A comitiva visitou as instalações, conheceu os trabalhos realizados pelos recuperandos e se inteirou das demandas das instituições.
Os vereadores, assessores e servidores da Câmara Municipal de Patos de Minas realizaram, na manhã desta segunda-feira (20/10), uma visita institucional à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - Apac e ao Presídio Sebastião Satiro.
A comitiva foi convidada e recebida pelo juiz de Direito da 2ª Vara Criminal, de Violência Doméstica e Execuções Penais da Comarca de Patos de Minas, Bruno Henrique de Oliveira; pelo presidente e vice-presidente da Apac Patos de Minas, Marcos Jerônimo Soares e Abadia Vecchi, respectivamente; pela defensora pública Suzy Kerlley de Lara Lima; entre outros representantes das instituições.
Na ocasião, os representantes do Legislativo Municipal conheceram as instalações da Apac e do Presídio; e os trabalhos desenvolvidos pelos recuperandos na Associação, como atividades de horta, marcenaria, serralheria, cozinha, crochê, limpeza, além de momentos de oração e estudos. Também dialogaram sobre a necessidade de ampliar a conscientização da sociedade quanto à importância das ações voltadas à recuperação e reintegração social das pessoas privadas de liberdade.
O presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista, destacou a importância da visita institucional: “Conhecemos, in loco, as principais demandas e estreitamos parcerias para o aprimoramento dos serviços prestados, seja por meio de subvenções parlamentares, seja pela conscientização da população sobre a importância da ressocialização e do respeito à dignidade humana”, ressaltou Cabo Batista.
O presidente da Apac, Marcos Jerônimo, informou que, atualmente, 139 recuperandos são atendidos na unidade de Patos de Minas, que opera em sua capacidade total. Segundo ele, a destinação de recursos do poder público e da sociedade é essencial para ampliar a estrutura e possibilitar o atendimento a um número maior de pessoas.
Comitiva da Câmara Municipal
O Poder Legislativo de Patos de Minas esteve representado pelo presidente, vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista, acompanhado dos vereadores Toninho Cury, José Eustáquio, José Luiz, Sargento Leomar, Ezequiel Macedo, Júlio César, Otaviano Marques, Wilian Campos, Gladston Gabriel e Professora Beth, juntamente com seus respectivos assessores parlamentares.
Também participaram da visita o diretor-geral da Casa Legislativa, Késney Alves; a consultora e procuradora Jurídica da Câmara, Júlia Cambraia, além dos assessores parlamentares dos vereadores que não puderam comparecer — Brenda Évellyn, Mauri da JL, Itamar André e Paulinho.
Sobre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - Apac
- A Apac é uma associação sem fins lucrativos, mantida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - Sejusp, que tem como objetivo promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é oferecer alternativas para a recuperação do condenado e sua reintegração à sociedade.
- O método Apac propõe menor vigilância policial direta, maior participação comunitária e foco na ressocialização e na disciplina autogerida.
- Segundo dados da metodologia Apac, as unidades que seguem esse modelo apresentam taxas de reincidência criminal significativamente menores do que a média do sistema prisional comum.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas
