A criatividade da culinária patense marcou o 31º Festival de Pratos Típicos com Milho

Ocorrido nesta segunda-feira (21), às 21 horas, no Paiolão José Ribeiro de Carvalho, o 31º Festival de Pratos Típicos com Milho, uma das mais importantes atrações da programação da Fenamilho, realizado pela Emater-MG, com a participação do Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura de Patos de Minas.

O Festival de Pratos Típicos surgiu em 1980, com três objetivos:
apresentar amostras culinárias de aproveitamento do milho e de subprodutos; mostrar a criatividade e a habilidade da mulher patense; sensibilizar o consumidor para o uso de produtos originários do milho na alimentação diária. Sua idealizadora foi a extensionista da Emater, Lusmar Costa, de saudosa memória.

A exemplo dos anos anteriores, o publicou lotou as dependências do Paiolão, onde foram expostos os mais de 600 pratos criados pela sociedade patense. Uma comissão escolhida entre os presentes votou nos pratos mais criativos de 2012. Os vencedores foram: o Cup Kake com Brigadeiro de Milho, confeccionado por Lindaura Piau; o Cuscuz Mineiro, de Zilda Bessa, e o Amarradinho de Milho, criado por Hilda de Fátima Pereira.

Discursaram na ocasião o Presidente do Sindicatos dos Produtores Rurais Cláudio Nasser de Carvalho; o Diretor Regional da Emater-MG Sérgio Glicério; a Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota –, e a Prefeita Municipal  Maria Beatriz de Castro Alves Savassi.

Em seguida, houve a apresentação da atual Rainha Nacional do Milho, Laryssa Caixeta; das Princesas Ana Caroline e Gabriela; das candidatas de 2012, Karina Cardoso de Sousa, Marina Braga Domingues e Roberta Rodrigues Borges; e de outras representantes da beleza patense e regional.

Outra atração da noite foi a apresentação musical do grupo feminino Os4Nós, criado recentemente em Patos de Minas.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas