Escola do Legislativo leva exposição “Distritos de Patos de Minas” à Escola Estadual D. Guiomar de Melo

O principal objetivo é disseminar cultura e conhecimento aos jovens do Município

Atuando continuamente como multiplicadora do conhecimento, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas levou a exposição “Distritos de Patos de Minas: amarrando tijolos com palavras” à Escola Estadual Dona Guiomar de Melo. Os banners sobre os Distritos de Patos de Minas ficaram expostos no auditório da Escola, na última sexta-feira (15), durante tarde de atividades inerentes ao Projeto sobre relatos de vida dos alunos, entrelaçados às memórias do Município.

Os servidores da Câmara, Geovane Fernandes Caixeta e Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes (Coordenador de cursos e Secretária da Escola do Legislativo, respectivamente), e a Assessora de Comunicação da Câmara, a Jornalista Carla Matos, prestigiaram o momento, enriquecido por declamação de poesias, relatos de memórias, explicações teóricas, encenações artísticas, exposição de objetos antigos e até conto de causos mineiros, tudo isso munido de muita alegria e descontração por parte de alunos, professores e visitantes.

A Professora de Língua Portuguesa, Maria Rita de Sousa, explanou sobre a importância da memória, que, segundo ela, “nos permite viajar no tempo e reviver momentos que armazenamos na mente e no coração”. Vale ressaltar que, coincidentemente, um dos banners da Exposição continha a foto da casa onde nasceu a Professora de História Fabiana Alves de Lima, que emocionou a todos com o seu relato.

O que seria de nós sem as memórias? Por meio da participação dos alunos e de todo um ambiente de recordações, foi possível perceber que as memórias salvam o passado do esquecimento, possibilitando, assim, a permanência e a continuidade das nossas histórias.

Assim como a Escola Dona Guiomar de Melo buscou na cultura local e no sentimento de pertença levar determinados valores aos seus alunos, as demais Escolas do Município de Patos de Minas também o podem. A Escola do Legislativo da Câmara Municipal coloca a exposição “Distritos de Patos de Minas: amarrando tijolos com palavras” à disposição das Escolas, Distritos ou Instituições, para que possam utilizá-la em propósitos educacionais e sociais, e, assim, contribuir para o fomento da cidadania na região.

A exposição

A exposição “Distritos de Patos de Minas: amarrando tijolos com palavras” é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas e tem, como objetivo, valorizar, por meio de imagens e de palavras, os Distritos do Município.

Por meio de imagens das edificações, “amarradas” com textos literários de autores de nossa região, é possível depreender um pouco mais sobre a história do povo do Município e despertar nas pessoas o interesse pela cultura local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas