Ferramentas de acessibilidade

Câmara Municipal de Patos de Minas realiza visita institucional à Apac e ao Presídio Sebastião Satiro

A comitiva visitou as instalações, conheceu os trabalhos realizados pelos recuperandos e se inteirou das demandas das instituições.

Os vereadores, assessores e servidores da Câmara Municipal de Patos de Minas realizaram, na manhã desta segunda-feira (20/10), uma visita institucional à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - Apac e ao Presídio Sebastião Satiro.

A comitiva foi convidada e recebida pelo juiz de Direito da 2ª Vara Criminal, de Violência Doméstica e Execuções Penais da Comarca de Patos de Minas, Bruno Henrique de Oliveira; pelo presidente e vice-presidente da Apac Patos de Minas, Marcos Jerônimo Soares e Abadia Vecchi, respectivamente; pela defensora pública Suzy Kerlley de Lara Lima; entre outros representantes das instituições.

Na ocasião, os representantes do Legislativo Municipal conheceram as instalações da Apac e do Presídio; e os trabalhos desenvolvidos pelos recuperandos na Associação, como atividades de horta, marcenaria, serralheria, cozinha, crochê, limpeza, além de momentos de oração e estudos. Também dialogaram sobre a necessidade de ampliar a conscientização da sociedade quanto à importância das ações voltadas à recuperação e reintegração social das pessoas privadas de liberdade.

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista, destacou a importância da visita institucional: “Conhecemos, in loco, as principais demandas e estreitamos parcerias para o aprimoramento dos serviços prestados, seja por meio de subvenções parlamentares, seja pela conscientização da população sobre a importância da ressocialização e do respeito à dignidade humana”, ressaltou Cabo Batista.

O presidente da Apac, Marcos Jerônimo, informou que, atualmente, 139 recuperandos são atendidos na unidade de Patos de Minas, que opera em sua capacidade total. Segundo ele, a destinação de recursos do poder público e da sociedade é essencial para ampliar a estrutura e possibilitar o atendimento a um número maior de pessoas.

Comitiva da Câmara Municipal

O Poder Legislativo de Patos de Minas esteve representado pelo presidente, vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista, acompanhado dos vereadores Toninho Cury, José Eustáquio, José Luiz, Sargento Leomar, Ezequiel Macedo, Júlio César, Otaviano Marques, Wilian Campos, Gladston Gabriel e Professora Beth, juntamente com seus respectivos assessores parlamentares.
Também participaram da visita o diretor-geral da Casa Legislativa, Késney Alves; a consultora e procuradora Jurídica da Câmara, Júlia Cambraia, além dos assessores parlamentares dos vereadores que não puderam comparecer — Brenda Évellyn, Mauri da JL, Itamar André e Paulinho.

Sobre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - Apac

  • A Apac é uma associação sem fins lucrativos, mantida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - Sejusp, que tem como objetivo promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é oferecer alternativas para a recuperação do condenado e sua reintegração à sociedade.
  • O método Apac propõe menor vigilância policial direta, maior participação comunitária e foco na ressocialização e na disciplina autogerida.
  • Segundo dados da metodologia Apac, as unidades que seguem esse modelo apresentam taxas de reincidência criminal significativamente menores do que a média do sistema prisional comum.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2025 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa