Legislativo de Patos de Minas inaugura Acervo Fotográfico Digitalizado
A inauguração aconteceu na segunda-feira (29/12), no Plenário da Câmara.O acervo ficará à disposição do público em geral, para consulta e pesquisa, em local próprio no saguão da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Como não poderia deixar de ser, a Câmara Municipal de Patos de Minas contribuiu e continua contribuindo com a história do Município. Em função dessa assertiva, todos os fatos relacionados à atividade legislativa devem ser registrados em ata, fotografia e/ou filmagem, ou outros meios utilizados na atualidade.
No passado, o recurso visual mais utilizado era a fotografia. Entretanto, nunca foi fácil manter preservado um arquivo com milhares de fotos. Hoje, com os modernos recursos tecnológicos em voga, tornou-se prático esse serviço, utilizando-se a chamada digitalização. Esta facilita tanto o arquivo histórico, como permite a visualização por parte do público em geral.
Com esse objetivo, a Câmara Municipal de Patos de Minas buscou o apoio técnico e a parceria da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) para realizar o serviço de digitalização do acervo e identificação fotográfica, sob a coordenação do Arquiteto e Servidor do Museu de Patos de Minas (MuP), Alex de Castro Borges, com larga experiência no assunto já utilizada no Museu.
A inauguração do Acervo de Fotografias Digitalizadas aconteceu na segunda-feira (29/12), no Plenário da Câmara.Durante o encontro, Alex de Castro explicou detalhadamente sobre como foi realizado o processo técnico de digitalização das imagens e falou sobre a importância de conservá-las adequadamente para a preservação da história do Município. Na oportunidade, também mostrou para os presentes o funcionamento do software que armazena e identifica as pessoas nas fotografias.
Vereadores, ex-vereadores, servidores, assessores e imprensa sanaram algumas dúvidas com relação ao assunto e parabenizaram o Arquiteto Alex de Castro Borges e os parceiros pela nobre iniciativa.
Saiba mais sobre o Acervo Fotográfico:
O Acervo Fotográfico da Câmara Municipal de Patos de Minas é formado por mais de 3000 fotografias físicas em suporte de papel. Trata-se de um precioso acervo que documenta e retrata o cotidiano da instituição desde a década de 1950.
O trabalho foi feito pelo corpo técnico da DIMEP, envolvendo as seguintes etapas:
1. Higienização do acervo;
2. Remoção de elementos estranhos (etiquetas, clipes, grampos etc.)
3. Remoção de álbuns e plásticos;
4. Limpeza do suporte;
5. Colocação em embalagem provisória de plástico;
6. Digitalização;
7. Catalogação com identificação digital;
8. Confecção de jaquetas de poliéster para novo acondicionamento do documento fotográfico. A jaqueta é feita com papel base alcalina, gramatura 180 e película protetora de poliéster 50 micra;
9. Colocação das fotografias no novo envoltório;
10. Colocação em pastas plásticas;
11. Acondicionamento em arquivo de aço;
12. Criação de arquivos de back Up;
13. Montagem de banco de dados digital provisório;
14. Criação de arquivos em resoluções diferentes para diferentes usos.
|