Definido o terreno para construção do câmpus da UFU
Diante da expectativa de um público numeroso e intensa cobertura da mídia, foi conhecido o único doador do terreno para construção da sede própria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Patos de Minas.
A comissão formada para analisar as doações de terrenos destinados à construção do câmpus da UFU em Patos de Minas abriu os envelopes na manhã desta sexta-feira (21), no Palácio Filomena de Macedo Melo, antigo prédio da Prefeitura (Avenida Getúlio Vargas, 230), conforme previa o edital.
A área doada possui 30 hectares, fica localizada na região dos Trinta Paus, zona rural do município, e foi doada por Maria Tereza de Castro Alves Neves. Na fase seguinte, o terreno vai passar por uma fiscalização.
Os envelopes foram abertos na presença do reitor da UFU, Prof. Elmiro Resende, de alunos, professores, empresários e de profissionais da imprensa. A interessada em fazer a doação entregou dois envelopes, um com os documentos de habilitação e outro com a proposta. O resultado da habilitação será disponibilizado no dia 28 de fevereiro e o da classificação no dia 28 de março. Já o resultado final, será divulgado no dia 25 de abril.
A decisão de que a UFU faria a licitação para a aquisição de terreno particular, via doação, foi divulgada em outubro do ano passado, após o reitor firmar um compromisso com o Ministério Público Federal (MPF). Já o edital para selecionar imóveis particulares destinados à instalação da Universidade foi publicado no dia 30 de janeiro.
A título de informação, o edital de doação continha os seguintes requisitos: terreno de, no mínimo, 30 hectares de área contínua, situado próximo ao perímetro urbano, em um raio de, no máximo, 10 quilômetros do centro de Patos de Minas; o doador deverá arcar com todos os custos, encargos e impostos referentes à transferência da área doada e construir infraestrutura básica de acesso ao terreno, com avenida de pista dupla e área de estacionamento asfaltada, iluminada, com drenagem pluvial, ciclovia e calçada para pedestres. Outro requisito, era a implantação de telefonia fixa, água e rede de esgotamento sanitário.
Além da Presidenta do Legislativo, a Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, também estiveram presentes os vereadores João Bosco de Castro Borges (Bosquinho), Francisco Carlos Frechiani, Lásaro Borges de Oliveira, José Lucilo da Silva Júlio (Duda), José Osmar de Castro (Guiguim) e Otaviano Marques de Amorim.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.