A queda do índice de criminalidade no Estado e na região deu o tom das comemorações.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) completou, no dia 09 de junho, 244 anos de criação. Para celebrar o aniversário da instituição, considerada patrimônio do povo mineiro, vários eventos foram programados para serem realizados ao longo desta semana em todas as regiões de Minas.
Na manhã dessa terça-feira (11/06), foi realizada, no pátio da Décima Região da Polícia Militar, a solenidade de comemoração dos 244 anos da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e dos 22 anos da Décima Região da Polícia Militar. Na ocasião, cumpriu-se o protocolo oficial com a leitura da Ordem do Dia do Comando-Geral da PMMG, homenagem à Bandeira Nacional, execuções musicais pela Banda Militar, homenagens especiais com entrega da Medalha de Mérito Profissional a diversos militares que se destacaram no desempenho de suas atividades e da Medalha Alferes Tiradentes, a mais alta comenda oferecida pela Polícia Militar de Minas Gerais, em reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços à corporação e à sociedade.
Em seu discurso, o comandante da Décima Região da Polícia Militar, coronel Wladimir Soares Ferreira, citou referências feitas pelo comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne Gomes da Silva, em relação ao bom desempenho da corporação em todo o Estado de Minas Gerais, como a redução da criminalidade, o implemento de mais presença policial nas ruas e no meio rural, além do aumento da sensação de segurança. Waldimir Ferreira também citou um dado considerado por ele muito importante, qual seja, a expressiva queda do índice de criminalidade na região abrangida pela 10ª RPM. Para ele, muito em breve a área polarizada por Patos de Minas estará ocupando o primeiro lugar, no que tange ao mais baixo índice de criminalidade.
Um grupo de policiais da reserva que serviram em Patos de Minas também recebeu homenagens do comando da Décima Região. O cerimonial fez referência à data de 3 de junho, Dia do Policial da Reserva. Um desfile com os participantes da solenidade, incluindo a Banda de Música e algumas viaturas, fechou as comemorações.
Os três poderes compuseram o dispositivo oficial: o prefeito municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, pelo Poder Executivo; o juiz de direito José Humberto da Silveira, pelo Poder Judiciário, e o vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista, representando a Presidência do Poder Legislativo Municipal.
A Polícia Militar de Minas Gerais, cuja sigla é PMMG, foi criada a 9 de junho de 1775. Patrono: Alferes Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes. Lema: Nossa Profissão, sua vida. Efetivo: 73 mil PMs. Comandante-Geral: coronel Giovanne Gomes da Silva. Comandante da 10ª Região da Polícia Militar: coronel Waldimir Soares Ferreira. Comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar: tenente-coronel Rogério Gonçalves Caixeta.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.