Conferência discute política de saúde para trabalhadores do setor
O objetivo do evento foi discutir propostas para uma efetiva implementação da política de saúde do trabalhador e da trabalhadora na área que abrange as regiões do Alto Paranaíba e do Noroeste.
Patos de Minas sediou, na terça-feira (13), a I Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Ampliada de Saúde Noroeste, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde e os Conselhos Municipais de Saúde das cidades integrantes da região ampliada, que totaliza 33 municípios. A conferência teve o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas e da Gerência Regional de Saúde de Unaí.
A programação, iniciada com o credenciamento às 7 horas e encerrada às 18 horas, no Espaço Verde (Bairro Novo Horizonte), constou de leitura e aprovação do regimento interno, palestras, almoço, grupos de trabalho, aprovação de doze propostas pela plenária e escolha de delegados para a IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora a ser realizada em Belo Horizonte.
A Câmara Municipal de Patos de Minas foi representada pela Vereadora-Presidente, Edimê Erlinda de Lima Avelar, que discursou na abertura dos trabalhos, e pelo Vereador José Lucilo da Silva Júlio (Duda), Presidente da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Legislativo.
Ao se dirigir aos participantes da conferência, a Vereadora Edimê Avelar opinou que “a exemplo de um sistema de saúde ainda ineficiente para uma faixa considerável da população do país, os trabalhadores e trabalhadoras desse setor merecem maior atenção dos governos quanto ao atendimento de suas reivindicações”.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.