Síntese da Reunião Extraordinária da Câmara em que foi ouvido o Secretário Municipal de Agricultura

 

     A Câmara Municipal de Patos de Minas reuniu-se extraordinariamente na última quarta-feira (14), às 14 horas, sob a Presidência da Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota –, para ouvir esclarecimentos do Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco José Moura de Mendonça, sobre o desvio de verbas descoberto na Central Regional de Abastecimento – Ceasa de Patos de Minas.

     Estiveram presentes todos os Vereadores, populares e a imprensa local, por se tratar de procedimento importante para aprofundamento na investigação do fato. O Secretário Francisco Mendonça começou discursando da tribuna, ocasião em que destacou seu trabalho à frente da Semapa.

Os principais questionamentos foram:

· a falta de resposta ao requerimento da Câmara Municipal, solicitando relatórios da receita e despesa da Ceasa, enviado à Semapa em novembro de 2011, o qual motivou a descoberta do crime;

· a demora em detectar o desfalque financeiro;

· a falta de controle sobre a destinação da verba arrecadada

· e o excesso de confiança em relação ao servidor envolvido.

     Por considerar muito importante o papel fiscalizador da Câmara, o Vereador João Bosco de Castro Borges – Bosquinho –, sugeriu a instauração de uma CPI e se dispôs a assinar o requerimento, como determina o Regimento Interno, sendo acompanhado pelos Vereadores Maria Dalva Mota Azevedo – Dalva Mota –, Pedro Lucas Rodrigues – Xará –, e Silvio Gomes de Deus.

     Após formalizado o requerimento e despachado pela Presidente da Câmara, há um prazo regimental de cinco dias úteis para a nomeação da Comissão Parlamentar de Inquérito que, por sua vez, terá 120 dias para concluir os trabalhos sobre o caso Ceasa Regional.

 

Autor: José Afonso da Silva

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa