A comemoração do aniversário de Patos de Minas se consolidou como uma das mais significativas atrações da programação oficial da Festa Nacional do Milho.
A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura Municipal organizou a Sessão Cívica do dia 24 de maio comemorativa do 127º aniversário da cidade de Patos de Minas. Este ano, a solenidade voltou a ser realizada em frente ao Palácio Filomena de Macedo Melo, antiga sede da Prefeitura.
O hasteamento das bandeiras, ao som do Hino Nacional executado pela banda de música da 10ª Região Militar, teve como convidados especiais o ex-prefeito Antônio do Vale Ramos (Bandeira do Brasil), o deputado Hely Tarquínio (Bandeira de Minas Gerais) e o ex-prefeito Dácio Pereira da Fonseca (Bandeira do Município de Patos de Minas). Na ocasião, houve a apresentação do Hino a Patos, também com a participação da Banda de Música.
Coube ao vice-prefeito Paulo Roberto Mota o discurso oficial em nome do Executivo Municipal, com referências históricas da cidade e dados atuais que atestam o desenvolvimento e a pujança de Patos de Minas. A data de 24 de maio de 2019 marcou a comemoração dos 127 anos de elevação da Vila de Santo Antônio dos Patos à categoria de cidade. O ex-prefeito Elmiro Alves do Nascimento foi convidado a se pronunciar em nome dos ex-chefes do Poder Executivo municipal.
Na sequência da programação, foram apresentados números musicais por crianças de escolas municipais, canto do “Parabéns a Você” e, finalmente, servido o bolo de aniversário às pessoas presentes ao ato cívico, em comemoração do Dia Nacional do Milho. A Câmara Municipal esteve representada pelo seu presidente, o vereador Vicente de Paula Sousa.
Encerrado o ato cívico, todos foram convidados para acompanhar o tradicional Desfile Cívico, Militar e Estudantil. As diversas escolas participantes usaram muita criatividade para abordar o tema deste ano: Sustentabilidade. Além de muito organizado, o desfile teve objetividade, beleza, qualidade técnica e artística, destacou o que a cidade tem de melhor, e ressaltou importantes componentes históricos. O público lotou as calçadas da Avenida Getúlio Vargas e só se dispersou após o encerramento, por volta das onze e meia da manhã.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.