População rural participa de mais uma Audiência Pública para revisão do Plano Diretor
Moradores de diferentes comunidades rurais relataram ao poder público as principais demandas de cada localidade e solicitaram providências.
A sede da Secretaria Municipal de Educação foi palco da décima Audiência Pública de revisão do Plano Diretor de Patos de Minas, realizada na tarde da última quarta-feira (11/07). Desta vez, o encontro foi direcionado aos moradores das comunidades rurais de Angá, Aragão, Açude Canavial, Baixadinha, Barreiro, Colônia Agrícola, Baianos/Café Patense, Porto das Posses, Capela das Posses, Onça, Bebedouro das Posses, Mata Burros, Sertãozinho, Ribeirão da Cota, Arraial dos Afonsos e Ponto Chic.
Na ocasião, a Câmara Municipal de Patos de Minas esteve representada pelos Vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar e Otaviano Marques de Amorim, que, colocando-se à disposição da sociedade, falaram da importância da revisão do plano e da participação da comunidade para a construção de um Município com mais qualidade de vida para a população. Também estiveram presentes os parlamentares Isaías Martins de Oliveira; João Batista Gonçalves – Cabo Batista; Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi; e Nivaldo Tavares dos Santos.
Os moradores foram divididos em grupos e apresentaram as principais demandas de cada localidade. Segundo eles, as necessidades mais recorrentes são:
- manutenção das estradas rurais, que se encontram em condições ruins;
- implantação de telefonia e internet de qualidade;
- mais agilidade nos processos e encaminhamentos da saúde;
- construção de bolsões;
- mais investimentos em segurança pública, com efetivo patrulhamento na zona rural;
- implantação de academias ao ar livre;
- inclusão digital na zona rural;
- criação e execução constante de projetos culturais e sociais para as comunidades;
- tratamento de água mais eficiente e adequado para o consumo humano (grande reclamação de água contaminada);
- melhoria da iluminação pública;
- regularização dos chacreamentos irregulares; e
- análise da situação do transporte escolar, principalmente com relação aos horários e à distância percorrida pelos alunos.
Além disso, os moradores das localidades solicitaram ao poder público, especialmente aos representantes do Poder Executivo e Legislativo Municipais, maior presença e participação na zona rural, a fim de conheceremin loco os problemas das comunidades e resolverem as diversas necessidades junto à população local.
As sugestões expostas pelos moradores serão sistematizadas e, posteriormente, apresentadas em nova audiência, para então ser elaborado pela Prefeitura o Projeto de Lei final, que será encaminhado para discussão e votação na Câmara Municipal.
Próxima Audiência Pública
A próxima Audiência Pública da zona rural está agendada para o dia 18 de julho, às 13 horas, no Centro Comunitário de Bom Sucesso, abrangendo as comunidades de Bom Sucesso, Major Porto, Horizonte Alegre, Três Porteiras, Santa Maria, Moreiras, Cabeceira do Chumbo, Vertentes, Cabeceira do Areado, Serra da Quina e Serra Grande. A população é convidada a participar e contribuir com sugestões de melhorias.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.