Reunião discute a continuidade do Projeto Plantando Vida

Com o objetivo de discutir a reativação do Projeto Plantando Vida, mantido pela Prefeitura de Patos de Minas, com o apoio de vários parceiros, foi realizada uma importante reunião no Plenarinho Vereador João Ricardo de Oliveira, da Câmara Municipal, às 19h30 desta quinta-feira (19).

Plantando Vida é o nome do Projeto instituído pela Lei Municipal nº 5.848, de 26 de março de 2007, a qual determina que se presenteie com uma muda de árvore os pais de cada criança que nasce no Município de Patos de Minas. Com isso, a Lei tem, entre outros objetivos, o de promover a sustentabilidade, a preservação e a educação ambiental.

A reunião, convocada pelo vereador João Batista Donizetti da Cruz – Batista Miúdo, autor do projeto que deu origem à referida Lei, discutiu o teor do Termo Aditivo ao Convênio nº 14/2010, firmado entre o Município de Patos de Minas e, como conveniados, a Câmara Municipal de Patos de Minas, o Instituto Estadual de Florestas – IEF, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Alto Paranaíba- FIEMG, os hospitais: Vera Cruz, Imaculada Conceição, HNSF e São Lucas, o Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam, a Associação Médica Regional de Patos de Minas, a Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas – ADESP e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Patos de Minas – CDL.

Estiverem presentes as seguintes pessoas: o Vereador Batista Miúdo; o Procurador Geral da Câmara Municipal de Patos de Minas, Dr. Itamar Fernandes; o Assessor de Comunicação da Câmara Municipal, José Afonso da Silva; o Tenente PM Gláuber Araújo Saraiva, os Soldados PM Emiliano Ribeiro Silva e Hélen Cícera de Freitas, todos representando a 10ª Cia de Meio Ambiente e Trânsito de Patos de Minas; a funcionária da FIEMG, Ana Kátia Oliveira; a Assessora Educacional da Reitoria do Unipam, Maria Valéria de Melo; a representante do Hospital Imaculada Conceição, Gláucia Rosa Pereira Fonseca; o representante da COPASA, Agnaldo de Lima Caetano e a Coordenadora do CRAS da Prefeitura de Patos de Minas, Flávia Vinhal Oliveira.

Ao abrir a reunião, o Vereador Batista Miúdo ressaltou a importância da iniciativa e a eficiente participação da FIEMG (que encerra a sua parceria), reafirmando ainda a necessidade de unir forças para que o projeto Plantando Vida seja revigorado.

Com base nas informações dos parceiros presentes, percebeu-se que o projeto começou bem, mas perdeu forças com o passar do tempo em função de algumas deficiências na sua execução. Uma delas é a forma de distribuição de mudas pelos hospitais aos pais de crianças recém-nascidas. Muitas sugestões foram apresentadas no sentido de incrementar o projeto, incluindo o convite a novos parceiros e a possibilidade de realização de um ou dois eventos anuais, com foco na educação ambiental.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 7 de fevereiro, às 19h30, novamente na Câmara Municipal de Patos de Minas, com o objetivo de analisar e discutir a continuidade do projeto no Município.

AUTOR: José Afonso da Silva

FONTE: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas