Ferramentas de acessibilidade

CECTEL reúne-se com a Secretária Municipal de Educação

Comissão de Educação da Câmara Municipal procura a Secretaria Municipal de Educação, para ouvir explicações sobre a falta de alimentos que compõem o cardápio de creches e escolas municipais de Patos de Minas.

 

     Depois de receber diversas reclamações de pais de alunos sobre falta de alimentos em creches e escolas municipais, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – CECTEL – da Câmara Municipal de Patos de Minas reuniu-se com a Secretária Municipal de Educação, Marlene Machado Porto, e a equipe responsável pela distribuição.

     Durante o encontro, realizado na sexta-feira, 8 de março, na sede da SEMED, os vereadores integrantes da CECTEL, Lindomar Francisco Tavares (Presidente), Edimê Erlinda de Lima Avelar e Francimar Rosa dos Santos (Ditinho) e ainda o Presidente da Câmara Municipal, vereador Otaviano Marques de Amorim, transmitiram a reclamação de pais de que seus filhos vinham se alimentando nos últimos dias basicamente de arroz e feijão, sem carne, verduras, legumes e frutas.

     Marlene Machado Porto confirmou que realmente existe o problema, mas que em nenhum momento as crianças ficaram sem receber o alimento, mesmo servindo apenas arroz e feijão em alguns dias, o que ela lamentou. A Secretária explicou que, culturalmente, todas as administrações sempre cuidaram muito bem da alimentação de creches e escolas e que, quando ocorre uma interrupção, são naturais as manifestações de cobrança; estas devem ser compreendidas.

     A secretária justificou que o problema já foi solucionado, em parte, com aquisição de verduras e legumes nos últimos dias. O lanche também está normal com iogurte, leite, frutas, sucos e outros. O problema realmente existe com a falta de carne.

     A situação da ausência da carne está sendo provocada porque a empresa que fornecia o produto não teve interesse na continuação, mesmo com o aditivo de 25% que foi oferecido, já que a carne sofreu grande elevação no preço. Uma nova licitação foi aberta e todos esperam que, no dia 12 de março, novas empresas apresentem suas propostas e que a regularização ocorra rapidamente, mas sem uma data oficialmente  definida para que as crianças voltem a ter a carne nos pratos com regularidade.

     A titular da SEMED explicou que, de maneira emergencial, foram comprados, no mês passado, R$ 8 mil reais em carne de frango, aproximadamente 1.300 quilos, mas foi suficiente somente para uma semana. Ela mais uma vez declarou estar bastante triste com a situação e que não pode comprar de forma irregular, sendo necessário seguir os caminhos legais.

     O Município informa que as nutricionistas que cuidam do cardápio estão garantindo os valores nutricionais necessários para a faixa etária das crianças, mesmo não sendo servida carne.

     A Comissão visitou uma creche da cidade e verificou um cardápio de arroz, feijão, verduras e carne. A direção da creche explicou que a carne foi adquirida pelos próprios funcionários da instituição. O vereador Lindomar Tavares, Presidente da Comissão de Educação, recebeu manifestações de pais de alunos das 18 creches do município de Patos de Minas.

     O resultado da reunião contou com ampla divulgação da imprensa local.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

 

 

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa