Ferramentas de acessibilidade

Legislativo e Executivo lançam a Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas

“Cidades inteligentes, cidades resilientes, cidade que queremos”, foi o tema escolhido para nortear a discussão durante os próximos meses.

 

A Prefeitura de Patos de Minas e a Câmara Municipal realizaram a solenidade de Lançamento da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Patos de Minas, nessa terça-feira (04/07), às 19 horas, no Teatro Municipal Leão de Formosa.

O Plano Diretor é uma Lei Municipal elaborada pela Prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil, que visa a estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos.  É o que determina a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades (Lei n° 10.257/2001).

Patos de Minas já tem um Plano Diretor, que foi aprovado pela Lei 271/2006. Ele precisa ser atualizado a cada dez anos para se adequar ao crescimento do Município e ao Estatuto das Cidades. Revisá-lo é planejar o desenvolvimento do Município, valorizar suas potencialidades, prever seu crescimento e evolução e antever problemas futuros, evitando ações precipitadas e imediatistas. Um bom planejamento pode evitar improvisações, estagnação econômica, calamidades públicas e desperdício de recursos. Em 2016, a última revisão do Plano Diretor de Patos de Minas completou 10 anos.

A abertura do Lançamento da Revisão do Plano Diretor se deu com a composição da  Mesa de Autoridades, que contou com as seguintes presenças:

  1. José Eustáquio Rodrigues Alves, Prefeito Municipal;
  2. Paulo Roberto Mota, Vice-Prefeito;
  3. Vereador David Antônio Sanches (David Balla), 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal, representando o Presidente, Vereador Francisco Carlos Frechiani;
  4. Júlio Cézar de Castro Fonseca, Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico;
  5. Dr. Melquíades Fortes da Silva Filho, Juiz de Direito da Comarca;
  6. Dr. Jacques Souto Ferreira, Promotor de Justiça da Comarca;
  7. Coronel Jarbas de Souza Silva, Comandante da 10ª RPM;
  8. Tenente Guilherme Ferreira Pinto, representando o Major Ricardo Marisguia Mendes, Comandante da 4ª Cia Independente de Bombeiros Militar;
  9. João Batista Nunes Nogueira, Presidente da Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas (ADESP) e da FIEMG Regional Alto Paranaíba;
  10. Cléver Gomes Caixeta, Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);
  11. Marcelo Vilela, Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e do Conselho Municipal de Políticas Urbanas (COMPUR);
  12. José Carlos Borges dos Reis, Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON);
  13. Dr. Cristiano Nunes Corrêa, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 45ª Subseção Patos de Minas;
  14. Dr. Itamar José Fernandes – Presidente da Associação de Moradores do Bairro Copacabana, representando as demais associações;
  15. Professor Luiz Fernando Lozi, palestrante;Professor Márcio Brom, palestrante;

O evento foi prestigiado por diversos Vereadores e houve um grande número de representantes de diversos outros segmentos da cidade, incluindo estudantes e profissionais da imprensa.

Abrindo a fase de pronunciamentos, falou o Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Júlio Cézar de Castro Fonseca. Júlio Cézar cumprimentou ao Prefeito José Eustáquio pela iniciativa, agradeceu à equipe de coordenação e disse estar tranquilo quanto ao resultado.

Na sequência, falou o Vereador David Antônio Sanches (David Balla), 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal, que representou, na ocasião, o Presidente, Vereador Francisco Carlos Frechiani. O Vereador David Balla salientou o papel da Câmara Municipal e da Administração Municipal no processo de revisão do Plano Diretor do Município, destacando a necessidade de planejar a Patos de Minas de amanhã pensando na qualidade de vida da população. Finalizou seu discurso se colocando à disposição para colaborar no que for da alçada do Legislativo, juntamente com os demais Vereadores, os quais ele representava na ocasião.

O último a falar foi o Prefeito Municipal de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves. O chefe do Executivo lembrou que a última revisão do Plano Diretor completou 10 anos em 2016 e que é preciso cumprir a norma legal que exige essa nova revisão. Segundo José Eustáquio, o futuro da cidade e dos munícipes depende desse trabalho ora iniciado. Ele também desejou sucesso aos coordenadores e aos integrantes do Núcleo Gestor Municipal e afirmou estar confiante na finalização dentro do prazo previsto de 6 meses.

Em seguida, as autoridades deixaram a Mesa de Honra e se posicionaram junto ao público presente, para acompanhar as duas palestras programadas.

A primeira palestra foi proferida pelo Professor Márcio Brom, possuidor de vasto currículo, inclusive como docente e coordenador MBA Master Executivo Público da Dalmass de Pós-Graduação, que falou sobre “O Papel do Gestor Público na Era Digital”.

A segunda palestra da noite, foi apresentada pelo Professor Luiz Fernando Lozi, sobre o tema “Cidades Inteligentes: Geoprocessamento e Cadastro Técnico Multifinalitário”. Autoridade no assunto no país, Luiz Fernando Lozi é graduado em engenharia civil pela Facoltà e Scuole Politecnico di Torino, Itália, especialista em administração técnica qualificada e mestre em sistema de informação geográfica pela Oxford University da Inglaterra.

O terceiro momento da cerimônia tratou da formação dos Grupos Gestores, sob a coordenação do Diretor de Planejamento da Prefeitura Municipal, Marcelo Ferreira Rodrigues. Um grande número de participantes do evento demonstrou interesse em participar e o cadastramento foi imediatamente providenciado. Doravante, caberá ao Núcleo Gestor Municipal coordenar os trabalhos de revisão do Plano Diretor de Patos de Minas.

O Núcleo é composto por representantes do Setor Público, da Sociedade Civil organizada e por cidadãos interessados em participar. O Núcleo Gestor Municipal será responsável pela articulação, transparência e participação de todos no processo de elaboração do Plano Diretor Participativo.

São atribuições do Núcleo Gestor Municipal:

-    Preparar, conduzir e monitorar a elaboração do Plano Diretor;

-    Formular os planos de trabalho de elaboração técnica e mobilização social;

-    Elaborar o cadastro das organizações sociais atuantes da sociedade civil;

-    Coordenar os núcleos de comunicação, de informação/capacitação e de organização da participação;

-    Propor critérios para decidir prioridades;

-    Assegurar o cumprimento das regras estabelecidas coletivamente;

-    Compatibilizar o trabalho técnico com a leitura comunitária ao longo de todo processo.

Caberá ao Núcleo Gestor Municipal, consolidar os diagnósticos e proposições a serem apresentados nas Audiências Públicas.

O Núcleo Gestor Municipal é composto por uma Coordenação-Geral e seis Grupos Temáticos, assim definidos:

I – Mobilização e Sensibilização;

II – Meio Ambiente e Saneamento;

III – Desenvolvimento Urbano;

IV – Desenvolvimento Econômico;

V – Desenvolvimento Social;

VI – Mobilidade Urbana.

Encerrada a cerimônia, a coordenação agradeceu aos parceiros, colaboradores, imprensa e aos presentes, e convidou a todos para abertura da exposição “Fragmentos de Patos de Minas”,que tem como curador o arquiteto Alex de Castro Borges, montada na galeria Clênio Pereira do Teatro Municipal.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09
foto10
foto10 foto10
foto11
foto11 foto11
foto12
foto12 foto12
foto13
foto13 foto13
foto14
foto14 foto14
foto15
foto15 foto15
foto16
foto16 foto16
foto17
foto17 foto17

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa