Câmara Municipal de Patos de Minas coordena discussão sobre seminário legislativo regional
Seminário discutirá problemas que incomodam municípios de importantes regiões mineiras.
A Câmara Municipal de Patos de Minas coordenou reunião de Vereadores-Presidentes de Câmara Municipais de importantes cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, na tarde da última quarta-feira (12/07), presentes os Presidentes do Legislativo Municipal de Uberaba (Luiz Dutra), Uberlândia (Alexandre Nogueira), Araxá (Fabiano Santos), Ituiutaba (Odeemes Bráz dos Santos), Carmo do Paranaíba (João Vaz de Oliveira), Rio Paranaíba (João Batista Alves), Tiros (Reginaldo Hernane Gomes) e Matutina (Edwards Alves da Silva), além do Presidente do Legislativo de Minas, Vereador Francisco Carlos Frechiani.
A reunião também foi acompanhada pelos seguintes Vereadores de Patos de Minas: Braz Paulo de Oliveira Júnior, David Antônio Sanches (David Balla), Lásaro Borges de Oliveira, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi (Béia Savassi), Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota), Nivaldo Tavares dos Santos, Otaviano Marques de Amorim e Walter Geraldo de Araújo (Waltinho da Polícia Civil). Participaram da recepção aos visitantes, o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, e o ex-Deputado Estadual e Prefeito Municipal – Administração 1997/2000 – Elmiro Alves do Nascimento, além de servidores e assessores parlamentares.
O motivo do encontro de trabalho foi a priorização de temas que deverão compor a pauta do Seminário de Presidentes de Câmaras Municipais, a ser realizado nos dias 21 e 22 de setembro deste ano na cidade de Araxá. Sentaram-se à mesa, no Plenário do Legislativo patense, os Vereadores-Coordenadores Francisco Frechiani (Patos de Minas), Luiz Dutra (Uberaba), Alexandre Nogueira (Uberlândia), Fabiano Santos (Araxá) e Odeemes Bráz (Ituiutaba).
Direito digital, empreendedorismo, judicialização da Administração Pública, queda de receita, sustentabilidade e reforma política foram alguns dos temas apresentados para serem debatidos durante o seminário. Outros problemas foram relacionados na ocasião, como a duplicação das BRs 365 e 262 e a paralisação da obra do campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de Patos de Minas. A pauta definitiva do seminário será decidida pelos presidentes das Câmaras Municipais nos próximos encontros, que estão confirmados para os dias 17 de julho em Uberlândia e 19 de julho em Araxá e Uberaba.
Os organizadores do seminário pretendem reunir o maior número de possível de presidentes de Câmara Municipais das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e até mesmo do Noroeste de Minas, visando a fortalecer a defesa dos interesses da população. Uma carta de reivindicações baseada nos anseios dos munícipes dessas regiões, estimados em 3 milhões de pessoas, será elaborada na conclusão do seminário e encaminhada às autoridades responsáveis por cada setor.
Os Vereadores visitantes avaliaram de forma positiva a reunião, a direção dos trabalhos e a receptividade da presidência da Casa. O Vereador-Presidente do Legislativo de Patos de Minas, Francisco Carlos Frechiani, elogiou a iniciativa e acrescentou que “atuando individualmente, o Vereador consegue pouco ou nada em termos de reivindicação perante representantes políticos do Estado e da Federação, mas, agindo em conjunto, as possibilidades são muito maiores. Esse seminário certamente terá uma força enorme na busca dos objetivos dos diversos municípios envolvidos. Estou feliz por ter recebido os nossos colegas Vereadores, e não tenho dúvida quanto ao impacto positivo das proposições que sairão do seminário”, concluiu.
A imprensa de Patos de Minas, representada pelos profissionais de jornalismo do Sistema Clube de Rádio, Radiopatos, NTV, sites Clube Notícias e Patos Hoje, cobriu a reunião.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.