Inaugurada a sede própria da Fundação Pró-Curar-Se
A solenidade de inauguração ocorreu na quinta-feira (11/05), às 17 horas, na Avenida Fátima Porto, 115.
Foram mais de 10 anos de trabalho árduo e incansável até a inauguração da sede própria da Fundação de Apoio e Assistência à Pessoa Portadora de Câncer (Pró-Curar-Se), que acolhe portadores da doença procedentes de diversas cidades do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, no período de tratamento em Patos de Minas.
A programação teve início com uma missa em ação de graças, celebrada pelo Padre Cléber Faria, antecedendo o ato formal de inauguração. O celebrante ressaltou a ação solidária dos voluntários da casa de apoio, e pediu bênçãos Divinas para que esse trabalho de resultado comprovadamente benéfico continue ao longo do tempo.
No seu discurso, o Senhor Aparecido Marafon, atual Presidente do Conselho e da Fundação, apresentou um relato histórico da entidade, especialmente o período que marcou a obra da sede própria. Lembrou que a destinação inicial do terreno seria para a construção de um sanatório, obra que, pouco tempo depois, acabou paralisada. “O que tinha sido construído foi depredado por vândalos e pela ação do tempo. A partir de então, iniciou-se a luta em favor da transferência do terreno para a Pró-Curar-Se, que, durante muitos anos, funcionou em uma casa alugada na Rua Agenor Maciel, 211 – Centro. Finalmente, com a aquiescência da Administração Municipal, a posse passou para a entidade. A partir de então, os diretores e conselheiros empreenderam a campanha para erguer a sede própria. Hoje, estamos colhendo os frutos dessa semeadura”.
Em nome dos diretores e conselheiros, Marafon agradeceu aos presentes, aos diversos colaboradores da obra e ainda aos doadores mensais responsáveis pela manutenção do trabalho de apoio.
Seguiram-se outros pronunciamentos, como o da Diretora-Executiva, Senhora Maria das Dores Caixeta, além de depoimentos de doadores e de pacientes. Maria das Dores (Dorinha), destacou que os serviços oferecidos pela Pró Curar-se incluem cama, banho e as refeições diárias, além de cestas básicas, auxílios para viagens, medicamentos e exames.
Presente na solenidade, o Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Francisco Carlos Frechiani, ao se manifestar, elogiou a dedicação dos abnegados diretores da entidade e o quanto isso promove a cidade. Lembrou o nome da principal fundadora da Fundação PróCurar-Se, a Professora Marluce Martins de Oliveira Scher, já falecida, cujo ex-marido, o Professor Raul Scher, se fazia presente. “A Pró-Curar-Se, com os seus quase 18 anos de atividade, é um exemplo a ser seguido por outras cidades”, concluiu Frechiani.
Outro que falou na ocasião, foi o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Senhor Elhon Cruvinel Borges, cumprimentando a todos e manifestando o interesse de continuar ajudando a entidade. Recentemente, quando do lançamento oficial da Fenamilho 2017, a entidade, que representa os ruralistas, doou a maior parte da renda do show de César Menoti e Fabiano à Fundação Pró-Curar-Se.
O roteiro da solenidade incluiu nomes de entidades e pessoas que contribuíram diretamente com a construção da nova sede, doando recursos financeiros, serviços, produtos e equipamentos.
Após o ato formal realizado no interior da capela, os presentes foram convidados a se dirigirem para a entrada do prédio, onde se realizou o descerramento da placa de identificação. Em seguida, todos se deslocaram até o salão externo para a inauguração da Oficina de Artesanato, onde foram descerradas outras duas placas, uma delas com o nome da Professora Marluce Martins de Oliveira Scher. A coordenadora da oficina, Senhora Maria Geralda Pacau, aproveitou para informar que, no mês de novembro, será inaugurada uma exposição de Natal, com renda para aquela casa de apoio.
O telefone de contato da Fundação Pró-Curar-Se é: (34) 3821-3814 / 4545.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.