Walter Geraldo de Araújo - Waltinho da Polícia Civil.
Como ocorre nesse tipo de Audiência Pública, a Contadora do Legislativo Municipal, Adenísia de Leles Rodrigues, acompanhou a apresentação, juntamente com diversos secretários municipais e servidores do Executivo e do Legislativo.
Durante a exposição dos dados fiscais, foram muitos os questionamentos endereçados por parlamentares, incluindo críticas e sugestões sobre o controle de gastos e arrecadações exercido pela atual administração. O Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e a Secretária de Finanças e Orçamento, Maria da Silva Peres agradeceram as observações, ao mesmo tempo em que se manifestaram empenhados no sentido de aprimorar, cada vez mais, a máquina administrativa. Na oportunidade, o Chefe do Executivo fez questão de agradecer o empenho dos Vereadores quanto ao pronto recebimento, análise e votação dos projetos enviados à Casa Legislativa.
Quanto aos números apresentados, por se tratar de áreas prioritárias, é oportuno relacionar os gastos nas áreas da saúde e da educação. Assim, o demonstrativo da aplicação em saúde, no ano de 2017, aponta um total de R$ 145.360.666,47. Já o valor aplicado em educação, perfaz o total de R$ 75.024.152,16. Os demais valores poderão ser conhecidos por todos, a partir dos quadros em anexo, nos quais também podem ser encontradas as “principais medidas adotadas para correção do déficit financeiro”.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.