Dia do surdo é comemorado com várias atrações em Patos de Minas
Teatro, música, dança e muita alegria marcaram a ocasião.
O Dia Nacional do Surdo foi comemorado com diversas atrações na manhã da última quinta-feira (26), na Praça do Coreto, em Patos de Minas. A comunidade surda esteve presente em grande número e abrilhantou a ocasião com muita música, apresentações de teatro, depoimentos, dança e bastante entretenimento. Vereadores, outras autoridades e cidadãos também participaram do evento.
O dia 26 de setembro é a data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, educação, saúde, dignidade e cidadania dos surdos. O Centro de Apoio e Integração dos Surdos (CAIS) de Patos de Minas vem realizando um trabalho de excelência na área, principalmente no que concerne à educação inclusiva, contando hoje com profissional especializado em Libras, para acompanhar os surdos.
O Coordenador do CAIS, Luiz Vicente, ressaltou que o dia do surdo representa um avanço na sociedade, já que chama a atenção para as ações que vêm sendo desenvolvidas em prol de pessoas com deficiências auditivas. Luiz Vicente afirmou que o preconceito ainda existe e a melhor forma de combatê-lo é por meio da convivência com os surdos. Segundo o coordenador, “é preciso conhecê-los melhor e dar voz, vez e espaço para eles se expressarem. Só assim, haverá inclusão”, finalizou.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Otaviano Marques de Amorim, falou da importância do respeito e da condição igualitária de direitos que devem ser dispensados aos surdos. O Presidente colocou o Legislativo Patense à disposição do CAIS, na tentativa de unir esforços para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em favor da causa.
As comemorações pela data revelaram o grande potencial dos surdos e promoveram a integração entre eles e a comunidade, estreitando laços e minimizando diferenças.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.