Ferramentas de acessibilidade

SÍNTESE DA 2ª REUNIÃO DO 6º PERÍODO ORDINÁRIO DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA – DIA 18 DE JUNHO DE 2015 – 14 HORAS – PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL – RUA JOSÉ DE SANTANA, 506 – 3º ANDAR.

1ª PARTE – EXPEDIENTE – Duração: 1 hora – Art.119 – REGIMENTO INTERNO

* Chamada inicial – 16 vereadores presentes; ausência justificada do Vereador-Presidente Francisco Carlos Frechiani.

* Oração –Vereador Lindomar Tavares.

* Tribuna Livre;

* Oradores Inscritos;

*Apresentação, sem discussão, de proposições;

 

2ª PARTE – ORDEM DO DIA – Duração: 2 horas – Art. 119 – REGIMENTO INTERNO

* Discussão e votação de projetos e demais proposições em pauta, com duração de 1 (uma) hora;

* Comunicações dos Vereadores;

* Leitura e despacho de correspondências;

* Leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior; (A leitura da ata da reunião anterior poderá ser dispensada pelo Plenário, caso tenha sido cumprido o disposto no caput do art. 125 deste Regimento Interno. Art. 125. As atas contêm a descrição resumida dos trabalhos da Câmara durante cada reunião, e seu conteúdo será disponibilizado aos parlamentares antes da discussão e da sua aprovação, que será realizada na segunda parte da reunião, conforme inciso IV do § 2º, do art. 119 deste Regimento Interno).

* Ordem do dia da reunião seguinte;

* Chamada final.                            

 

* TRIBUNA LIVRE:

alt

O Arquiteto e Curador da Exposição do Museu de Patos de Minas, Alex de Castro Borges, fez um breve uso da tribuna para reforçar o convite a toda população de Patos de Minas para participar do colóquio “Patos:  polis, política e urbanidades”, destacando a relevância histórica, cultural, social e política do momento. Segundo Alex de Castro, a exposição abordará especificamente a importância de Olegário Dias Maciel (engenheiro que teve a visão de crescer a cidade para a chapada e que construiu sua casa numa área em que ele entendeu ser a melhor para o desenvolvimento de Patos de Minas) na percepção e na estruturação do tecido urbano de Patos de Minas, além de contar com falas importantes, dentre elas, com a palestra  da Professora Doutora Rosa Maria Ferreira da Silva, cuja tese de doutorado abordou o assunto. Alex de Castro informou que o evento acontecerá no Teatro Municipal Leão de Formosa, com início às 19 horas no dia 22 de junho, e às 9 horas, no dia 23 de junho, por meio da parceria entre o Museu da Cidade de Patos de Minas, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas e a empresa Água e Terra Gestão Ambiental.

 

* ORADOR INSCRITO I:* VEREADOR JOÃO BOSCO DE CASTRO BORGES – Bosquinho

ASSUNTO: * Relação entre o Executivo e o Legislativo Municipal.

alt

No primeiro momento, o Vereador Bosquinho falou sobre os recursos que seriam destinados à empresa Minas Mais Alimentos, do Grupo Predilecta, como restituição aos gastos com melhorias no fornecimento de energia elétrica. O Vereador reconheceu a importância da empresa para a cidade, entretanto, analisado o assunto de forma mais política e técnica, ele considera os processos de gestão da Prefeitura referentes ao assunto desorganizados e acredita que exista a construção de cenários favoráveis em detrimento de outros que não tem as mesmas oportunidades.  

Isso porque, segundo o Vereador, o Projeto de Lei que destina recursos à empresa retira recursos do custeio da iluminação pública, penalizando toda a população de Patos de Minas, para beneficiar apenas uma empresa privada, além de não atender ao interesse público, pois as melhorias na rede elétrica, conforme informações da Cemig, foram feitas para beneficiar somente a Predilecta, e não também as adjacências, conforme havia informado a indústria.

Além disso, Bosquinho afirmou que tem um profundo respeito e consideração ao trabalho que a Minas Mais Alimentos vem realizando, mas, ao mesmo tempo, não faz nenhum tipo de idolatria, pois a empresa visa a lucros e não benefícios à coletividade. Para ele, em meio a uma crise financeira, “é inaceitável que a Prefeitura repasse quase dois milhões de reais à apenas uma empresa por ter feito melhorias em sua própria rede de energia elétrica”, criticou.   

O Vereador afirmou, ainda, que o Prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, tem um histórico de governança para os ricos, loteando os recursos públicos para entidades classistas e privadas. Diante disso, no papel de vereador, “tem a missão de defender o interesse público e coletivo, uma prerrogativa de que não abre mão”, reforçou Bosquinho, deixando claro que tudo o que ele abordou está embasado em documentos que instruem o processo.

Na sequência, o Vereador teceu críticas à revista lançada nesse mês pela Prefeitura Municipal, manifestando que a considera “um panfleto de propaganda enganosa” e “uma propaganda eleitoral extemporânea”. Para Bosquinho, 80% das ações evidenciadas na revista não são benfeitorias da atual Administração, mas sim de governos anteriores e de gestões estaduais e federais.

Bosquinho também comentou que a população está revoltada com o que ele denomina de “engodo” por parte do Poder do Executivo e desacreditada com a gestão da atual Administração. No entendimento do Vereador, o Prefeito deveria ser mais sincero e respeitoso com a sociedade e confeccionar outra revista, mostrando as reais ações desenvolvidas pela Prefeitura, inclusive publicando alguns “dados alarmantes e absurdos”, que, segundo Bosquinho, a Prefeitura preferiu omitir. 

 

* ORADOR INSCRITO II:* VEREADOR JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO - Duda

 

ASSUNTOS:* Proposta de Projeto de Lei que cria gratificação por desempenho na Atenção

                      Primária (Equipe de Saúde da Família, Equipe de Saúde Bucal e  o  Núcleo de

                      Apoio à Saúde da Família) no Município.

                     * Audiência Pública sobre Segurança Pública relativa à Criança e ao Adolescente.

*Assembleia de Fundação da Associação das Câmaras Municipais do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

alt

O Vereador José Lucilo utilizou slides para representar alguns pilares da sociedade, demonstrando que ela é composta por organizações humanas, como igrejas, sindicatos, conselhos de desenvolvimento comunitários, Câmara Municipal, comércio, Ministério Público, mídia, hospitais, entidades assistenciais, polícias, escolas, associações e prefeitura, as quais têm como sujeito e beneficiária a família.

Para o Vereador, as organizações, de modo geral, existem para atender as necessidades humanas, por isso é preciso que o Poder Público reflita sobre onde está e onde quer chegar. “Cada uma dessas organizações precisam ter maior consciência da importância do seu papel”, refletiu. Falou, inclusive, sobre as responsabilidades dos vereadores como representantes do povo, no sentido do legislarem, fiscalizarem, julgarem e representarem os cidadãos em suas demandas. “Vereador é a pessoa que verea. É o cidadão eleito para cuidar da liberdade, da segurança, da paz, o bem estar dos munícipes”, ressaltou.  

Na oportunidade, destacou e discorreu sobre o programa Pronascentes, instituído pela Lei Complementar nº 501/2015 e lançado no dia 22 de março de 2015, que surgiu diante da crise hídrica, tendo como parceiros a Prefeitura, a Câmara, o IEF, a Emater, o Unipam e outros.

Falou, também, sobre a audiência pública abordando a segurança pública relativa à Criança e ao Adolescente, que ocorreu no dia 7 de maio de 2015, a qual contou com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, André Quintão Silva,e do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Deputado Cristiano Silveira. Informou a todos que já foi nomeado o Grupo de Trabalho, por meio da Portaria 1205/2015, o qual chegou à conclusão de que o trabalho deve ser iniciado a partir de um diagnóstico da violência no município, estudo esse que será realizado em breve por uma empresa específica. 

Comentou, ainda, sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), cujo relatório já havia sido disseminado na Câmara Municipal. Segundo José Lucilo, é necessário analisar o que precisa ser feito para melhorar o desempenho das equipes, e, assim, obter melhor resultado na avaliação do PMAQ, a fim de que o Município possa receber maiores recursos financeiros destinados à saúde.

Nesse sentido, o Vereador informou que está sugerindo, por meio de Indicação, ao Executivo Municipal a adoção de medidas para instrumentalizar a Atenção Primária da Saúde, e, dessa forma, melhorar o desempenho das equipes, bem como a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos, o que, certamente, culminaria num melhor resultado na citada avaliação.

Dentre as medidas apresentadas por José Lucilo (Duda), está a implantação de gratificação por resultado aos servidores integrantes das Equipes de Saúde da Família-ESF, Equipes de Saúde Bucal-ESB e Núcleos de Apoio a Saúde Família-NASF, mediante instrumento jurídico adequado, como, por exemplo, por meio de projeto de lei.

Por fim, o Vereador José Lucilo falou sobre a Associação as Câmaras Municipais do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, fundada no dia 8 de junho deste ano, como meio de fortalecimento das Câmaras Municipais, de valorização do Vereador, de instrumento de representação e de integração regional.                             

 

PROJETO DE LEI PAUTADO PARA DISCUSSÃO EM 1º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DA CONSTITUCIONALIDADE, LEGALIDADE E REGIMENTALIDADE DAS PROPOSIÇÕES).

 

4156/2015       Dispõe sobre a arrecadação e a encampação de imóveis no Município de Patos de Minas.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Retido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR).

 

OBS: O autor argumenta que o proprietário perderá a propriedade de imóvel urbano por abandono, independentemente de indenização, na forma do Código Civil Brasileiro, qualificando como abandonado o imóvel urbano quando concorrerem as seguintes circunstâncias:

I - o imóvel encontrar-se abandonado;

II - o proprietário não tiver mais a intenção de conservá-lo em seu patrimônio;

III - o imóvel não estiver na posse de outrem;

IV - cessados os atos de posse, estar o proprietário inadimplente com o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano.

Explica que a não utilização de bens pelo particular causa sérios prejuízos à coletividade, ante o risco de desabamentos, de invasões, de proliferação de doenças, sem embargo do evidente descumprimento da função social da propriedade, por isso o Projeto de Lei elaborado prevê que, decorridos três anos da arrecadação, cabe ao ente Municipal a aquisição da propriedade do bem arrecadado.

Além disso, a proposição prevê ainda que oimóvel que passar à propriedade do Município, em razão de abandono de seu antigo proprietário, poderá ser empregado diretamente pela Administração para programas de habitações populares ou ser objeto de concessão de direito real de uso a entidades civis que, comprovadamente, tenham fins filantrópicos, assistenciais, educativos, culturais ou esportivos.

 

4153/2015    Autoriza o Executivo a promover a desafetação e a doação do imóvel que    especifica.

AUTOR       EXECUTIVO MUNICIPAL – Devolvido pelo Vereador José Lucilo e aprovado por 15 votos.

 

4162/2015       Denomina Cristino Joaquim da Silva (Cristino Vida) a Unidade de Atendimento Primário de Saúde (UAPS) localizada na Rua Major Gote, 1408, Centro.

AUTOR          ITAMAR ANDRÉ DOS SANTOS – Aprovado por 15 votos.

 

4165/2015       Autoriza a abertura de crédito especial para criação do elemento de despesa, ao tempo em que reduz o valor das dotações orçamentárias.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Devolvido pelo Vereador José Osmar de Castro e sob vista do Vereador Itamar André.

 

4166/2015       Denomina Alaor Ribeiro da Silva a atual Rua 10, localizada no Bairro Afonso Queiroz.

                               AUTORA       EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR – Aprovado por 15 votos.

 

4167/2015       Denomina Rua Marieta Tertuliana da Fonseca a atual Via 04, localizada na comunidade de Arraial dos Afonsos.

AUTOR          LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – Aprovado por 15 votos.

 

PROJETOS DE LEIS PAUTADOS PARA VOTAÇÃO EM 2º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉRITO DAS PROPOSIÇÕES).

 

OBS. A Comissão de Mérito é aquela que examina determinada proposição sob o ponto de vista exclusivamente de conveniência e oportunidade técnico-política de sua aprovação ou rejeição, isto é, se o projeto é bom ou ruim ao interesse público.

 

                               4015/2014      Autoriza o Município de Patos de Minas a participar e ratifica a subscrição do protocolo de intenções do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba – CISPAR e dá outras providências.

AUTOR         EXECUTIVO MUNICIPAL – Devolvido pelo Vereador Itamar André e sob vista do Vereador Braz Paulo.

 

4148/2015       Denomina Emídio José de Oliveira a Academia da Saúde localizada na Praça Abel Silva, Bairro Nova Floresta.

AUTOR          LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – Aprovado por 14 votos (ausência da Vereadora Edimê Avelar e do Vereador-Presidente Francisco Frechiani).

 

4150/2015       Denomina Maria Rita de Jesus a unidade básica de saúde localizada no Bairro Jardim Paulistano.

AUTOR          LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – Aprovado por 14 votos (ausência da Vereadora Edimê Avelar e do Vereador-Presidente Francisco Frechiani).

 

4159/2015                  Altera o caput e acrescenta o inc. VIII, ambos do art. 2º da Lei nº 5.884, de 5 de julho de 2007 e dá outras providências.

    AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 14 votos (ausência da Vereadora Edimê Avelar e do Vereador-Presidente Francisco Frechiani).

 

OBS: Na mensagem do Projeto, o autor argumenta que a proposição terá por finalidade adequar a composição do Conselho Municipal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB, conforme dispõe o art.2º, inc. IV da Portaria nº 481/2013 do MEC/FNDE, a qual exige a inclusão do segmento dos estudantes da educação básica na constituição do CACS – FUNDEB.

Explica que tal fundo foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006, sendo regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – Fundef, que vigorou de 1998 a 2006; e que o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB – CACS -  tem como função principal, segundo a Lei Federal nº 11.494/07 em seu art. 24, proceder ao acompanhamento e controle social sobre a distribuição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo no âmbito de cada esfera Municipal, Estadual ou Federal.

Portanto, o Executivo Municipal justifica, assim, a necessidade da adequação da legislação municipal.

 

4161/2015       Denomina Antônio Ferreira de Camargos a atual Rua 19, localizada no Bairro Residencial Barreiro.

AUTOR          ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa – Aprovado por 14 votos (ausência da Vereadora Edimê Avelar e do Vereador-Presidente Francisco Frechiani).

 

4163/2015       Declara de utilidade pública a Associação dos Produtores Rurais Boa Esperança.

AUTOR          ITAMAR ANDRÉ DOS SANTOS – Aprovado por 14 votos (ausência da Vereadora Edimê Avelar e do Vereador-Presidente Francisco Frechiani).

 

                               641/2015         Assegura ao Educador Infantil o direito de 15 (quinze) dias de recesso.

                              AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 14 votos (ausência da Vereadora Edimê Avelar e do Vereador-Presidente Francisco Frechiani).

 

 

PAUTA DE INDICAÇÕES, REQUERIMENTOS E MOÇÕES

Ø  Todos aprovados por 14 votos (ausência da Vereadora Edimê Avelar e do Vereador-Presidente Francisco Frechiani).

 

 

Regimento Interno:

Art. 186.O vereador pode provocar a manifestação da Câmara ou de qualquer uma das comissões sobre determinado assunto, formulando por escrito, em termo explícito, forma sintética e linguagem parlamentar: indicações, requerimentos, moções, representações e emendas.

Art. 187.Indicação é a proposição na qual o vereador sugere às autoridades competentes medidas de interesse público.

Art. 188.  Requerimento é a proposição escrita utilizada pelo vereador para solicitar informações ao prefeito; solicitar providências das autoridades estaduais ou federais; propor homenagens que não importam outorga de títulos; votos de pesar e convocação de sessões extraordinárias.

 

Art. 189.Moção é qualquer proposta que expresse o pensamento da Câmara em face de acontecimento submetido à sua apreciação, e, dependendo do seu conteúdo, pode ser de:

I – Protesto

II – Repúdio

III – Desagravo

IV – Aplausos

 

INDICAÇÕES

 

                                       Nº/AUTOR                           ASSUNTO

 

0247/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para a instalação de um poste de iluminação pública na Rua Curitiba, esquina com a Rua Tito Silva,no Bairro São José Operário.

AUTOR          Vereador DAVID ANTÔNIO SANCHES – David Balla

 

0248/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias, junto ao Secretário de Infraestrutura, no sentido de realizar capina e limpeza na Praça Um, localizada entre a Rua Franklin Honório do Couto e a Avenida das Paineiras, no Bairro Nova Floresta

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0249/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para a manutenção na iluminação pública da Rua Clarimundo da Costa Gontijo, 735, no Bairro Sol Nascente.

AUTOR          Vereador DAVID ANTÔNIO SANCHES – David Bala

 

0250/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para a limpeza e manutenção dos lotes vagossituados na Rua Jose Eustáquio de Araújo, ao lado da residência de número 549, no Bairro Cidade Jardim.

AUTOR          Vereador DAVID ANTÔNIO SANCHES – David Bala

 

0251/2015      Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para a limpeza e manutenção dos lotes vagospúblicos situados na Rua Marçal Antônio Vargas, ao lado da residência de número 659, no Bairro Sol Nascente.

AUTOR          Vereador DAVID ANTÔNIO SANCHES – David Bala

 

0252/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para a realização de limpeza no imóvel localizado ao lado do “prédio” situado na Rua Almério Prudêncio de Lima, nº 52, no Bairro Alto Limoeiro, neste município.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0253/2015       Ao Deputado Estadual, Dr. Hely Tarquínio solicitando adotar as medidas necessárias para o empenho de recursos junto aos respectivos órgãos estaduais visando à ampliação da sede do Conselho de Desenvolvimento Comunitário do distrito de Major Porto, neste município.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0254/2015       Ao Deputado Estadual, Dr. Hely Tarquínio, solicitando adotar as medidas necessárias visando à destinação de recursos financeiros para a aquisição de 50 (cinquenta) bolas de futebol, 30 (trinta) bolas de vôlei e redes para gols de campo, com vistas a atender aos programas esportivos da zona urbana e rural do município de Patos de Minas.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0255/2015       Ao Deputado Estadual, Dr. Hely Tarquínio, solicitando adotar medidas necessárias para o empenho de recursos financeiros pelos respectivos órgãos estaduais, visando à aquisição de um micro-ônibus para a Associação Anjos da Vida – AADV ou para a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, a fim efetuar o transporte de pacientes em processo de tratamento no Hospital do Câncer de Barretos.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0256/2015       Ao Deputado Estadual, Dr. Hely Tarquínio, solicitando adotar medidas necessárias para destinação de recursos financeiros pelos respectivos órgãos estaduais para a reforma e melhorias na sede da Associação de Moradores do Bairro Vila Rosa, neste município.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0257/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar as medidas necessárias, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura Nelson Nogueira, para providenciar a instalação de quebra molas (aclive) na Rua Nossa Senhora de Lourdes, Bairro Lagoinha.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

 

0258/2015       Ao Prefeito, solicitandoadotar as medidas necessárias, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura, para providenciar a limpeza no entorno do córrego situado no Bairro Lagoinha, próximo à quadra poliesportiva.

                              AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

           

0259/2015       Ao Prefeito, solicitandoadotar medidas necessárias para que seja viabilizada, em parceria com a ACIPATOS, o SEBRAE e CDL, a realização anual da “Feira Popular da Indústria e do Comércio de Patos de Minas – FIC Patos”,entre os meses de agosto e outubro.

                              AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0260/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar as medidas necessárias para a realização de estudos no sentido de conceder isenção da taxa de sepultamentos no Cemitério Municipal de Santa Cruz aos internos do Lar Vicentino Padre Alaor.

AUTOR          Vereadores JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista e VALDIR REIS DE JESUS

 

0261/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de reforma do posto de saúde do distrito de Bonsucesso.

AUTOR          Vereador JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista          

 

0262/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar medidas necessárias para efetivar a doação de 3.000m² de terreno localizado no Distrito Industrial para instalação da empresa Antônio Carlos Martins Silva –“TJ móveis planejados”.

AUTOR          Vereador BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO

 

0263/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar as medidas necessárias visando a encaminhar, por meio da Medicina do Trabalho, um técnico em segurança do trabalho à Secretaria Municipal de Infraestrutura para analisar a situação das condições de segurança (equipamentos) dos funcionários do setor de poda de árvores e jardinagem.

AUTOR          Vereador VICENTE DE PAULA SOUSA

 

0264/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar as medidas necessárias para melhorias da iluminação pública na Rua Leonardo Silveira da Fonseca, entre as ruas Edson Nunes de Paula e Libânio Silveira da Rocha, Bairro Nossa Senhora de Fátima.

                               AUTOR          Vereador VICENTE DE PAULA SOUSA

 

0265/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar as medidas necessárias para melhorias na iluminação pública da Rua Libânio Silveira da Rocha, entre a Avenida João Cyrino e a Rua Leonardo José da Fonseca, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

AUTOR          Vereador VICENTE DE PAULA SOUSA

 

0266/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar medidas necessárias para a realização da recomposição asfáltica (tapa buracos) na Rua Gabriel Pereira, entre as ruas Potiguares e Olímpio Ferreira no Bairro Caramuru.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0267/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de capina e de limpeza bem como para a instalação de maior número de lixeiras no entorno da pista de lazer da Lagoinha.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0268/2015       Ao Presidente do Sindicato Rural, solicitando adotar medidas necessárias para que seja viabilizada, em parceria com a ACIPATOS, o SEBRAE e CDL, a realização anual da “Feira Popular da Indústria e do Comércio de Patos de Minas – FIC Patos”,entre os meses de agosto e outubro.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0269/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de poda do mato e limpeza no entorno da biquinha localizada na Rua Zina Rocha, esquina com a Olímpio Ferreira, Bairro Nossa Senhora das Graças.

AUTOR          Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

0270/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar medidas necessárias, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura Nelson  Nogueira Silva, para viabilizar estudos visando à implantação de sentido único de direção na Rua Tupis, Bairro Nossa Senhora das Graças.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0271/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar medidas necessárias, junto ao Diretor de Trânsito de Patos de Minas, para providenciar a retirada das placas “proibindo estacionar” em um dos lados da Rua Vereador João Pacheco, em frente à Unidade Básica de Saúde do Bairro Várzea.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0272/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar medidas necessárias para a construção de redutor de velocidade (lombada) na Rua São Miguel, próximo ao nº 316, Bairro Padre Eustáquio.

AUTOR          Vereador BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO

 

0273/2015       Ao Prefeito, solicitando adotar medidas necessárias para a instrumentalização da Atenção Primária da Saúde, com intuito de melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas unidades de Atenção Primária à Saúde, como também o desempenho das equipes.

AUTORES     Vereadores JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda e BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIO.

 

 

REQUERIMENTOS – VOTOS DE PESAR

 

                               0283/2015       Sebastiana Lourenço Martins

AUTORES     Vereadores FRANCISCO CARLOS FRECHIANI, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA E EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0284/2015       Sebastião Manoel de Magalhães

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, FRANCISCO CARLOS FRECHIANI, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA E EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0285/2015       José Toledo Pereira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA E EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0286/2015       Cosme Damião Martins Silva

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA E EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0287/2015       Alberto Augusto da Silveira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA E EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0288/2015       Fonsina Pereira da Silva Camargo

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA E EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0289/2015       Augusta José dos Reis

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0290/2015       Lúcia Helena Silveira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0291/2015       Sebastião Antunes Alves

AUTORES     Vereadores LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0292/2015       Vicente Silvério Rosa

AUTORES     Vereadores EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA E LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0293/2015       Nivalda Soares Costa

AUTORES     Vereadores EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0294/2015       Gabriela Vitória Queiroz Gonçalves        

AUTORES     Vereadores EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

                              0295/2015       Isaias Martins Rosa

AUTORES     Vereadores JOSÉ OSMAR DE CASTRO – Guiguim e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

                               0296/2015       Urias Vicente Basílio

AUTORES     Vereadores LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, ITAMAR ANDRÉ DOS SANTOS, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0297/2015       Maria Terezinha Leopoldino Resende

AUTORES     Vereadores BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

 

REQUERIMENTOS – Solicitação

 

036/2015         Ao Supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Senhor Saulo Nogueira Morais, solicitando comparecer à Reunião Ordinária da Câmara Municipal, que será realizada no dia 02 de julho de 2015, às 14 horas, na Rua José de Santana, 506, 3º andar, Edifício Maria & Maria, a fim de prestar informações sobre as condições atuais da BR 352, especialmente sobre o trecho que liga o Município de Patos de Minas ao Município de Coromandel, neste Estado.

AUTORES     Vereadores LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR e JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda

 

037/2015         À Gerente de Aeroporto da Azul Linhas Aéreas em Patos de Minas, Senhora Raphaela de Miranda Tameirão, o envio à Câmara Municipal de informações referentes ao motivo da suspenção de voos da Azul Linhas Aéreas no município.

AUTOR          Vereador BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR

 

038/2015         Ao Diretor de Memória e Patrimônio Cultural de Patos de Minas, Vane Pimentel Matias, solicitando o envio à Câmara Municipal de informações contendo as ações implementadas pelo Município para a manutenção do Edifício Agenor Soares Cardoso “Agenor Carcereiro”, localizado na Rua Tiradentes nº 22, Centro, Patos de Minas – MG.

AUTOR          Vereador BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR

 

039/2015         Ao Encarregado de Transportes da Empresa Limpebrás Engenharia Ambiental, Marcelo de Almeida Nunes, solicitando o envio à Câmara Municipal de informações em relação às ações realizadas pela empresa para conter o intenso vazamento de chorume dos caminhões que recolhem o lixo nas ruas da cidade. 

AUTOR          Vereador BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR

 

 

PRÓXIMA REUNIÃO ORDINÁRIA:

Dia 25 de junho de 2015, às 14 horas, no Plenário. 

 

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa