Altamirinho lança livro sobre a história do Colégio Estadual
A obra representa um importante resgate da história do educandário que marcou época, tornando-se referência do Município e região.
Em noite de encontros históricos e show de MPB com Wilmar Carvalho e convidados, o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) apresentou o livro Colégio Estadual de Patos de Minas: memórias de sua criação, de autoria do professor e escritor Altamir Fernandes de Souza. A data escolhida foi o dia 7 de outubro, sábado, e o local, a tradicional Sociedade Recreativa Patense.
O livro de 520 páginas, o primeiro sobre o antigo Colégio Estadual, hoje Escola Estadual Professor Zama Maciel, revela a extraordinária história do educandário, que se tornou referência pela qualidade do curso científico (ensino médio) de Patos de Minas. A grande quantidade de pessoas presentes surpreendeu o autor. Somente na noite de autógrafos foram vendidos aproximadamente 400 exemplares.
Compondo o público presente, viam-se autoridades municipais, atuais e ex-prefeitos, vereadores, diretores, professores e alunos do Colégio Estadual, além de integrantes do corpo docente e discente do Unipam, escritores, historiadores e outros interessados pela memória histórica do Município.
Na narrativa, o autor conta porque o colégio foi objeto de pesquisa e se tornou livro, apresenta as principais fontes(jornais, entrevistas com ex-diretores, professores e alunos e documentos), e explica como se deu o processo de criação do Colégio Municipal no ano de 1959, descrevendo os protagonistas na criação do Curso Científico, o papel de entidades estudantis e culturais na luta pela implantação, a campanha para a construção da sede própria do colégio, o envolvimento dos políticos da época, a relação com a Festa do Milho, a influência do Padre Almir Neves de Medeiros no movimento estudantil e cultural da cidade nos anos 1950 e 1960 e os primeiros alunos.
Altamirinho, como é conhecido, também relata algumas curiosidades, como o fato de apenas uma mulher ter concluído o curso científico no ano de 1963, a rigidez do regimento interno do Colégio Municipal, que impunha o uso obrigatório de uniformes e muita disciplina, como se deu a luta pela estadualização do então Colégio Municipal (1964), e a aprovação dos alunos do Estadual nas universidades públicas sem cursinho, entre outras. Além disso, o livro contém um excelente acervo iconográfico que inclui muitas fotografias de ex-professores e alunos.
Pela autoria e lançamento de tão importante obra, Altamir Fernandes recebeu previamente o reconhecimento da população patense, por meio do diploma de Moção de Aplausos da Câmara Municipal, na tarde da última quinta-feira (05/10).
Altamirinho é dono de uma vasta e importante biografia que registra a sua carreira profissional, acadêmica e política, cujo resumo pode ser conferido a seguir:
Formado em História e pós-graduado em História do Brasil, História Moderna e Contemporânea, Sociologia e Literatura Brasileira, Altamir Fernandes tem marcado história ao longo de sua carreira profissional, acadêmica e política. Ele iniciou suas atividades profissionais aos 12 anos de idade, na Câmara Municipal de Patos de Minas e aos 15 anos de idade, na Prefeitura Municipal. Depois de 42 anos de serviços prestados à municipalidade, aposentou-se em 2015. Além disso, Altamirinho já foi vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual exerceu os cargos de presidente, secretário e tesoureiro em várias gestões; é o fundador do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal - Sintrasp, exercendo a presidência por quatro gestões consecutivas; e exerce, desde 1991, o cargo de diretor regional do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (SINPRO/MG). Ademais, já atuou como Controlador-Geral do Município e foi membro efetivo de diferentes Conselhos Municipais. Desde 2005, é Assessor Parlamentar do Vereador Bosquinho. Na área acadêmica, é professor do Unipam desde 1986, ministrando várias disciplinas e exercendo importantes cargos. Já, na literatura, fez parte da Antologia “Cem anos de Literatura e um século de poesia”; publicou artigos e poemas na imprensa local, regional e estadual; foi premiado em concurso de Contos e Poesias – Arte e Literatura; atuou como membro do Centro Cultural Ruy Barbosa e integrou o Conselho Fiscal do Cine Clube Clênio Pereira. Altamir também é autor do livro de poesias “Ruídos do olhar”, ainda no prelo.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.