Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas abraça a campanha “Janeiro Branco”, que tem como principal finalidade aproveitar o espírito de renovação do ano novo para instigar a reflexão sobre o assunto, especialmente no que concerne aos sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e felicidade, e, ao mesmo tempo, divulgar informações a respeito desse vasto universo, pouco conhecido e debatido.
Sob a coordenação da psicóloga e servidora da Câmara Municipal, Thaís Maísa Melo Elias, o movimento será realizado durante todo o mês de janeiro, na Casa Legislativa, direcionado principalmente aos Vereadores, Assessores e Servidores da Câmara Municipal, que terão acesso a diversas atividades de cunho socioeducativo e de promoção de saúde pública e bem-estar social.
O Dia D da campanha acontecerá em 9 de janeiro, terça-feira, às 13 horas, no plenário da Câmara, ocasião em que será realizada a Palestra Psicoeducativa ministrada pela psicóloga Milene Silva Pinheiro, com espaço para discussão e exposição de ideias. O encontro é aberto também à participação de toda a sociedade interessada.
Os números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam para o fato de que uma em cada dez pessoas no mundo, ou seja, 10% da população global, sofre de algum distúrbio de saúde mental, o que representa, aproximadamente, 700 milhões de pessoas.
Em tempos de profundo adoecimento emocional da humanidade, a Campanha “Janeiro Branco” representa um serviço de utilidade pública. Precisamos falar sobre isso, difundir informações relevantes e buscar estratégias para que esse mal seja prevenido e combatido! Venha participar conosco!
Saiba mais sobre o “Janeiro Branco”
A campanha “Janeiro Branco” ainda é recente, começou em 2014, na cidade de Uberlândia/MG. Entretanto, com grande importância, vem tomando dimensões maiores a cada ano. A Câmara Municipal de Patos de Minas, como órgão público e de responsabilidade social, abraça a causa e realiza ações internas e externas a respeito de um tema essencial: saúde mental, a mãe de toda forma de saúde.
A cor branca representa o quadro e o papel em branco, nos quais escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. Dessa forma, com ações simples, podemos contribuir, como instituição, para que novas histórias sejam pensadas e escritas.
A intenção é fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.