Ferramentas de acessibilidade

Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas analisa a Região Oeste.

Para facilitar o entendimento da população sobre os pontos positivos e negativos, bem como sobre o que é preciso melhorar com vistas ao futuro, a cidade foi dividida em nove regiões, englobando todos os bairros, com suas peculiaridades.

 

Realizada a 6ª Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas, na última quarta-feira (27/06), às 19 horas, na Escola Municipal Frei Leopoldo, que teve como pauta a proposta de melhoramentos para a região oeste, a qual abrange os bairros Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Brasília, São José Operário, Copacabana, Sobradinho, Guanabara, Jardim América, Santo Antônio e Várzea.

A audiência contou com um número maior de participantes, se comparada com as anteriores. Além do pronunciamento do Secretário Municipal de Planejamento, Júlio Cézar de Castro Fonseca, e do representante da Câmara Municipal, Vereador Nivaldo Tavares dos Santos, a Promotora de Justiça de Urbanismo, Vanessa Dosualdo de Freitas, usou a palavra para ressaltar a responsabilidade de todos para com a iniciativa, sobretudo quando se trata de discutir a cidade do futuro. Como aconteceu nas reuniões anteriores, também esteve presente o Promotor de Justiça de Meio Ambiente, José Carlos de Oliveira Campos Júnior.

Já na fase de apresentação de diagnósticos, tarefa reservada ao Diretor de Planejamento da Prefeitura Municipal, Marcelo Ferreira Rodrigues, muitas das pessoas presentes fizeram colocações de temas que ainda seriam abordados em momento posterior. Para não inverter a ordem dos fatores, o coordenador do Núcleo Gestor solicitou que a pauta fosse rigorosamente observada para evitar que o assunto fosse desviado.

De acordo com os dados apresentados na ocasião, a região oeste da cidade possui área total de mais de 3 milhões e 600 mil metros quadrados, sendo que o espaço ocupado é de 3 milhões e 600 mil metros quadrados, com população diversificada, que o senso de 2010 estimou em 14 mil pessoas. Pelas projeções da Diretoria de Planejamento, esse número deve ter aumentado em 20% ou 30%. Outro dado interessante é que a região oeste é a mais antiga da cidade, surgida a partir do final do século dezenove. Todavia, ainda hoje, é uma área carente de rede de esgoto completa e moderna, com algumas vias sem asfalto, arborização abaixo do índice ideal e sujeita a inundações em diversos pontos.

Uma grande parte do público presente estava interessada na expansão da cidade para além do Rio Paranaíba, de modo especial na solução para o problema dos chacreamentos e de uma nova ponte para substituir a antiga, existente no final da Avenida Joaquim Fubá, para atender à grande demanda de veículos, especialmente dos mais pesados.

Os assuntos discutidos, que não diferem muito das pautas anteriores, demandaram um tempo mais longo, ultrapassando o horário previsto de encerramento que seria às 22 horas, fato entendido como patente interesse dos participantes em avançar na preparação da Patos de Minas do futuro, garantindo uma melhor qualidade de vida para a população da cidade e do Município como um todo.

A próxima Audiência Pública está marcada para o dia 2 de julho, às 19 horas, na Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz, localizada na Avenida Ari Pessoa Franco, nº 910, Bairro Ipanema. Em discussão, a Região Sul que abrange os seguintes bairros: Cidade Nova, Ipanema, Jardim Paulistano, Planalto e Novo Planalto.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto 01
foto 01 foto 01
foto 02
foto 02 foto 02
foto 03
foto 03 foto 03
foto 04
foto 04 foto 04
foto 05
foto 05 foto 05
foto 06
foto 06 foto 06
foto 07
foto 07 foto 07
foto 08
foto 08 foto 08
foto 09
foto 09 foto 09
foto 10
foto 10 foto 10

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Atendimento: Segunda à Sexta - 7h às 18h

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2024 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa