Os integrantes da Comissão de Política Rural e Administração dos Distritos (CPRAD) receberam o diretor de Estradas da Prefeitura, na Câmara Municipal, para tratarem sobre as vias que ligam o campo à cidade.
Na tarde desta quarta-feira (19/08), os vereadores integrantes da Comissão de Política Rural e Administração dos Distritos (CPRAD), o diretor de Estradas da Prefeitura, Kalil Resende, e o procurador-geral do Município de Patos de Minas, Jadir Souto Ferreira, reuniram-se no plenário da Câmara Municipal para tratar sobre as condições das vias rurais.
O diretor Kalil foi questionado pelos parlamentares sobre o funcionamento da pasta dentro da Secretaria de Obras. Segundo ele, “a pasta atende por ofícios (enviados pelos vereadores à Prefeitura), que são resolvidos de acordo com a localidade em que se encontram as equipes de obras, ou seja, tudo naquela região é resolvido de imediato. Caso a equipe precise se deslocar (só deslocará em caso de urgência), o ofício entra no cronograma. Assim, será resolvido dentro da logística definida pelo cronograma”.
Os vereadores, que cobraram mais rapidez no processo para resolução dos problemas das estradas na zona rural, obtiveram como resposta do procurador-geral, que “a questão do funcionário público ter a carga horária de seis horas diárias dificulta a agilidade na execução dos serviços”, e complementou, “uma saída seria a terceirização do trabalho”, concluiu. Medida essa que já está nos planos de Kalil, que alerta sobre a dificuldade que terá a próxima gestão: “Não haverá gente suficiente para trabalhar, principalmente em tempos de chuva, caso algumas estradas não sejam terceirizadas”, afirmou o diretor.
Também foi questionada pelos vereadores a situação de pontes e outras estradas. No fim, um membro da Comissão de Política Rural solicitou que os vereadores tivessem acesso a esse cronograma, o qual, segundo Jadir, está nos termos da Lei. Uma questão enfatizada foi a da ponte do Chumbo, interditada desde 2017. Kalil afirmou que esse problema não está em suas mãos, mas sim nas do secretário de Obras Públicas, Mauro Lima, que se encontra afastado por motivo de doença. Assim, o membro da Comissão sugeriu uma reunião especifica com o secretário, após o retorno, ou com alguém que possa resolver o impasse.
Os vereadores agradeceram a presença de Kalil e Jadir, que atenderam prontamente o convite, e, em comunhão, afirmaram fortalecer o diálogo entre o diretor de Estradas e a Câmara Municipal.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.