Legislativo Municipal comemora o Dia Internacional da Mulher com entrega da Medalha “Coracy Affonso de Castro Alves”
Familiares e amigos compareceram à Câmara Municipal para prestigiar as mulheres homenageadas.
Como se dá anualmente no mês de março, a Câmara Municipal de Patos de Minas realizou a sessão especial para entrega da Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. Desta vez, a homenagem, realizada no plenário, coube a 16 mulheres que se destacaram em nosso Município, em diversos setores de atividade.
A sessão, realizada na quinta-feira (08/03), às 18h30, foi presidida pelo 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal, Vereador David Antônio Sanches (David Balla), uma vez que o Presidente Francisco Carlos Frechiani não pôde estar presente. A mesa de autoridades também contou a participação do Vice-Prefeito de Patos de Minas, Paulo Roberto Mota; do 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal, Vereador Lásaro Borges de Oliveira; do 1º Secretário da Câmara Municipal, Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior,e da2ª Secretária da Câmara Municipal, Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota).
As homenageadas foram recepcionadas na entrada do plenário pela Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, e conduzidas aos lugares a elas reservados.
Após a abertura oficial da sessão especial, feita pelo Vice-Presidente, Vereador David Antônio Sanches – David Balla, houve aexecução do Hino Nacional, e, em seguida, do Hino a Patos de Minas. Logo após, a saudação do presidente da mesa, que se assim se expressou:
“É com muita satisfação que a Câmara Municipal de Patos de Minas presta homenagem às senhoras que representam as mulheres vencedoras, dedicadas, sensíveis e corajosas, que se destacam em nossa sociedade pelos serviços prestados e pelos exemplos que são. É histórica e bastante reconhecida a influência feminina no desenvolvimento da humanidade. As últimas décadas foram marcadas por profundas transformações que impactaram na vida da mulher. O Dia da Mulher é, pois, uma forma de reconhecimento e celebração das conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres. Portanto, parabéns pelo Dia Internacional da Mulher às homenageadas da noite, a todas as mulheres aqui presentes e a todas as mulheres de nossa cidade”.
Essa reunião da Câmara Municipal de Patos de Minas se dá cumprimento ao disposto nos Decretos Legislativos nº. 042, de 1997, e nº 559, de 2012. O primeiro, de autoria das Vereadoras Edimê Erlinda de Lima Avelar e Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi e dos então Vereadores Pedro Lucas Rodrigues e João Ricardo de Oliveira, “Cria a Medalha de Mérito em comemoração do Dia Internacional da Mulher”. O segundo, de autoria da Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, denomina a Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”.
À título de informação, Coracy Affonso de Castro Alves nasceu na cidade de Patos de Minas, no dia 18 de maio de 1924. É filha de Abner Affonso de Castro e Iracema Maciel de Castro. Casou-se, aos vinte anos de idade, com Sebastião Alves do Nascimento, Binga, com quem teve seis filhos: Elmiro Nascimento, Maria Beatriz – Béia Savassi, Maria Tereza, Maria Lúcia, Maria Regina e Maria de Fátima. Sempre solícita, Dona Coracy dedicou sua vida às causas sociais, sendo uma das idealizadoras e membro integrante da comissão organizadora da 1ª Festa Nacional do Milho em Patos de Minas, realizada em maio de 1959. Faleceu em Patos de Minas, no dia 24 de maio de 2007.
Quanto à medalha de mérito, que leva o nome de Dona Coracy, esta é confeccionada em formato circunferencial, medindo seis centímetros de diâmetro, contendo ao centro o símbolo biológico da mulher e, na borda, a seguinte inscrição: Dia Internacional da Mulher – 2018. No verso da medalha, contêm os seguintes dizeres: Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves” conferida pela Câmara Municipal de Patos de Minas – 8/3/2018.
A seguir, relacionamos as mulheres homenageadas este ano, bem como os respectivos Vereadores que as indicaram:
- Ana Maria Mariel de Melo e Araújo – João Bosco de Castro Borges – Bosquinho.
- Antônia Maria da Conceição – Paulo Augusto Corrêa – Paulinho do Sintrasp.
- Cíntia Gomes da Costa e Silva – Otaviano Marques de Amorim
- Guiomar Carolina de Lacerda – Vicente de Paula Sousa
- Laíde Maria de Carvalho Santos – Braz Paulo de Oliveira Júnior
- Laura Ferreira Viana – Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL.
- Lázara Maria de Araújo Lima – Lásaro Borges de Oliveira
- Luciane Santos da Silva – Nivaldo Tavares dos Santos
- Maria Beatriz Corrêa Rodrigues – David Antônio Sanches – David Balla.
- Maria Dalva Saturnino Mota – Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota.
- Maria Eli da Silva Pereira – Isaías Martins de Oliveira
- Maria Madalena Palhares Silva – Edimê Erlinda de Lima Avelar
- Maria Rosa Neta Araújo – Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil.
- Nayara Francielle de Castro – João Batista Gonçalves – Cabo Batista.
- Nilse Franco de Oliveira Mello – Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi.
- Noemi Romero Augusto de Magalhães Portilho – Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano.
Na fase dos discursos, o primeiro a falar foi o Vice-Prefeito Municipal, Paulo Roberto Mota. Ao iniciar, justificou a ausência do Prefeito. Confessou que não é de memorizar datas, mas que, naquela manhã, lembrou-se de que era o Dia Internacional da Mulher. Disse que “foi Deus quem criou a mulher, que é sagrada pois é ela quem cuida do berço, quem normalmente ficam com os filhos em batalha judicial, quem segura o matrimônio em crises no casamento, dentre tantas outras coisas”. .Ao ouvir os currículos, constatei que cada uma tem a sua história e o motivo de estar aqui. A minha calma e paciência advém de minha mãe. O Município de Patos de Minas agradece a Deus por ter criado as mulheres”. Paulo Mota também destacou a homenageada do Vereador Mauri da JL, a Senhorita Laura Viana, e por meio dela deixou um abraço a todas as demais homenageadas. E finalizou: “Homenageadas, parabéns pela sua história e pela homenagem. Vereadores, parabéns pela escolha das homenageadas e por esta solenidade”.
Para falar como representante das homenageadas, foi convidada a senhora Maria Madalena Palhares Silva. Uma parte do seu discurso, foi dedicada a relatar um pouco da sua história, ressaltando a importância da mãe, viúva e com 6 filhos criados com muito amor, e citando fatos que marcaram a sua vida, as dificuldades enfrentadas desde a infância até a época da faculdade. Maria Madalena queria trabalhar, mas não tinha oportunidade, até que, finalmente, conseguiu a tão sonhada vaga para lecionar em escola da zona rural do município de Lagoa Formosa. Depois disso, nunca mais parou. Continuou os estudos até pós graduar-se. Trabalhou em diversos cargos nas escolas, até passar no concurso de supervisora da Rede Municipal de Ensino, trajetória difícil, mas que a enche de orgulho.
Continuando, a representante das homenageadas falou sobre o significado do Dia Internacional da Mulher, que, ouvindo as histórias das agraciadas, se identificou em vários momentos com elas. Finalmente, agradeceu em nome de todas, a linda homenagem, e desejou felicidade em dobro à filha Pollyana Palhares, que também estava recebendo uma homenagem naquele momento em outra cidade. Encerrou pedindo licença para estender a homenagem a todas as mulheres do educandário onde trabalha.
A Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota, encerrou a fase de pronunciamentos, como oradora oficial, em nome da Câmara Municipal. Após os cumprimentos de praxe, declamou um belo poema de Cora Coralina, que fala da garra e do otimismo da mulher. E prosseguiu: “Quero começar dizendo que é uma honra ter sido escolhida para falar em nome do Legislativo patense a vocês, mulheres homenageadas. Volto meu pensamento à mulher que empresta seu nome a esta honraria: Coracy Affonso de Castro Alves. A ela, mulher digna, que espalhou o bem enquanto viveu, a minha homenagem póstuma”.
Em seguida, citou fatos históricos relativos à data, e prosseguiu: “A luta das mulheres por condição de igualdade começou há muitos anos e até hoje buscamos nosso espaço. Atualmente, existem mais de 1.700 propostas ligadas aos direitos da mulher em tramitação na Câmara e no Senado. São muitos obstáculos a serem vencidos e muitas conquistas haverão de ser celebradas. E assim, vamos subindo cada degrau, até chegar ao topo. Nós, mulheres, devemos sempre lutar pelos nossos direitos, pelo respeito e o reconhecimento da sociedade como um todo, mas não devemos esquecer das nossas obrigações. Precisamos lutar por um lugar ao sol, mas não devemos ser sombra para os outros, muito menos sombra dos outros. Não podemos esquecer que a nossa inteligência e a nossa competência é que abrirão nossos caminhos. Não queremos nada de graça, apenas a liberação do caminho por onde passaremos rumo à felicidade que almejamos. A mulher não deve querer ser melhor que o homem. Apenas igual. O que importa, é que Deus nos deu a capacidade de sonhar e o poder de realizar. Vamos espalhar amor, vamos contaminar o mundo e mudar a realidade que não nos favorece. Nossos filhos e netos estão a esperar o nosso exemplo, sejamos parceiros dos nossos maridos. Preparemos a nossa velhice para curtimos o sentimento do dever cumprido e colhermos os frutos do que plantamos de melhor nessa vida.
Neste momento, quero reverenciar as homenageadas, indicadas por nós, Vereadoras e Vereadores. O currículo de cada uma, demonstra o quanto vocês representam para a sociedade em que vivem. São mulheres que ocupam um lugar na comunidade com merecimento, que são referências e exemplos, verdadeiras lições de vida”.
Na sequência, citou o nome das homenageadas, destacou um pequeno trecho do currículo de cada uma delas, e encerrou, com as seguintes palavras: “Caras homenageadas, o fato de estarem aqui demonstra o papel de cada uma de vocês na sociedade. Vocês representam todas as mulheres mães, esposas, filhas, amigas e trabalhadoras. Recebam o carinho da Câmara Municipal de Patos de Minas. Hoje é dia de celebrar as conquistas e atentarmos para um futuro cada vez mais igualitário e justo. Me despeço com as palavras de Ângela Cavalcante:
Mulher é mesmo interessante...
Mesmo brava, é linda
Mesmo alegre, chora
Mesmo tímida, comemora
Mesmo apaixonada, ignora
Mesmo frágil, é poderosa!
Parabéns, felicidade a todas. Viva as mulheres e uma boa noite!”
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.