Vereadores estudantis tomam posse na Câmara Municipal de Patos de Minas
Durante Reunião Ordinária, os integrantes do Parlamento Jovem 2018 foram empossados e vão vivenciar a rotina parlamentar como Vereadores estudantis.
O Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Francisco Carlos Frechiani, empossou, durante Reunião Ordinária dessa quinta-feira (21/06), os 17 Vereadores estudantis integrantes do Parlamento Jovem de 2018.
Além dos Parlamentares patenses, a cerimônia contou com a presença, na Mesa de Honra, do Assessor Institucional e Ouvidor Geral do Município, Milton Romero Rocha Sousa, representando o Poder Executivo Municipal. Membros das escolas do Município bem como amigos e familiares lotaram a galeria do plenário, para prestigiar a posse dos jovens parlamentares que vivenciarão a rotina de trabalho de um vereador nos próximos meses.
Em Patos de Minas, o Parlamento Jovem está sob a coordenação da Comissão de Participação Popular, integrada pelos Vereadores Lásaro Borges de Oliveira (Presidente), João Batista Gonçalves - Cabo Batista e Paulo Augusto Corrêa - Paulinho do Sintrasp, e tem como suplentes os Vereadores David Antônio Sanches - David Balla e Sebastião de Sousa Almeida - Tião Mariano.
Ato de Posse
Um de cada vez, os 17 Vereadores estudantis foram à frente no parlatório, momento em que prestaram o seu compromisso e assinaram o termo de posse. Já empossados, o Presidente Francisco Frechiani anunciou a seguinte composição da Mesa Diretora, realizada previamente entre os próprios estudantes:
- Presidente: Emily Rayelle de Oliveira Silva;
- 1ª Vice-Presidente: Marilia Gabriela da Silva Correa;
- 2ª Vice-presidente: Bruna Caetano da Silva;
- 1º Secretário: Marcos Antônio Pereira da Silva;
- 2ª Secretária: Dyovanna Cristina Passos Ferreira.
Pronunciamentos
Na oportunidade, a Presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, Emily Rayelle de Oliveira Silva, da EE Deiró Eunápio Borges, discursou sobre a sua satisfação e dos demais estudantes de fazer parte desse projeto e sobre as atividades que irão desenvolver durante o programa.
Na sequência, representando o Executivo Municipal, Milton Romero Rocha Sousa fez uso da palavra para explanar sobre a importância do Parlamento Jovem na formação de jovens na política e discorreu brevemente sobre sua experiência na fundação da Escola do Legislativo, como primeiro diretor.
Por fim, em nome da Comissão de Participação Popular, a Vereadora Maria Beatriz de Castro Alves Savassi desejou sorte aos recém-empossados e falou da importância da participação dos jovens na política atual.
Veja a lista com os nomes dos membros oficiais do Parlamento Jovem 2018:
- Bruna Caetano da Silva, da Escola Estadual Santa Terezinha;
- Camila Natalia Pereira Nascimento, da Escola Estadual Dona Guiomar de Melo;
- Dyovanna Cristina Passos Ferreira, do Colégio Fonseca Rodrigues;
- Emily Rayelle de Oliveira Silva, da Escola Estadual Deiró Eunápio Borges;
- Erika Santos de Camargos, da Escola Estadual Marcolino de Barros;
- Gustavo de Paula Santos, da Escola Municipal Prefeito Jaques Corrêa da Costa;
- Júlia Cristina Pereira Dias, da Escola Estadual Adelaide Maciel;
- Marcos Antônio Pereira da Silva, daEscola Estadual Doutor Paulo Borges;
- Maria Eduarda da Silva, da Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco;
- Maria Eduarda Resende Cruz, doColégio Fonseca Rodrigues;
- Marilia Gabriela da Silva Correa, da Escola Estadual Santa Terezinha;
- Mateus Vitor da Silva, da Escola Municipal Prefeito Jacques Correa da Costa;
- Otavio Amorim Costa, do Colégio Marista;
- Pablo Tavares de Freitas, da Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco;
- Rafaela Aparecida Pereira Lima, da Escola Estadual Doutor Paulo Borges;
- Sthael Sthéfany Silva, do Colégio Marista;
- Sthéfany Fernandes dos Reis, da Escola Estadual Marcolino de Barros.
O Projeto
Instituído pela Resolução da Câmara Municipal nº 266, de 11 de julho de 2011, originada de Projeto de Resolução de autoria do ex-Vereador Sílvio Gomes de Deus, o Parlamento Jovem é um projeto de participação dos alunos regularmente matriculados e frequentes nos últimos anos de escolaridade do ensino fundamental e em todos os anos de escolaridade do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral, realizado sob a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino integrantes da rede pública e particular.
O Projeto tem por objetivo geral incentivar a comunidade estudantil a se organizar como sociedade civil e participar da vida política da cidade de Patos de Minas e do país. A composição do Parlamento Jovem compreende todos os alunos escolhidos pela Comissão de Participação Popular juntamente com a direção das escolas. Dessa forma, tanto os titulares empossados quanto os suplentes fazem parte do projeto e participarão de todas as atividades desenvolvidas no âmbito da Câmara Municipal.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.