CPI realiza mais uma reunião

A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI –, instalada pela Câmara Municipal de Patos de Minas para investigar, elucidar e fiscalizar possíveis desvios de recursos financeiros dos cofres públicos municipais, referentes à receita da Central Regional de Abastecimento de Patos de Minas – CEASA REGIONAL –, vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEMAPA –, esteve reunida no Plenarinho João Ricardo de Oliveira, nessa quarta-feira (18), com a presença de todos os seus membros. A reunião foi acompanhada também pela Vereadora Dalva Mota – Presidente da Câmara –, pelo Advogado e Assessor Júridico do Legislativo Patense, Dr. Alberto Franco e assessores do Legislativo.

Após a leitura da ata de instalação da CPI, foram discutidos detalhes referentes à sequência do trabalho, como o calendário de reuniões, ofícios a serem encaminhados e a ordem dos depoimentos.

A CPI decidiu pela solicitação ao Delegado de Polícia Civil, Dr. Saulo Santos, da cópia do Inquérito Policial conduzido pela referida autoridade, com o objetivo de subsidiar os trabalhos e, ao mesmo tempo, deliberou pela solicitação da Senhora Prefeita Municipal, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, no prazo de 72 horas, de um Relatório Circunstanciado das atividades desenvolvidas pela Comissão para Tomada de Contas desde o seu início até a presente data.

Os membros da CPI definiram também o calendário de reuniões até o final do prazo legal: sempre às segundas e quartas-feiras, às 9 horas. Ficou acertado que na próxima segunda-feira (23) será ouvido o Controlador Interno da Câmara, Jonas Aparecido Alves, após a sua participação temporária na Comissão para Tomada de Contas formada a pedido da Prefeita Béia Savassi. Na quarta-feira (25), será a vez dos servidores municipais Roseli Magalhães de Amorim – Auxiliar de Admininistração I –, responsável pelo controle do comércio nas pedras, e Ricardo Fernandes Caixeta – Auxiliar de Serviços –, encarregado do Estacionamento da Ceasa Regional.

O presidente, Vereador Sílvio Gomes de Deus, ressalta a importância de um trabalho ágil e eficiente a fim de que a CPI cumpra objetiva e democraticamente o seu papel, para apresentar uma verdadeira radiografia da situação aos patenses.

A Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga o caso da Ceasa Regional, é composta pelos seguintes Vereadores: Sílvio Gomes de Deus – Presidente –, Pedro Lucas Rodrigues – Relator –, João Bosco de Castro Borges, Isaías Martins de Oliveira e Bartolomeu Ferreira Ribeiro.

Autor: José Afonso da Silva

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas