Ferramentas de acessibilidade

Realizado o 5º Balaio de Arte e Cultura, o primeiro em praça pública,um espetáculo de qualidade e organização

Foram cinco dias de intensa manifestação artística e cultural, homenageando a memória do Presidente Juscelino Kubitscheck e dando espaço ao que Patos de Minas tem de melhor na criação artística.

 

A expectativa da população quanto à qualidade da 5ª edição do Balaio de Arte e Cultura foi plenamente atingida. Durante cinco dias – 5 a 7 de setembro –, um grande número de pessoas circulou na Avenida Getúlio Vargas, no espaço compreendido entre as ruas General Osório e Farnese Maciel, para apreciar exposições de arte e fotografia, estandes de gastronomia, atividades folclóricas, números de dança e shows musicais nos mais variados estilos. Além dos artistas locais, foi marcante a participação de outros oriundos de diversas cidades.

Uma passeata pela avenida, com alunos de escolas da cidade, foi o ponto de partida para o início das atrações da programação. A partir de então, o povo teve total acesso à Praça I, onde ficou a exposição de artes visuais, abordando o tema “Como pode um peixe vivo viver fora da água fria – O Brasil escolheu ser moderno”, com participação das escolas Marcolino de Barros, Antônio Dias Maciel, Colégio Nossa Senhora das Graças, além da Unart, Ponto de Cultura Patureba e grafiteiros.

O Museu da Cidade abrigou a exposição de literatura e história, intitulada “O Explendor da Era JK”. Na Galeria Clênio Pereira, do Teatro Municipal, houve exposição de artes visuais: Azulejaria – Athos Bulcão, Fotografia – Resíduos da Modernidade e mostra de trabalhos de alunos do Curso de Arquitetura do Unipam.

No palco do Teatro Municipal, foram realizados shows musicais, teatro e apresentações de dança de academias e de grupos patenses.

No Palco Mais, aconteceram apresentações musicais e folclóricas. A Praça do Coreto transformou-se na Praça da Gastronomia, com estantes de restaurantes da cidade e serviço de atendimento ao público com as mais diversas iguarias. No mesmo espaço, exibição de Roda de Capoeira. O tradicional Coreto foi palco para apresentações musicais, especialmente a música longe.

Também, as Folias de Reis, o Moçambique, os Corais e os Grupos de Seresta se apresentaram no Palco Mais, erguido próximo ao Coreto.

Finalmente, o Palco Espetáculo, estrutura coberta para mais de 800 expectadores, reservado às apresentações de bandas de rock, música popular, teatro e dança envolvendo grupos com maior número de artistas. Como não é possível realizar um grande espetáculo sem uma boa sonorização, a organização do evento contratou um equipamento de som moderno, de qualidade indiscutível e operado por profissionais.

As atividades do Balaio começavam sempre pela manhã e se estendiam até o final da noite, sendo que todos os espaços reservados ao público contavam com cadeiras.

Quem participou do 5º Balaio de Arte e Cultura, o primeiro em praça pública, não economizou elogios à organização. Quanto à estrutura erguida, levou-se em conta a questão segurança, mas observou-se também o aspecto estético. Assim, a Avenida Getúlio Vargas não perdeu a graça e a beleza tão apreciadas pelos que a conhecem.

Ao se avaliar a realização do Balaio, torna-se mister repensar alguns pontos no sentido de preservar ainda mais os jardins da avenida, as calçadas e o que puder ser aperfeiçoado para o próximo ano. De antemão, tem-se como correta a afirmação de que é possível realizar um grande evento na Getúlio Vargas que agrade ao público, promova a cidade, seja historicamente importante e, ao mesmo tempo, preserve um patrimônio público tombado.

Enfim, a Câmara Municipal de Patos de Minas, uma das parceiras no apoio ao 5º Balaio de Arte e Cultura, cumprimenta à Presidente da Associação Balaio de Arte e Cultura, Regina Faria de Carvalho, e toda a sua equipe, pelo arrojo e profissionalismo, bem como ao povo de Patos de Minas que soube apreciar essa grande iniciativa.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

 

 

 

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa