Ferramentas de acessibilidade

Vereadores visitam a ETA e a ETE da Copasa

Durante a visita, os parlamentares conheceram os serviços prestados  atualmente pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em Patos de Minas, e o andamento da obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

 

     A convite da direção da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), uma comitiva de vereadores visitou, nessa quarta-feira (3), a Estação de Tratamento de Água (ETA) e, logo em seguida, a Estação de Tratamento de Esgosto (ETE) de Patos de Minas.

     Os vereadores Otaviano Marques de Amorim (Presidente do Legislativo), José Osmar de Castro (Guiguim) (Vice-Presidente), Edimê Erlinda de Lima Avelar (Secretária) e ainda, Antônio Ferreira Rocha, Bartolomeu Ferreira Ribeiro, José Carlos da Silva (Carlito), José Lucilo da Silva Júlio (Duda), Valdir Reis de Jesus e Vicente de Paula Souza, foram recepcionados pelo Gerente do Distrito do Médio Paranaíba, Jairo José Carneiro, pelos diretores Gilmar Castro e Geraldo Márcio Pires e pelo engenheiro da divisão de expansão, Régis Gomes.

     Na Estação de Tratamento de Água, os vereadores conheceram um pouco da história da Copasa que, ao ser fundada, em 1963, recebeu a denominação de Companhia Mineira de Água e Esgoto. A implantação da Copasa em Patos de Minas deu-se em 1973.

     Durante a explanação, os vereadores ficaram sabendo também que a Copasa atua em 612 municípios com operação de água e em 200 com operação de água e esgoto, investindo sempre no crescimento sustentável.

     Os números apresentados confirmam a expansão dos serviços em Patos de Minas, onde a Copasa procura criar condições para uma vida mais saudável e promover o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental. Além dos vários reservatórios existentes, construídos para garantir o abastecimento ininterrupto de água, a Copasa construirá outros na cidade e nos distritos.

     No quesito responsabilidade social, a Copasa criou o Programa Chuá, com a participação de 3.500 alunos de 5ª série. Ademais, participa de mais de 300 eventos comunitários por ano, contrata menores aprendizes e mantém parceria com a APAE e outras entidades.

     Ainda na área social, a empresa beneficia 7.500 famílias, oferece isenção da cobrança da ligação de água e esgoto para seus clientes, trabalha com descontos progressivos e, ainda, com parcelamento de débitos, financiamento de serviços e outros.

     Um dado importante: 25.82% dos clientes de Patos de Minas pagam tarifas mínimas pelo consumo de água. A população paga pelo consumo de água e a tarifa de coleta, transporte e manutenção das redes de esgoto. Não paga pelo tratamento de esgoto ainda. Os vereadores fizeram várias perguntas sobre os serviços e os reflexos positivos para a população patense.

     Em seguida, os vereadores foram convidados a conhecerem a Estação de Tratamento de Esgoto de Patos de Minas, onde as obras prosseguem em ritmo acelerado. Localizada em área próxima ao bairro Coração Eucarístico, a ETE começou a ser construída em 2010. Uma parte entrará em funcionamento ainda este ano, e todo o conjunto estará em plena operação em 2014. De acordo com o contrato atual, o investimento é de R$ 53 milhões. Até o final da obra, esse valor deverá ultrapassar a casa dos R$ 60 milhões.

     Dessa forma, segundo Jairo José Carneiro, a Copasa amplia a coleta e o transporte de esgoto, evitando o lançamento nos cursos d`agua. A estação de tratamento e a nova rede de esgoto contribuem diretamente para a melhoria das condições de vida da população, ampliando as oportunidades de desenvolvimento da cidade e possibilitando a recuperação e a despoluição dos córregos e do Rio Paranaíba.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa