Escola do Legislativo promove visita orientada de alunos à Câmara Municipal

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu, no Plenário, na manhã desta quinta-feira (17), uma visita orientada aos alunos da Escola Estadual Arlindo Porto do Distrito de Chumbo (Areado), participantes do Parlamento Jovem. Estiveram presentes, além dos dez jovens da Escola e do Professor Marcos Antônio da Mata, a Vereadora-Presidente Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota), os Vereadores Itamar André dos Santos, Pedro Lucas Rodrigues (Xará) e Isaías Martins de Oliveira; servidores, assessores e imprensa local.

Os estudantes, acompanhados por seu Professor, tiveram a oportunidade de conhecer, por meio de vídeos e slides, um pouco mais sobre o Poder Legislativo e suas principais funções, com ênfase nas etapas de elaboração das leis, na democracia participativa e deliberativa e no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Municipal (SAPL). A explanação dos temas foi feita pelos orientadores Alberto de Magalhães Franco Filho e Itamar José Fernandes (Procuradores e Assessores Jurídicos da Câmara Municipal) e Adenísia de Leles Sousa e Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes (Escola do Legislativo de Patos de Minas).

O Procurador e Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Alberto, elogiou a iniciativa dos alunos, considerando-a um efetivo mecanismo de contribuição para a cidadania plena, pois demonstra o forte interesse dos jovens em participar da política do país. A Diretora da Escola do Legislativo, Adenísia de Leles Sousa, falou da importância da Escola para fomentar nos jovens políticos o espírito legislativo e a colocou à disposição da sociedade para a formação cidadã de agentes públicos, políticos e da sociedade em geral.

Programa Parlamento Jovem

Os dez alunos da Escola Estadual Arlindo Porto do Distrito de Chumbo (Areado) participarão da seleção para o Programa Parlamento Jovem, enviando, até o dia 15 de junho, um projeto de lei cuja proposta tenha relevância e impacte positivamente na sociedade. O Programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa anual da Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, o qual tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a oportunidade de participação no processo democrático, através de simulação dos trabalhos políticos na própria Câmara dos Deputados, em Brasília.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas