De diferentes idades, histórias e profissões, 15 mulheres de destaque na sociedade patense foram reverenciadas com a Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”.
Celebrada em sessão especial, realizada na noite de terça-feira (12/03), no plenário da Casa, quando quinze mulheres foram agraciadas pelos parlamentares com a Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro Alves”, a comemoração do Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Patos de Minas foi de muitas histórias de superação, dedicação e alegrias.
Assim como Dona Coracy, que dedicou a sua vida às causas sociais e merecidamente intitula a honraria, as homenageadas são mulheres que se destacaram em diferentes âmbitos, promovendo não só o bem-estar de suas famílias, como também da sociedade em geral.
Na oportunidade, o presidente do Legislativo patense, vereador Vicente de Paula Sousa, parabenizou a todas as mulheres, ressaltando a relevância da data: “O Dia da Mulher é, pois, uma forma de reconhecimento e celebração das conquistas políticas, sociais, culturais e econômicas das mulheres”. Como representante do Executivo Municipal, o Vice-Prefeito Paulo Roberto Mota também participou da cerimônia, deixando uma mensagem de carinho a todas as mulheres.
Representando as homenageadas, discursou Marli Aparecida Barbosa Coimbra, que manifestou a gratidão das agraciadas ao serem reconhecidas pelos representantes municipais. “Nos tempos de violência, opressão e discriminação feminina em que ainda vivemos, sermos elevadas por nossos feitos como mulheres é uma grande honra para todas nós”.
Marli Coimbra reforçou, ainda, a importância do autocuidado e da autovalorização da mulher: “Quando estamos bem, transmitimos todo o amor e cuidado para todos os que estão ao nosso redor”. Já encerrando, a homenageada falou do grande espaço conquistado pelas mulheres, que ainda têm pela frente “muitos outros desafios e direitos a conquistar”. Ao final, Marli Coimbra conclamou às mulheres: “Que sejamos luz na vida de todas nós, para sermos luz para o restante do mundo!”.
A cerimônia foi encerrada com o pronunciamento do Vereador Walter Geraldo de Araújo - Waltinho da Polícia Civil, que falou como orador oficial em nome da Câmara Municipal. Após proferir diversos agradecimentos e cumprimentos, o parlamentar fez referência à importância de Dona Coracy e das homenageadas para diferentes setores da sociedade. “Nos encantamos hoje com a vida de mulheres que dedicaram a vida ao lar, à docência, aos estudos, aos cuidados com a saúde, ao serviço público, ao voluntariado, aquelas que comandam empresas, como também às que, através de atitudes missionárias, levam a fé e coragem aos outros”.
Referindo-se aos grandes feitos de sua homenageada, “Dona Fia”, a de mais idade entre as agraciadas, com 93 anos, o vereador Waltinho abordou inúmeras conquistas e marcos históricos das mulheres ao longo dos anos e finalizou: “A vida inspiradora da Dona Fia e de todas homenageadas desta noite nos ensina que é possível carregar diferentes bandeiras e que, através das nossas ações diárias e das nossas escolhas, podemos ser espelho para um mundo melhor”.
Saiba quem são as homenageadas com a Medalha “Coracy Affonso de Castro Alves” – 2019:
- Alvinina Maria de Fátima Costa
- Carla Geane Silva
- Denise Maria da Fonseca
- Iara Santos e Silva
- Ivone Maria Silva Tolentino
- Leonor Duca da Silva
- Maria de Lourdes Freitas
- Maria Lúcia Alves da Silva
- Maria Luiza Pereira
- Maria Rosa da Silveira Fonseca
- Marli Aparecida Barbosa Coimbra
- Neusa Silva
- Sandra Ferreira de Menezes
- Sebastiana das Chagas Vidal - Dona Fia
- Sirlene Aparecida Cornélio Magalhães
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.