Programa Internet para Todos é lançado em Patos de Minas
Ministro Gilberto Kassab esteve na cidade, onde se reuniu com prefeitos de municípios integrantes da Amapar.
O Município de Patos de Minas foi inserido no programa Internet para Todos, durante solenidade realizada na tarde do último sábado (17/03), no auditório E do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). O lançamento foi feito pelo Ministro Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Prefeitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (Amapar) estiveram presentes, com o objetivo de aderir ao programa. Na oportunidade, foram passadas todas as informações relativas à operacionalidade e à importância da iniciativa governamental.
Durante a solenidade, o Ministro Gilberto Kassab esteve acompanhado do Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues; do Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Francisco Carlos Frechiani; do Prefeito da cidade de Tiros, e atual Presidente da Amapar, Júlio André de Oliveira; do ex-Prefeito de Patos de Minas e ex-Deputado Federal, José Humberto Soares, atual Gerente de Governança da Telebrás; do Secretário-Geral da Fepam/Unipam, Professor Alan Santos de Oliveira (representando o Reitor Professor Milton Roberto de Castro Teixeira) e do Assessor da Presidência da Telebrás, Alex Sandro Magalhães.
Políticos, secretários municipais, professores, alunos do Unipam, empresários e dirigentes de entidades locais compuseram o público presente ao ato de assinatura do convênio. Participaram, ainda, os Vereadores Otaviano Marques de Amorim, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano, e Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL.
Coube ao assessor da Presidência da Telebrás, Alex Sandro Magalhães, a apresentação do programa Internet para Todos. Ele explicou que as conexões serão feitas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017 e com previsão de 18 anos de vida útil. Um dos objetivos do satélite é “reduzir as desigualdades do Brasil, com o provimento de serviços de internet de alta qualidade para 100% do território nacional como parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL)”.
O Internet para Todos ampliará a cobertura de banda larga no Brasil, levando acesso diretamente à população atualmente desatendida, utilizando-se do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Isso permitirá a oportunidade de contratar os serviços em condições justas e razoáveis, abaixo dos valores praticados atualmente pelo mercado. O Gesac oferece conexão à internet em banda larga – por via terrestre e satelital – a telecentros, escolas, hospitais e postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, de forma gratuita.
Na abertura da solenidade, o Ministro Gilberto Kassab foi saudado pelo Presidente da Amapar, Júlio André de Oliveira. Na sequência, o ministro teceu considerações sobre a importância do programa e o esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet banda larga no país. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos estimados em R$ 2,7 bilhões.
Após o ato de assinatura de convênios, o Gerente de Governança da Telebrás, José Humberto Soares, realçou o benefício do Internet para Todos nas camadas mais pobres e mesmo nas escolas e população do meio rural. Agradeceu ao Ministro Gilberto Kassab e lembrou que há muitos anos Patos de Minas não recebia a visita de um ministro de estado.
No encerramento da solenidade, houve o pronunciamento do Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, que enfatizou o trabalho realizado pelo MCTIC no intuito de beneficiar a população, de modo especial as camadas mais distantes do centro urbano. “A iniciativa é bem-vinda e será muito útil especialmente para as escolas rurais, onde a conexão com a internet é de grande necessidade, pois são atualmente oito escolas rurais distribuídas em sete distritos. A área da saúde também ganha, pois poderá informatizar os procedimentos, já que são 180 quilômetros de distância entre os distritos no município”, completou.
Expressando a gentileza da gente patense e a satisfação pela inserção do Município no programa, o Prefeito José Eustáquio ofertou uma cesta de produtos de origem local ao Ministro Gilberto Kassab.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.