Câmara Municipal entrega Prêmio Parceiros da Cidadania

A Câmara Municipal de Patos de Minas entregou o Prêmio Parceiros da Cidadania, em sessão especial realizada na última sexta-feira (18), às 19 horas, no Auditório da CDL. O Prêmio foi concedido a 33 homenageados, entre Personalidades, Empresas e Entidades, com o objetivo de estabelecer parceria firme e consolidada com a sociedade civil patense e incentivar a execução de políticas em defesa dos direitos da criança, do adolescente, das pessoas portadoras de necessidades especiais e dos idosos.

Os vereadores Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Isaías Martins de Oliveira, Itamar André dos Santos, João Batista Donizetti da Cruz – Batista Miúdo –, João Bosco de Castro Borges – Bosquinho –, José Carlos da Silva – Carlito – e Pedro Lucas Rodrigues – Xará – foram convidados a sentarem-se à frente; posteriormente, a Mesa de Honra foi composta pelas seguintes autoridades: Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota –, Vereador Sílvio Gomes de Deus (Primeiro Vice-Presidente); Vereador Amarildo Ferreira Silva (Primeiro Secretário); Prefeita de Patos de Minas, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi –; Representante do Comando do 15º BPM, Tenente Luciana Alcântara; e Representante da 2ª Cia de Bombeiros Militar, 2º Sargento Sr. José Ramos Pinto Guimarães.

Na oportunidade, a Presidente Dalva Mota deu as boas-vindas aos presentes, manifestando a satisfação do Legislativo Patense em recebê-los naquela sessão. Na sequência, convidou a todos para ouvirem o Hino Nacional e o Hino a Patos de Minas. A Prefeita Béia Savassi proferiu o seu discurso, parabenizando os homenageados pelos trabalhos realizados em prol do bem comum.

Após a leitura das correspondências enviadas à Câmara Municipal, alusivas ao Prêmio, uma atração especial encantou a todos os presentes: a apresentação do Professor Rodrigo Magela de Castro Gomes e os Membros pré-adolescentes do Projeto João e Maria, da empresa patense Agrocerrado, os quais deram um show de alegria e muita arte.

A partir daí, passou-se à entrega do Prêmio Parceiros da Cidadania, na qual o Vereador autor e os respectivos homenageados por ele indicados se deslocaram à frente do palco para receber o prêmio. Encerradas as entregas, o Senhor Doutor Paulo Henrique Delicole falou em nome dos homenageados, o Vereador Pedro Lucas Rodrigues (Xará) falou como orador oficial da sessão e, por fim, a Vereadora-Presidente agradeceu a presença de todos que prestigiaram o evento.

Homenageados

• Vereador Amarildo Ferreira Silva: Empresa Setta Fios e Cabos; Entidade Loja Maçônica Esforço e Trabalho nº 67 e Personalidade Geraldo Magela Rodrigues.
  • Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro: Empresa Grupo Fortaleza; Entidade Rotary Club de Patos de Minas e Personalidade Walico Pereira de Lima.
  • Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar: Empresa Uberlândia Refrescos; Entidade Associação de Moradores Bairro Nª. Sra. de Fátima e Personalidade Alexandre Arthur Guimarães.
  • Vereador Isaías Martins de Oliveira: Empresa Vesúvio Panificações; Entidade Sociedade Espírita Recanto da Paz – SERPAZ e Personalidade Teófilo Moreira Magalhães.
  • Vereador Itamar André dos Santos: Empresa Sano Alimentos; Entidade Liga de Xadrez e Damas do Alto Paranaíba e Personalidade Adair Gomes Camargo.
  • Vereador João Batista Donizetti da Cruz: Empresa Academia Ashitekan Piau de Karatê; Entidade Associação de Moradores do Bairro Planalto e Personalidade Clarice Aparecida Sousa Rosa.
  • Vereador João Bosco de Castro Borges: Empresa Conserbrás Multi Serviços; Entidade Bike Clube de Patos de Minas e Personalidade Ademar Alcântara Perpétuo.
  • Vereador José Carlos da Silva: Empresa Torneira e Cia. Ltda.; Entidade Sindicato dos Contabilistas de Patos de Minas e Personalidade Paulo Henrique Delicole.
  • Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo: Empresa Cemil; Entidade Unipam e Personalidade Padre Leonildo Eustáquio da Silva.
  • Vereador Pedro Lucas Rodrigues: Empresa Centro Oncológico AZ do Noroeste; Entidade Projeto João e Maria e Personalidade Adinilson Marins dos Santos.
  • Vereador Sílvio Gomes de Deus: Empresa Hospital Imaculada Conceição; Entidade Loja Maçônica “Amor e Justiça 3ª” nº 47 e Personalidade Jônatas Barbosa Rodrigues.

O Prêmio

O Prêmio Parceiros da Cidadania foi instituído em três modalidades: Personalidade (para pessoas físicas), Empresa e Entidade. Os homenageados nas três modalidades foram escolhidos pelos vereadores, porque promoveram ações de proteção e de inclusão de pessoas por meio de variadas formas: oferta de emprego, direção ou apoio a entidades, gestão em defesa da implantação e execução de políticas voltadas ao menor, ao adolescente, ao deficiente físico ou ao idoso. A outorga do prêmio foi feita por meio de decretos legislativos aprovados pelos vereadores.

O Prêmio Parceiros da Cidadania constitui-se de uma placa confeccionada em aço inox, com gravação em baixo relevo e moldura em acrílico preto. A imagem contida na placa representa portadores de necessidades especiais, idosos, adolescentes e crianças, com expressão alegre e harmônica, o que leva a inferir que vivem bem entre si e com a comunidade, graças ao respeito e à valorização recebidos de pessoas como os homenageados – pessoas que trabalham em defesa dos direitos destes grupos, que lhes promovem a inclusão social.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas