Ferramentas de acessibilidade

Agentes de Saúde e de Combate às Endemias voltam a se reunir na Câmara Municipal

Os servidores querem que o Executivo reconheça o direito ao reajuste, pelo qual esperam há quatro anos.

 

A questão do reajuste salarial de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foi novamente tema de discussão na Câmara Municipal de Patos de Minas. Desta vez, o assunto foi abordado em uma reunião organizada pelo Vereador Lásaro Borges de Oliveira, que atualmente preside a Comissão de Participação Popular (CPP) e a Comissão de Política Rural e Administração dos Distritos (CPRAD). O encontro se deu no plenário da Câmara Municipal, às 10 horas da última terça-feira (06/03).

Buscando esclarecer a legislação que regula as referidas atividades e, ao mesmo, sensibilizar o Executivo Municipal, foram convidados os principais interessados, que são os agentes, e ainda, os representantes do Executivo - o Procurador-Geral do Município, Jadir Souto Ferreira, e a Secretária Municipal de Saúde, Denise Maria da Fonseca -, o advogado representante do Sind-Saúde de Minas Gerais, Vinícius Vieira Pinto, e os advogados Arnaldo Queiroz de Melo e Ronaldo Costa, de Patos de Minas.

A reunião também contou com a participação dos Vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Otaviano Marques de Amorim e Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil.

Ao abrir a reunião, o Vereador Lásaro Borges informou que os agentes não têm reajuste há quatro anos e recebem abaixo do piso salarial do Município. Em seguida, passou a palavra ao Procurador Jadir Souto Ferreira, que justificou que o Município não conta com mecanismos para atender, no momento, a reivindicação da categoria.

Jadir Souto explicou que os agentes de saúde e os agentes de endemias não recebem os reajustes oferecidos aos servidores porque eles são regulados por uma lei federal e o Município não conta com recursos para equiparar os vencimentos das duas categorias. Ainda assim, confirmou que o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves está interessado numa solução e envidando esforços nesse sentido.

Convidado a se manifestar, o advogado Arnaldo Queiroz de Melo Júnior, que já ocupou o cargo de Procurador-Geral do Município, afirmou, categoricamente, que o Município não só pode, como deve estender os reajustes aos agentes de saúde e aos agentes de endemias. Para ele, a Constituição Federal garante que os servidores sejam tratados de forma igual, e a lei municipal não confronta, e sim complementa, a lei federal que trata da matéria. Citou, inclusive, a Lei Complementar nº 445, artigo 3º, § 2º, que estabelece que “...nenhum servidor deve receber salário menor que o menor piso salarial pago ao servidor municipal...”.

O advogado disse, ainda, que, no seu entendimento, a legislação federal estabelece um piso mínimo para a categoria, por sinal custeado pelos cofres da União, e não impede a complementação desse piso com recursos do Município. E observou que, caso o reajuste não seja oferecido pelo Executivo, os agentes de saúde e de endemias deverão recorrer ao Judiciário.

Na sequência, todos os demais integrantes da mesa se pronunciaram, inclusive os demais Vereadores presentes, que consideram justa a reivindicação, desde que haja disponibilidade financeira para tal. O advogado e representante do Sind-Saúde, Vinícius Vieira, confirmou que a lei municipal já regulamentou o reajuste e salientou que os cerca de 400 agentes que trabalham no Município de Patos de Minas contam o atendimento da reivindicação, observando a isonomia em relação aos demais servidores, e considerando o longo tempo de espera.

Segundo informou o Vereador Lásaro Borges de Oliveira, haverá um novo encontro com o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. O parlamentar lembrou que é melhor um acordo que a judicialização do caso, e finalizou: “Se preciso for, faremos uma nova reunião com os agentes no dia 26 de março e, em último caso, recorreremos à justiça. Entretanto, confio na sensibilidade do Prefeito José Eustáquio”.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09
foto10
foto10 foto10
foto11
foto11 foto11
foto12
foto12 foto12
foto13
foto13 foto13
foto14
foto14 foto14
foto15
foto15 foto15
foto16
foto16 foto16

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa