No dia 29 de fevereiro (2020), o Município completa 152 anos de emancipação política e, para celebrar a marca, Elvira, primeira vereadora de Patos de Minas, participou de um bate-papo com os alunos da Escola Estadual Professor Zama Maciel
Na tarde desta sexta-feira (28/02), ocorreu, na Câmara Municipal, um bate-papo com a Dra. Elvira Ferreira Porto Cordeiro, vereadora de Patos de Minas entre 1964 e 1968, primeira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo patense. Elvira Porto, que nasceu em Santa Maria (Distrito de Chumbo), no ano de 1930, e recentemente completou 90 anos, foi também a primeira presidente da Associação dos Professores de Patos de Minas, a primeira presidente da 45ª Subseção da OAB e primeira vice-prefeita do Município, na administração 1997 a 2000, quando foi prefeito Elmiro Alves do Nascimento.
A conversa foi mediada pelo historiador Geenes Alves da Silva e teve como tema “A mulher na política e o processo eleitoral em meados do século XX”. Elvira falou das dificuldades e do modo de fazer política na época: “Eu (Elvira) tinha 22 anos, era uma menina e fui muito bem recebida pelos colegas veadores”, contou para os alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Zama Maciel, onde foi professora e diretora. “Hoje, a mulher tem mais espaço dentro da sociedade e, se tiver força, pode chegar onde quiser, ser uma próxima vereadora de Patos, por exemplo”, finalizou, Elvira.
Em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara, o evento fez parte do projeto da celebração dos 152 anos de emancipação política do Município, que ocorreu em 29 de fevereiro de 1868. As comemorações terminam no sábado (29/02), em frente à Secretaria Municipal de Educação (antigo Fórum), às 8 horas, com a participação da Sra. Maria Elisiária de Souza Bonfim Maciel, neta do major Jerônimo Dias Maciel; do vice-prefeito, Paulo Mota; e do presidente da Câmara Municipal Vicente de Paula Sousa, além de outras autoridades e público em geral.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.