Programa Viva a Vida amplia a prevenção ao câncer de mama
No intuito de promover a redução das taxas de incidência da mortalidade por câncer de mama, que em Minas Gerais continuam elevadas, o Governo de Minas lançou uma nova ação integral à saúde da mulher – o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, que integra o Programa Viva a Vida. A informação é do Secretário de Estado de Saúde e Gestor do SUS/MG, Antônio Jorge de Souza Marques.
Constitui objetivo do Programa promover a redução da mortalidade causada por esse tipo de câncer, de forma a facilitar o acesso à mamografia, o que agiliza a definição diagnóstica no tratamento das pacientes com câncer de mama. De acordo com o Secretário, “trata-se de uma iniciativa inédita, pois até então, a faixa etária determinada para o rastreamento desse câncer é de 50 a 69 anos; por conseguinte, o Programa amplia, em Minas Gerais, a faixa etária para 45 a 69 anos. Essa decisão torna-se de suma importância uma vez que a idade constitui o fator de risco mais determinante da doença”.
O Secretário de Estado de Saúde espera ainda que a população-alvo da ação seja devidamente informada, para que, dessa forma, possa usufruir dos ganhos inerentes ao Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama. Além disso, a expectativa do Governo de Minas é a de que o Poder Público Municipal também se empenhe em fazer com que o objetivo do Programa seja alcançado, isto é, reduzir as taxas de mortalidade ora registradas em Minas Gerais.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas