Ferramentas de acessibilidade

Discriminação Étnico-Racial é tema da 6ª reunião do Parlamento Jovem

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, mediante o desenvolvimento de atividades e troca de conhecimentos, trabalha o tema em consonância com o conteúdo proposto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2019.

Com a participação de 11 integrantes, foi realizada, nessa quinta-feira (29/08), a 6ª Reunião Ordinária do Parlamento Jovem 2019, no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, ocasião em que convidados com amplos conhecimentos palestraram para os vereadores estudantis, abordando o tema discriminação étnico-racial.

Também marcaram presença os vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior, Edimê Erlinda de Lima Avelar e Otaviano Marques de Amorim, bem como assessores, servidores e visitantes.

Por meio da apresentação de dados e explicação teórica da abolição da escravidão e suas consequências, o professor e historiador, Vicente Fonseca, iniciou a sua fala contando sobre a história do Brasil, especialmente sobre o período escravocrata até os dias de hoje, elucidando para os presentes o que o passado influenciou no racismo existente nos dias atuais. Em seguida, Vicente discorreu sobre as dificuldades enfrentadas com o preconceito, citando exemplos reais, vivenciados por ele e pela sociedade em geral. O professor aproveitou a oportunidade para mostrar ao público um vídeo de Martin Luther King, que foi um pastor batista e um dos principais líderes negros na luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos.

Logo após, o advogado e assessor parlamentar Guilherme Alencar fez uso da palavra para explanar sobre questões jurídicas e legais no Brasil referentes à discriminação étnico-racial. Ele comentou, por exemplo, o artigo da Constituição Federal, que determina que o racismo se enquadra em crime inafiançável e imprescritível, ou seja, situação em que os acusados não têm direito a pagar fiança e não há prazo para o crime ser investigado e julgado. Na oportunidade, Guilherme Alencar também citou a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que “Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor” e aproveitou para explicar a diferença entre o racismo, que é o crime cometido a um grupo de pessoas, e a injúria racial, que é um crime submetido a um indivíduo específico.

Para finalizar, a pedagoga Marta Dias, o presidente da associação de Pindaíbas, Geraldo Nogueira e a funcionária pública, Geise Marques, representantes do projeto “Café com bordado”, explicaram para os jovens parlamentares e público presente sobre o projeto que desenvolvem, o qual tem por objetivo uma roda de conversa com muita diversão, embasamento, bate-papo e bordado, com finalidade social, cultural, educativa e cidadã. Os representantes aproveitaram a ocasião para convidar os estudantes para participarem dos encontros, que também serão realizados no Legislativo.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas convida toda a população para participar da próxima Reunião Ordinária do Parlamento Jovem, que será realizada na próxima quinta-feira (05/09), às 14 horas, no plenário da Casa, situado na rua José de Santana, 470 – Centro.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

01
01 01
02
02 02
03
03 03
04
04 04
05
05 05
06
06 06
07
07 07
08
08 08
09
09 09

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa