Ferramentas de acessibilidade

“Prevenção de recaída” é tema de capacitação na Câmara Municipal

 O Projeto faz parte de um conjunto de ações integradas de políticas sobre drogas, de iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas e da Escola Integrada de Segurança Pública.

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SUPOD) e da Escola Integrada de Segurança Pública promoveu, na tarde desta quinta-feira (14/06), no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, o evento “Capacitação em Prevenção de Recaída”. Além do apoio do Legislativo patense, o evento também contou com a parceria da Associação “Amor Exigente” e do Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD). 

Ministrada pelo Psicólogo e Assessor de Gabinete Luciano Pinheiro, a capacitação consiste em um conjunto de atividades estruturadas que visa à identificação de situações de risco para o uso de álcool e outras drogas e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. Para tal, busca-se o desenvolvimento de habilidades, fatores de proteção e modificações no estilo de vida, com o objetivo de que o usuário possa evitar a ter os mesmos hábitos de antes e, assim, ter uma melhor qualidade de vida.

A galeria do plenário ficou lotada de profissionais, monitores, coordenadores, voluntários e interessados que lidam com o dependente químico e usuário abusivo. Também estiveram presentes os Vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior, João Batista Gonçalves - Cabo Batista, Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota e Otaviano Marques de Amorim. Além da apresentação em slides e da apostila do curso, os participantes tiveram momentos de bate-papo com o palestrante e puderam sanar as suas dúvidas sobre o assunto.

De acordo com Luciano Pinheiro, essa capacitação consiste em o próprio usuário detectar a sua situação de risco e desenvolver estratégias de enfrentamento, com o auxílio de vários exercícios e atividades apresentadas no curso. Nesse processo, “o usuário é seu próprio terapeuta e desenvolve muito a capacidade de autonomia da pessoa”, explicou. O Psicólogo complementou que um dos objetivos do curso é capacitar os profissionais que lidam com os dependentes químicos, para que sejam facilitadores e, dessa maneira, apresentem essas ferramentas aos usuários.

A equipe da SUPOD vem realizando, desde o ano passado, em todo o Estado, ações de cunho preventivo para auxiliar os Municípios em suas demandas referente às políticas sobre drogas. Segundo Luciano Pinheiro, Patos de Minas faz parte de uma Região Integrada de Segurança Pública (RISP) que foi escolhida para receber o projeto por ser uma cidade polo, com possibilidade de abrangência a outros municípios vizinhos. “Aproximadamente 10 Municípios mineiros já foram contemplados e a ideia é expandir a iniciativa para outras RISPs”, concluiu. 

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa