Roda de discussões marca o encerramento do “Janeiro Branco”
O evento abordou aspectos sintomáticos da saúde mental e atendeu a expectativa do público participante.
Dando continuidade à Campanha “Janeiro Branco”, a Câmara Municipal de Patos de Minas, em parceria com a Associação Amor Exigente realizou, nesta segunda-feira (29/01), uma roda de discussões sobre os aspectos sintomáticos da “Saúde Mental”. Na ocasião, profissionais da área psíquica estiveram presentes no evento, com a finalidade de prestar esclarecimentos referentes ao tema.
A psicóloga Arlete Lima destacou a importância da família na formação da saúde emocional dos filhos. De acordo com suas palavras, o primeiro passo para desenvolver filhos emocionalmente saudáveis é acolhê-los, permitindo que eles possam sentir emoções. Já, a psicóloga Gleidimar Magalhães Campos alertou sobre a relação direta dos sintomas dos pais na educação dos filhos.
Por sua vez, o psicólogo Victor Matheus discorreu sobre o luto e as variáveis formas de lidar com a perda. Finalizando o primeiro momento de palestras, o Médico, Dr. Murilo Costa Loureiro, falou sobre aspectos relacionados à dependência química. Em sua fala, o psiquiatra enfatizou a importância da família no processo de recuperação de um parente que está em tratamento contra a dependência das drogas.
Na sequência, a palavra foi aberta para o público presente, entre autoridades, pacientes e demais pessoas interessadas no assunto, momento em que puderam esclarecer suas dúvidas referentes aos temas.
O Legislativo Municipal esteve representado pelos Vereadores Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Otaviano Marques de Amorim e Braz Paulo de Oliveira Júnior. O evento também foi prestigiado pelo Presidente da Associação Amor Exigente de Patos de Minas, Wilson Papala, e por demais membros do grupo; por representantes da Associação Amor Exigente de Rio Paranaíba; pelo Promotor de Justiça, Jacques Souto Ferreira; pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Paulo da Silva; e pela Presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), Maria de Fátima.
Ao final, o Presidente da Associação Amor Exigente, Wilson Papala, agradeceu a participação de todos e já adiantou que no próximo ano a programação referente ao “Janeiro Branco”, especialmente à Saúde Mental, será ainda mais extensa e diversificada, devido à grande relevância do assunto.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.