Vereadores visitam o Centro de Acolhimento Provisório do Menor

Com a intenção de conhecer in loco a situação atual do Centro de Acolhimento Provisório do Menor, inaugurado em Patos de Minas no dia 5 de agosto de 2011, os Vereadores Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota),  Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Amarildo Ferreira Silva, 1º Secretário, Pedro Lucas Rodrigues (Xará), 2º Secretário, e João Batista Donizetti da Cruz (Batista Miúdo) estiveram reunidos na última quarta-feira (15), pela manhã, com o Diretor, Sr. José Pinto, que há pouco mais de um mês foi transferido da cidade de Montes Claros.

Durante a reunião, o Diretor José Pinto informou que o Centro de Acolhimento chegou a contar, pela primeira vez, com 19 menores. Com a transferência de um deles para Uberlândia nesta semana, abriga agora 18, sendo que a capacidade é para 16.

O responsável pelo local informou ainda que os menores são mantidos pelo Estado, e o controle de permanência depende de determinação judicial. Depois do tempo máximo de 45 dias, o menor pode entrar no sistema de liberdade assistida, ou, sendo sentenciado por crime, transferido para um centro de recuperação de outra cidade. A maior parte dos adolescentes abrigados no Centro de Acolhimento Provisório do Menor é de Patos de Minas, mas alguns vieram de outras cidades, inclusive de Montes Claros.

Os menores participam de algumas atividades internas, incluindo trabalhos de arte e pintura em pequenas peças, sob a coordenação de orientadores e psicólogos.

O Sr. José Pinto falou de alguns melhoramentos que poderão ser introduzidos no Centro do Menor, dependendo do apoio de autoridades e entidades locais. Um deles seria um muro cercando todo o complexo e, no interior, um espaço para prática de esporte e lazer e até mesmo uma horta. Ele considera esses melhoramentos importantes para ajudar na recuperação do menor.

No final da visita, os Vereadores emitiram as seguintes opiniões:

Dalva Mota: “Avançamos muito com a construção desse Centro, mas ainda estamos longe do ideal. A sociedade patense, por meio de autoridades, entidades, clubes de serviços e outros, precisa conhecer e apoiar essa iniciativa.”

Amarildo Ferreira: “Nessa visita, conhecemos a realidade dos menores ali recolhidos. Agora, sabemos que são necessários outros investimentos. Vamos trabalhar em conjunto por isso.”

Pedro Lucas: “Um avanço em relação à antiga cadeia pública, mas requer investimentos e ampliação. A responsabilidade é de todos.”

Batista Miúdo: “É necessário melhorar a estrutura do prédio e investir na infraestrutura da via de acesso ao local.”

Os Vereadores lembraram que a Câmara Municipal participou decisivamente da construção do Centro do Menor, com a transferência da verba de R$ 350 mil. A obra foi construída pelo Município de Patos de Minas.

AUTOR: José Afonso da Silva

FONTE: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.