Vereadores se reúnem com Secretário de Agricultura para discutir a situação das estradas rurais
Dentre os problemas apontados, estão a precariedade das máquinas, o tempo de deslocamento de pessoal e questões de licitação.
Vereadores e servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável se reuniram nessa terça-feira (13/03), no período da tarde, no plenarinho da Câmara Municipal, para analisar a situação das estradas na zona rural de Patos de Minas. A infraestrutura disponível para a manutenção dessas estradas foi o principal ponto debatido.
A convite do Vereador Isaías Martins de Oliveira, estiveram presentes na reunião o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável, João Paulo Rodrigues Ferreira, o Diretor de Indústria e Comércio, Fernando Porto, e os parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, Edimê Erlinda de Lima Avelar, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Nivaldo Tavares dos Santos, Otaviano Marques de Amorim, Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano e Vicente de Paula Sousa.
Na ocasião, o principal questionamento foi acerca da infraestrutura decadente da Administração Municipal para a manutenção das estradas, visto que as máquinas são antigas e se encontram em péssimo estado de conservação. Outro ponto indagado foi sobre a demora para se restaurar algumas estradas.
Por sua vez, o Secretário de Agricultura, João Paulo Rodrigues esclareceu que, com a divisão das secretarias de obras públicas e agricultura, houve também a redistribuição das máquinas e, com isso, as equipes destinadas a atender a zona rural diminuíram. Segundo João Paulo, atualmente apenas quatro equipes estão em operação.
Também foi abordada a carga horária de 6 horas diárias dos servidores públicos. O secretário ressaltou que, no ambiente rural, essa carga horária não funciona, pois deve ser levado em consideração o tempo de deslocamento de ida e volta. De acordo com ele, o ideal seria voltar a pagar as horas extras, para que os servidores trabalhassem o período necessário no dia/semana e entregassem o serviço à comunidade rural no tempo adequado.
Na oportunidade, discutiu-se, ainda, problemas com as licitações. João Paulo disse que o processo é muito demorado, citando um exemplo real: “Estamos há dois meses tentando terceirizar três caminhões e o processo está parado”. De acordo com o secretário, existe a Portaria n° 1.211, 26 de maio de 2017, que diz respeito às verbas do governo federal destinadas às estradas rurais. Nesse sentido, a Prefeitura está tentando conseguir a transferência de recursos federais, de modo a possibilitar a terceirização ou aquisição de equipamentos. A solução do problema, segundo João Paulo, seria a compra de máquinas como tratores, caminhões, retroescavadeiras, dentre outras.
Na próxima quinta-feira (15/03), os vereadores se reunirão com o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, para tratar dos problemas enfrentados pela Secretaria de Agricultura.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas