Ferramentas de acessibilidade

Desativação de Companhia de Polícia é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

A sensação de insegurança com o anúncio da desativação da 156ª Companhia de Polícia Militar do Bairro Abner Afonso motivou a discussão no plenário do Legislativo Municipal.

 

Realizada nessa quarta-feira (28/02), às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, a Audiência Pública para discutir a desativação da 156ª Companhia de Polícia do Bairro Abner Afonso. A iniciativa da discussão partiu do Vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista, com apoio do Legislativo Municipal.

A mesa diretora dos trabalhos, sob a presidência do Vereador Cabo Batista, contou com a participação do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, do Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Emerson Rocha de Azevedo, do Presidente da Associação de Moradores do Bairro Abner Afonso, Virgílio Alfredo, e do Diretor do Centro de Internação Provisória de Menores Infratores, José Pinto. Também participaram da Audiência Pública, os Vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, Isaias Martins de Oliveira, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Nivaldo Tavares dos Santos e Otaviano Marques de Amorim.

O Centro Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, localizado ao lado da Companhia 156, enviou um texto com o posicionamento da escola acerca da medida, assinado pela Coordenadora do CMEI, Nara Lígia Fonseca Armada, pela Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil, Daliana Angélica de Lima Nascentes, pela Diretora Pedagógica, Iris Barcelos Costa, e pela Secretária Municipal de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos. O conteúdo, em resumo, aborda a parceria há alguns anos da Polícia Militar com a escola, via Companhia 156, que se constitui de diversas atividades físicas, culturais e de integração, de campanhas e orientações sobre segurança pública. Ressalta o resultado positivo na comunidade escolar, além da interação com as crianças, pais, educadores e funcionários da instituição. O final do texto, relata o seguinte: “Dessa forma, a comunidade escolar do Bairro Abner Afonso e adjacentes compactuam com o movimento apresentado pelo Vereador Cabo Batista, solidarizando e o apoiando, por meio desse posicionamento, objetivando a permanência da 156ª Cia no espaço hoje localizada. Contamos com a colaboração e compreensão dos membros da Câmara Municipal de Patos de Minas. ”

Convidado para a reunião, o Deputado Federal Subtenente Gonzaga enviou correspondência justificando sua ausência e, junto, cópia do ofício enviado ao Coronel Waldimir Soares Ferreira, recém empossado no comando da 10ª Região de Polícia Militar de Patos de Minas. Em um trecho do documento, o deputado cita a repercussão negativa na sociedade patense com o anúncio da desativação de companhias de polícia. “A PMMG já é patrimônio do povo patense. A sensação da sociedade é que está perdendo um espaço público de referência, acostumou-se com as companhias, são orgânicas e transmitem a efetiva sensação de segurança. Entendem eles que a realidade de Belo Horizonte, onde começou este novo modelo de policiamento, é completamente diferente da realidade do interior, mais notadamente, da cidade de Patos de Minas”, explica o parlamentar. E fecha o ofício fazendo uma solicitação: “... ouvindo o clamor da sociedade civil, dos militares da 10ª RPM, do Vereador Cabo Batista, que, ainda que seja implementado o novo modelo de atuação da Polícia Militar na cidade de Patos de Minas, que o seja, mas sem, contudo, desativar as instalações físicas das companhias existentes atualmente”.

Na abertura, o autor da iniciativa, Vereador Cabo Batista, discorreu sobre os objetivos e a importância da audiência pública, e ressaltou a grande preocupação dos moradores do Bairro Abner Afonso e dos demais bairros vizinhos com a notícia do fechamento da referida companhia de polícia. Ao mesmo tempo, solicitou do comandante Azevedo esclarecimentos sobre o trabalho operacional da PM no local.

Os oradores inscritos questionaram o comandante do 15º BPM sobre a medida e se mostraram preocupados com os efeitos geradores de insegurança na população afetada. Diversos casos de assaltos e furtos no bairro onde se localiza a companhia, e também no seu entorno, foram relatados na tribuna da Câmara Municipal.

O Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar esclareceu que a medida, ora criticada, faz parte do projeto governamental, por meio do Comando-Geral da Polícia Militar, de reorganização da PMMG em todo o estado, para se adequar à nova realidade imposta pela criminalidade. Em suas explicações, o Tenente Coronel Emerson Azevedo procurou tranquilizar os moradores do bairro ao informar que a companhia 156ª deixa aquela região, mas o patrulhamento com viaturas será intensificado, inclusive nas demais áreas da cidade.

Além disso, o responsável pelo comando do 15º BPM respondeu a todas as perguntas dirigidas a ele, e anunciou que a PMMG está investindo na modernização de equipamentos, inclusive no sistema de radiocomunicação, para melhor atender a população. Azevedo se mostrou preocupado com a legislação brasileira que permite soltar um criminoso que deveria ficar preso. Citou dois fatos impactantes ocorridos em Patos de Minas: a liberação, de uma só vez, de 138 presos em setembro do ano passado, e a prisão de um só marginal por 86 vezes. Frisou que também ele - Emerson Rocha Azevedo -, como cidadão, quer a proteção policial.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves foi o último da mesa a falar, momento em que elogiou o trabalho da Polícia Militar “a melhor polícia do país” e cumprimentou ao Vereador Cabo Batista e à Câmara Municipal pela realização da Audiência Pública. O chefe do Executivo Municipal também afirmou que é preciso “dar um voto de confiança às mudanças propostas” e, por outro lado, se colocou à disposição para ir com uma comitiva a Belo Horizonte, “se houver um entendimento de que realmente será preciso tal medida”.

Ao encerrar a audiência, o Vereador João Batista Gonçalves disse que continuará envidando esforços para a permanência da 156ª no Bairro Abner Afonso, solicitando, na oportunidade, ao Prefeito José Eustáquio o agendamento de uma reunião na Capital Mineira com o Governador e o Comandante-Geral da PMMG, com o objetivo de tentar resolver a situação da melhor forma.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09
foto10
foto10 foto10
foto11
foto11 foto11
foto12
foto12 foto12
foto13
foto13 foto13
foto14
foto14 foto14

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa